Circuitos 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EEC |
317 |
Plano Oficial |
1 |
- |
4,5 |
45,5 |
121,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É objetivo principal da unidade curricular fornecer aos estudantes formação básica em análise de circuitos elétricos lineares incluindo a capacidade de aplicar as leis básicas da teoria da eletricidade a circuitos de corrente contínua. Os estudantes aprendem os conceitos e propriedades das grandezas elétricas fundamentais e dos dispositivos ativos e passivos usados em modelos de circuitos elétricos. Aprendem as leis básicas aplicáveis a circuitos elétricos e os métodos de análise e de simplificação de circuitos que as utilizam para equacionar e resolver circuitos em corrente contínua. Desenvolvem ainda capacidades para montagem, medida e teste de circuitos elétricos simples em corrente contínua, em contexto laboratorial.
Resultados de aprendizagem e competências
Após conclusão da unidade curricular os estudantes deverão ter adequirido as competências necessárias para:
1. Conhecer e saber explicar as relações entre as grandezas elétricas fundamentais: carga elétrica, tensão, corrente e potência.
2. Aplicar as leis dos circuitos elétricos para simplificar e analisar circuitos elétricos lineares, constituídos por resistências, fontes ideais independentes e fontes controladas de tensão ou de corrente, em regime de corrente contínua.
3. Realizar e interpretar medidas experimentais de grandezas elétricas fundamentais em circuitos elétricos elementares.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nenhum.
Programa
1. Grandezas elétricas (carga elétrica, corrente e tensão) e elementos básicos de circuitos elétricos lineares (fontes ideais de tensão e fontes ideais de corrente, independentes e controladas, e resistências).
2. Leis fundamentais dos circuitos elétricos: lei de Ohm; leis de Kirchhoff das correntes e tensões; associações série eparalelo de elementos básicos de circuitos; divisor de tensão e divisor de corrente.
3. Potência e energia elétricas: princípio da conservação de energia.
4. Métodos estruturados para análise de circuitos elétricos: análise nodal e análise de malhas.
5. Teoremas e circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton: determinação dos modelos equivalentes e equivalência entre esses modelos; condição de transferência de potência máxima para uma resistência.
6. Princípio da linearidade e sobreposição.
7. Modelos lineares de fontes reais de tensão e de corrente; equivalência entre fontes de tensão e de corrente.
Bibliografia Obrigatória
Nilsson, James W.;
Electric circuits. ISBN: 0-13-127760-X
Bibliografia Complementar
Vítor Cancela Meireles;
Circuitos Eléctricos, Lidel, 2010. ISBN: 978-972-757-586-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A lecionação da disciplina desenvolve-se em aulas teóricas (T) e em aulas práticas-laboratoriais (PL). Nas aulas T (1.5h) tem lugar a exposição da matéria acompanhada da resolução de exemplos ilustrativos. As aulas PL (2h) têm por objetivo praticar a resolução de exercícios e a realização de um conjunto de trabalhos laboratoriais destinados a verificar experimentalmente o funcionamento de circuitos elementares em corrente contínua e a permitir o contacto dos alunos com os componentes e instrumentos de medida mais comuns.
Durante as aulas PL será também realizado um conjunto de 4 mini-provas de avaliação e 2 trabalhos laboratoriais que constituirá a componente de avaliação distribuída. As provas de avaliação escrita decorrerão previsivelmente nas aulas PL das semanas de 9/out, 23/out, 13/nov e 11/dez e os trabalhos laboratoriais nas aulas PL das semanas de 6/nov e 20/nov.
Todas as atividade de avaliação realizadas nas aulas PL serão obrigatóriamente feitas nas turmas em que os estudantes se encontram inscritos.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
45,50 |
Trabalho laboratorial |
6,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência os estudantes não devem ultrapassar o limite legal de faltas às aulas PL. Devem também realizar pelo menos um dos trabalhos laboratoriais e 3 das 4 mini-provas de avaliação escrita realizadas nas aulas PL.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final (CF) obtém-se combinando 60% da classificação obtida no exame final escrito (AE) com 40% da nota obtida na avaliação distribuída (AD):
A classificação final é calculada pela fórmula: CF = 0.6 AE + 0.4 AD
A classificação da avaliação distribuída (AD) é formada por 50% da nota obtida nas 3 mini-provas de avaliação escrita melhor classificadas e 50% da nota obtida nos trabalhos laboratoriais. Assim, cada prova de avaliação escrita vale 4/3 valores da nota final e cada trabalho laboratorial vale 2 valores.
Para obter aprovação, os estudantes devem cumprir simultaneamente as condições seguintes:
- atingir uma classificação final (CF) superior ou igual a 10 valores;
- atingir uma classificação mínima de 40% no exame final (AE);
- obter a classificação mínima de 40% na componente de avaliação distribuída (AD)
A não participação em algum dos pontos de avaliação distribuída (mini-provas de avaliação escrita ou trabalhos laboratoriais) traduz-se numa classificação de zero valores para a atividade não realizada.
Em caso de falta devidamente justificada a uma das 4 provas escritas de avaliação distribuída (mini-provas de avaliação escrita), a parte da classificação dessa prova será incorporada no exame final.
A falta justificada às atividades de avaliação laboratorial poderá ser compensada numa sessão extraordinária de avaliação laboratorial, a organizar na última semana de aulas em janeiro (semana de 1/jan).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto que os dispense da obrigatoriedade de frequência das aulas PL (TE) poderão não realizar as mini-provas de avaliação escrita e os trabalhos laboratoriais realizados durante as aulas PL regulares.
Para esses estudantes, a parte da classificação final relativa às mini-provas de avaliação escrita será incorporada no exame final e a componente de avaliação laboratorial será feira numa sessão extra a realizar na última semana de aulas (semana de 1/jan).
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final será realizada através de um exame incidindo sobre toda a matéria e permitirá melhorar a classificação já obtida nas componentes de avaliação escrita (exame e mini-testes), com um peso total de 16 valores (80%), mantendo-se a classificação de avaliação distribuída já obtida na componente laboratorial (4 valores ou 20%). A melhoria de classificação da componente de avaliação prática laboratorial pode ser feita no ano letivo seguinte, repetido os trabalhos laboratoriais.
Observações
Os estudantes que frequentaram Circuitos 1 no ano letivo 2022/2023 e reprovaram, mas que tenham obtido uma classificação da avaliação distribuída superior a 40%, poderão manter no ano letivo corrente essa classificação da avaliação distribuída não tendo que repetir os pontos de avaliação distribuída. Se optarem por realizar as atividades de avaliação distribuída no ano letivo corrente, será considerada para a classificação final a melhor nota da AD entre a de 2022/2023 e a de 2023/2024. Caso seja mantida a nota da AD de 2022/2023 será sempre na sua totalidade e não será considerada separadamente a nota dos mini-testes e dos trabalho laboratoriais.