Código: | L.BIO039 | Sigla: | EF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Biológica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.BIO | 20 | Plano Oficial do ano letivo | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de planear, dimensionar e analisar a operação de reatores com células (em particular, microbianas) em suspensão e em agregados celulares (incluindo biomasssa fixa). Esta unidade curricular também visa dotar os estudantes de conhecimentos de análise e dimensionamento de unidades complementares de processos fermentativos (agitação, arejamento e esterilização).
Ao completar esta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. Integração do biorreatores em processos industrial (exemplos de produtos fermentados); Esquema geral de um processo fermentativo; Caraterísticas gerais de microrganismos e meios de cultura utilizados industrialmente. 2. Crescimento celular; quantificação do crescimento celular; imobilização de células; filmes microbianos). 3. Fundamentos de balanços de material (balanços de massa a um ou mais componentes; balanços em múltiplas unidades; balanço em unidades com reciclagem, bypass e purga). 4.Biorreatores de células microbianas: classificação; reatores com biomassa suspensa e com biomassa fixa. Modos de operação de biorreatores (batch, fed-batch, contínuo). Caraterísticas físicas do equipamento. 5. Modelação e simulação de processos em biorreatores microbianos: exemplos ilustrativos; utilização de software específico. 6. Agitação e arejamento (Conceito de transferência de massa; Coeficiente de correlação de transferência de massa; Quantificação da área interfacial; Determinação da taxa de absorção/transferência de oxigénio; Correlações para KLa; Conceito de “hold-up”). 7. Esterilização (Métodos de esterilização; Cinéticas de morte térmica; Esterilização em descontínuo e em contínuo; Esterilização de ar) 8. Conceitos gerais de variação de escala em biorreatores.
Exposição formal dos fundamentos teóricos e metodologias de abordagem, acompanhados de alguns exemplos de aplicação. Serão propostos para resolução em casa problemas de aplicação, que serão corrigidos. Propõem-se exemplos de dimensionamento de biorreatores, onde se aplicam regras fundamentais de modelação e projeto.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho laboratorial | 20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Trabalho escrito | 12,00 |
Total: | 162,00 |
Modo de avaliação dos conhecimentos: avaliação distribuída com exame final. A classificação final será calculada de acordo com os seguintes componentes de avaliação:
Exame final com um fator de ponderação de 50% na classificação final;
Avaliação contínua: Relatórios das aulas práticas, com fator de ponderação de 20%;
Três problemas para resolução em casa, cada um com ponderação de 5%;
Apresentação e discussão de seminário, com factor de ponderação de 15%.
Exame de recurso. Para obtenção de classificação positiva, o estudante deverá obter uma classificação global mínima de 9.5 valores. No entanto, o exame final deverá ter uma classificação superior a 8 valores.
Estas situações não dispensam a realização dos trabalhos da unidade curricular. Estes têm que ser realizados no mesmo prazo que for fixado para os estudantes ordinários. A forma de avaliação é portanto a mesma para todos os estudantes.
Exame de recurso. (A nota das componentes da avaliação contínua valerá para todo o ano letivo e estes não poderão ser substituídos por outro tipo de provas)