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Análise de Sistemas de Informação

Código: CINF044     Sigla: ASI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 31 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Análise de Sistemas de Informação aborda o ciclo de vida dos sistemas baseados em tecnologias da informação num contexto organizacional: planeamento, conceção, desenvolvimento, implementação, manutenção, eliminação/substituição. Pretende-se que os estudantes desenvolvam um conjunto de competências e conhecimento, tendo como base a gestão da informação, que lhes permita intervir em todas as fases deste ciclo de vida, colaborando com stakeholders de outras áreas disciplinares. O conceito de sistema sócio-técnico é o pano de fundo sobre o qual se abordam metodologias de análise de processos, métodos de modelação conceptual e metodologias de análise e especificação de sistemas.
Pretende-se, então, que dada uma situação de potencial introdução ou desenvolvimento de um sistema de informação numa organização, o estudante seja capaz de participar e/ou conduzir um processo de análise que leve à definição dos requisitos técnicos e organizacionais detalhados desse sistema.

Resultados de aprendizagem e competências


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Competências
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Pretende-se habilitar os alunos com:

  • competências técnicas para analisar processos organizacionais e identificar, analisar e especificar requisitos de sistemas de informação;
  • competências transversais para participarem em equipas de projecto envolvidas no desenvolvimento de sistemas de informação nas organizações.

Pretende-se ainda que os alunos adquiram uma atitude sócio-técnica relativa ao desenvolvimento de sistemas de informação nas organizações, isto é, que encarem as actividades de desenvolvimento como requerendo sempre uma intervenção equilibrada e integrada em termos técnicos, organizacionais e sociais.

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Resultados de aprendizagem
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Sendo aprovados à UC, os estudantes serão capazes de:

  1. descrever o ciclo de vida de tecnologias e sistemas de informação nas organizações;
  2. definir o que é a estratégia de sistemas de informação de uma organização;
  3. explicar o alinhamento entre estratégia de negócio e estratégia de sistemas de informação;
  4. descrever as atividades envolvidas no planeamento e projeto de sistemas de informação;
  5. explicar como é que a análise dos processos organizacionais é instrumental no ciclo de vida dos sistemas de informação;
  6. saber usar métodos de modelação conceptual como apoio à analise de processos organizacionais e à especificação de sistemas de informação;

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Planeamento de Sistemas de Informação nas organizações

2. Análise de processos organizacionais para Sistemas de Informação

3. Projeto de Sistemas de Informação

Bibliografia Obrigatória

Klaus Pohl; Requirements engineering. ISBN: 978-3-642-12577-5
Stephen A. White, Derek Miers; BPMN modeling and reference guide. ISBN: 978-0-9777527-2-0
Howard Podeswa; UML for the IT business analyst. ISBN: 978-1-59863-868-4

Bibliografia Complementar

Hans-Erik Eriksson, Magnus Penker; Business modeling with UML. ISBN: 0-471-29551-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas centram-se na discussão dos temas incluídos no conteúdo da UC pelos estudantes, motivada e dinamizada pelo docente. Para isso os estudantes realizam leituras prévias, constantes do plano da UC. A discussão dos temas é motivada por casos de estudo, exemplos ilustrativos, exemplos de tecnologias, etc.

Durante o semestre os estudantes realizam um projeto de grupo onde aplicam os conhecimentos obtidos em situações concretas. Em cada aula prática são discutidos exemplos e realizados exercícios práticos explorando os temas discutidos nas aulas teóricas. Nas aulas práticas é também feita a apresentação e discussão de resultados do projecto de grupo em cada um dos seus marcos.

A UC é gerida através do moodle.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 40,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 62,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Três minitestes individuais e um trabalho de grupo.

Minitestes:
Mínimo de 30% em cada miniteste e 40% na média dos minitestes.

Trabalho de grupo:
Mínimo de 40% no trabalho de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 0.4 * Trabalho de Grupo + 0.6 * Média 3 Minitestes

Trabalho de grupo - É necessária nota minima de 40% no trabalho de grupo.
Minitestes - É necessária nota mínima de 30% em cada miniteste e 40% na média dos minitestes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O modo de avaliação especial exige que os estudantes nesta situação estejam presentes nas aulas em que há momentos de avaliação somativa (3 aulas).

O trabalho de grupo não é passível de ser substituído por exame.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação à componente de miniteste exige a realização de um exame sem consulta de toda a matéria em época de exames.
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