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Laboratório de Empreendedorismo Tecnológico

Código: M.EGI020     Sigla: LET

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão Empresarial

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EGI 54 Plano de estudos oficial 2 - 6 39 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Alberto Vieira Campos Pereira Claro Regente

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
João Alberto Vieira Campos Pereira Claro 1,00
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Paulo Luís Cardoso Osswald 3,00
José Pedro Coelho Rodrigues 1,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-10-02.

Campos alterados: Objetivos, Bibliografia Obrigatória, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No final da unidade curricular, os estudantes deverão:
1) Ter um entendimento do que é necessário para trabalhar com engenheiros, cientistas, e outros profissionais para construir uma empresa.
2) Ter um entendimento das pressões e exigências do trabalho num novo negócio em fase embrionária.
3) Ser capazes de realizar contactos com clientes, parceiros e concorrentes, no caos e incerteza típicos de ambientes de novos negócios.
4) Ser capazes de usar um modelo de negócio para idealizar cada parte de um negócio, tendo em consideração as questões ambientais e sociais associadas.
5) Ser capazes de usar o desenvolvimento de clientes para propor um “produto mínimo viável”, sair da sala, iterar sobre ele e identificar um modelo de negócio repetível e escalável, com base em feedback externo.
6) Ser capazes de desenvolver um plano operacional, projeções de custos, e um modelo de receitas, e integrá-los num modelo financeiro.
7) Ser capazes de utilizar de modo adequado ferramentas LLM ao longo do processo de desenvolvimento de clientes, incluindo a validação dos resultados obtidos e a referência à respetiva utilização.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante participará em aulas expositivas, e com peritos convidados, e será integrado em equipas que trabalham em combinações solução/problema(s). O processo de ensino-aprendizagem estará centrado no trabalho (autónomo e tutorado) do estudante e será efetuada uma monitorização constante da evolução e da aquisição de conhecimentos e competências pelo mesmo, privilegiando a aquisição das competências, especializadas e específicas, que capacitam para o exercício profissional competente, para a intervenção social e para a investigação aquando da passagem do estudante para o mercado de trabalho.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Desenvolvimento de Clientes e Modelo de Negócio.
2. Proposta de Valor.
3. Clientes, Canais de Distribuição, Relação com Clientes e Modelos de Receitas.
4. Parceiros, Recursos, Atividades e Estrutura de Custos.
5. Plano Operacional e Modelo Financeiro.

Bibliografia Obrigatória

Steve Blank, Bob Dorf; The startup owner.s manual. ISBN: 978-0-9849993-0-9
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
ed. Stefanos Zenios, Josh Makower, Paul Yock; Biodesign. ISBN: 978-0-521-51742-3
Ethan R. Mollick; “ChatGPT is my co-founder” (Webpage), 2022 (https://www.oneusefulthing.org/p/chatgtp-is-my-co-founder)
Ethan R. Mollick and Lilach Mollick; Assigning AI: Seven Approaches for Students, with Prompts, 2023 (http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4475995)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões são organizadas à volta de:
- Uma palestra sobre metodologias de trabalho, componentes do modelo de negócio, e/ou planeamento operacional e financeiro, sendo certos temas complementados pelo testemunho de empreendedores com experiência relevante no respectivo bloco do modelo de negócio;
- Apresentações das equipas sobre “lições aprendidas” nas saídas da sala e nas iterações e pivots do seu modelo de negócio, seguidas de discussão com colegas das outras equipas e equipa docente;
- Registo do progresso na Descoberta do Cliente através da manutenção de um registo on-line, incluindo o registo detalhado da utilização de ferramentas LLM de acordo com as orientações disponibilizadas nos materiais da unidade curricular.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da inovação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 37,00
Trabalho de campo 42,00
Trabalho escrito 11,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 36,00
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 28,00
Trabalho escrito 28,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas de acordo com o estipulado no Regulamento Específico de Avaliação de Discentes da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação incide sobre:
- Apresentações dos componentes do modelo de negócio – 5 apresentações, com idêntico peso, num total de 5.4 valores;
- Participação nas sessões – 2.0 valores;
- Registo on-line do progresso – 2.4 valores;
- Relatório e apresentação final – 4.2 valores;
- Contributo para o trabalho em equipa - 6.0 valores.

Melhoria de classificação

Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de um novo projeto/trabalho no ano letivo seguinte.
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