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Métodos Instrumentais de Análise

Código: L.BIO031     Sigla: MIA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências de Base (Matemática, Física, Química, Biologia)

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.BIO 21 Plano Oficial do ano letivo 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Arminda Costa Alves Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Vera Maria Ferreira da Cruz Homem 0,40
Maria Arminda Costa Alves 1,60
Práticas Laboratoriais Totais 1 2,00
Nuno Miguel Ratola Neto 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objetivos gerais são:

  • Proporcionar um conhecimento adequado dos princípios, instrumentação e aplicações das técnicas analíticas mais frequentes, incluindo a espectroscopia de absorção atómica e molecular, espetrometria de emissão atómica com atomização por indução de plasma, os métodos eletroquímicos e separativos (cromatográficos);
  • Proporcionar um conhecimento adequado dos principais processos de extração e manuseamento de amostras sólidas, líquidas e gasosas e das suas implicações ao nível da incerteza da medição analítica;
  • Proporcionar as capacidades necessárias que permitam ao aluno selecionar uma determinada técnica analítica para resolver um problema, determinar eventuais restrições, selecionar o método analítico mais adequado, identificar alternativas, comparar as vantagens e desvantagens de cada um e exibir capacidade crítica de interpretação de resultados analíticos;
  • Desenvolver as capacidades de comunicação, em particular, de resultados técnicos e as capacidades de cooperação em grupo;
  • Estimular o uso de bases da teoria científica para resolver problemas do mundo real e desenvolver capacidades de pensamento crítico.

Resultados de aprendizagem e competências

Para atingir estes objetivos, os alunos devem saber:

  • Explicar os princípios e modo de funcionamento dos equipamentos analíticos mais usados nas áreas de eletroquímica, espectroscópica e cromatográfica;
  • Projetar uma experiência analítica para resolver um problema real;
  • Conduzir uma análise laboratorial, de acordo com as Boas Práticas de Laboratório, em condições de higiene e segurança, que envolva manipulação da amostra, extração, pré-concentração e medição instrumental e calcular o resultado analítico e respetiva incerteza;
  • Interpretar e comunicar um resultado analítico e produzir relatórios técnicos;
  • Funcionar eficientemente em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não aplicável

Programa

Programa teórico-prático:

Introdução. Métodos Instrumentais de Análise. Fatores de seleção de métodos analíticos. Conceitos básicos de validação. Processos de preparação de amostras (LLE, SPE, SLE e SPME).

Métodos espectrais de análise. Espectroscopia de absorção molecular no UV-Vis. Espectroscopia de absorção atómica. Atomização por chama, eletrotérmica e indução de plasma. Câmara de vapor frio para análise de mercúrio e gerador de hidretos para determinação de arsénio e selénio.

Métodos eletroquímicos de análise. Determinações potenciométricas com elétrodos seletivos de iões.

Métodos cromatográficos. Fundamentos. Teoria da Cromatografia. Cromatografia em fase gasosa com deteção por ionização de chama, captura de eletrões e espetrometria de massa. Cromatografia líquida de alta eficiência com deteção por ultravioleta/visível e fluorescência.

 

Programa laboratorial:

T0. Validação de um método analítico para a análise de zinco em sedimentos por espetroscopia de absorção atómica (EAA) de chama após digestão ácida;

T1. Determinação do conteúdo em níquel numa placa eletrónica por EAA de chama;

T2. Determinação do conteúdo em chumbo numa placa eletrónica por ICP-OES;

T3. Determinação do conteúdo em peróxido num elixir oral por espectroscopia de absorção molecular pelo método da adição de padrão;

T4. Determinação do conteúdo em nitratos num solo por elétrodo seletivo de ião com deteção potenciométrica;

T5. Determinação da concentração de filtros-UV numa água por HPLC-DAD;

T6. Determinação do conteúdo em etanol de um álcool-gel por GC-FID pelo método de padrão interno.

As aulas laboratoriais decorrem no laboratório de Métodos Instrumentais de Análise do DEQ (E105), sendo formados 6 grupos por turma. Os estudantes terão de realizar obrigatoriamente 7 trabalhos laboratoriais (T0-T6).

 

Bibliografia Obrigatória

Douglas A. Skoog, Donald M. West, F. James Holler; Fundamentals of analytical chemistry. ISBN: 0-03-074922-0
Douglas A. Skoog, James J. Leary; Principles of instrumental analysis. ISBN: 0-03-075398-8
James N. Miller and Jane C. Miller; Statistics and chemometrics for analytical chemistry. ISBN: 0-13-022888-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais de exposição suportadas por meios audiovisuais, dando ênfase à aplicação do conhecimento a questões do quotidiano e a fenómenos relacionados com a Engenharia Química e Bioengenharia. Resolução de exercícios, bem como aulas laboratoriais presenciais para realização de trabalhos laboratoriais com análise e discussão de resultados.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Análise instrumental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho escrito 40,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 26,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b).

Para obter frequência, o aluno deverá ter realizado obrigatoriamente todos os trabalhos práticos, entregue o ficheiro excel de dados na semana a seguir ao trabalho, deverá ter evidenciado correta preparação e execução dos trabalhos e deverá elaborar no caderno laboratorial a discussão dos resultados obtidos, podendo ser verificado pelo docente na semana que se segue à sua realização.

 

Fórmula de cálculo da classificação final


CF = 0,30 MT + 0,40 REL + 0,30 EXLAB



em que:



MT – nota média de 2 minitestes de 20 minutos (resposta múltipla), agendados e realizados durante as aulas teórico-práticas. Os estudantes devem obter uma nota mínima média de 7/20 valores. Se um aluno faltar a algum miniteste, ou não obtiver a nota mínima, terá oportunidade de realizar um miniteste adicional na última semana de aulas.



REL – nota
média de 2 relatórios de trabalho prático realizado em grupo, selecionado pelo docente; o relatório intercalar deve ser entregue até às 17:00 do dia 3 de novembro e o relatório final deve ser entregue até às 17:00 do dia 3 de janeiro de 2024.


 


EXLAB – nota do exame laboratorial escrito que terá questões sobre os trabalhos realizados, incluindo cálculos referentes aos dados obtidos em cada trabalho.



Para obter aprovação à disciplina, a nota final deve ser igual ou superior a 10 valores.


NOTA: O plágio em qualquer componente de avaliação escrita será penalizado com nota zero.



 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)


Exame na época especial de acordo com as regras gerais. Os alunos deverão ter frequência prática (implica a realização de todos os trabalhos laboratoriais) e deverão ter avaliação à componente REL. A classificação final CF1 é dada por:


CF1 = 0,60 EE+ 0,40 REL


em que: EE – nota do exame em época especial  que contem questões equivalentes às de miniteste e às de exame laboratorial (nota mínima de 7/20).


 


Para obter aprovação à disciplina, a nota CF1 deve ser igual ou superior a 10 valores.



 

Melhoria de classificação

Os alunos com frequência, que tenham nota a todas as componentes de avaliação (MT, REL e EXLAB), mas que não tenham obtido aprovação, ou pretendam realizar melhoria de classificação, poderão realizar o exame da época de recurso sendo a classificação final CF2 dada por:

CF2 = 0,60 ER + 0,40 REL

em que: ER - nota do exame de recurso, que contém questões equivalentes às de miniteste e de exame laboratorial escrito.

Para obter aprovação à disciplina, a nota final CF2 deve ser igual ou superior a 10 valores.

 

Observações

Os alunos repetentes com frequência prática, que pretendam ter dispensa das aulas laboratoriais, deverão apresentar um relatório completo de um trabalho laboratorial, de forma individual, a combinar com os docentes até ao final do mês de setembro. A classificação final CF3 será dada por:

CF3 = 0,60 ER+ 0,40 REL

em que: ER – nota do exame em época de recurso (nota mínima de 7/20).

Para obter aprovação à disciplina, a nota CF3 deve ser igual ou superior a 10 valores.

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