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Química I

Código: L.EQ004     Sigla: QI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EQ 87 Plano de estudos oficial 1 - 6 60,5 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A presente disciplina lida com os princípios fundamentais da química e mostra a sua utilidade em vários aspectos da nossa vida diária, desde as pequenas minudências da nossa actividade doméstica à enorme complexidade das grandes unidades industriais. Na primeira parte, fornece-se uma visão macroscópica, essencialmente fenomenológica da química. Na parte seguinte, lida-se com a estrutura electrónica e com a ligação química. Gradualmente, são fornecidos os conceitos relativos às interacções intermoleculares e à maneira como estas influenciam grau de organização da matéria. O valor dos recursos bibliográficos, da pesquisa funcional e da correcta citação das fontes é introduzido aos alunos. A importância do trabalho de laboratório será ilustrada pela realização de um conjunto de experiências. Os conceitos abordados são ilustrados regularmente por exemplos retirados da prática industrial, no que respeita aos diversos aspectos que incluem o impacto ambiental dos processos químicos, a produção e armazenamento de energia (pilhas e células de combustível), as tecnologias emergentes (foto-voltaica e solar), os novos materiais (biomateriais) e as nanotecnologias.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de resolver a natureza abstrata associada à química.
Familiarização e domínio da linguagem simbólica associada à química.
Relacionar as propriedades da matéria com a configuração eletrónica dos átomos e pela forma como se ligam entre si.
Capacidade de reconhecer e identificar materiais pelas suas propriedades químicas.
Capacidade de resolver qualitativamente e quantitativamente problemas de natureza físico-química, ou de engenharia química.
Adquirir competências laboratoriais elementares.
Assimilar os conceitos elementares de segurança e higiene laboratorial.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

1. Química: A Ciência Central.
2. Átomos, Moléculas, Moles e Equações Químicas.
3. Estequiometria.
4. Gases.
5. Estrutura Eletrónica dos Átomos e Propriedades Periódicas dos Elementos.
6. Ligação Química e Estrutura Molecular.
7. Moléculas e Materiais.

Bibliografia Obrigatória

Brown, LeMay, Bursten, Murphy; Chemistry: The Central Science Plus MasteringChemistry -- Access Card Package, 12/E, Pearson Education International, 2012. ISBN: ISBN-10: 0321741056, ISBN-13: 9780321741059

Bibliografia Complementar

Tom McNichol; AC/DC. ISBN: 978-0-7879-8267-6 (A história de Thomas Edison e a adopção da primeira norma global. Ciência e humanidade no seu melhor e pior.)
Peter Atkins, Loretta Jones, leroy Laverman; Chemical principles. ISBN: 978-1-4641-2467-9 (Um texto complementar com uma abordagem mais sofisticada aos temas da unidade curricular)
José A. Martinho Simões,...[et al.]; Guia do laboratório de química e bioquímica. ISBN: 978-9-72-757-487-2 (Um texto de consulta com indicações úteis na componente laboratorial)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas baseadas na apresentação de conceitos e aplicações químicas.
Aulas teórico-práticas para resolução de exercícios e problemas.
Aulas práticas laboratoriais para a realização de experiências

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 75,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 4,50
Estudo autónomo 97,00
Frequência das aulas 45,50
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

São condições de frequência:
a) a realização de todos os testes previstos com classificação não nula;
b) a realização de todos os trabalhos experimentais indicados para a componente laboratorial e a entrega e manutenção dos elementos de validação exigidos na respetiva avaliação (p. ex., diário laboratorial, relatório, e questionários, entre outros);
c) a realização de trabalhos ou projetos que possam ser solicitados no âmbito das aulas teórico práticas.
A incapacidade em produzir qualquer um dos elementos indicados, impede a obtenção de frequência. A ausência de frequência impede a aprovação.
No caso de aproveitamento à componente laboratorial a classificação obtida e a respetiva frequência sãoválidas para o ano que foram obtidas e poderão ser mantidas para os anos lectivos seguintes, desde que não haja alteração significativa dos conteúdos, ou do modo de avaliação.

O cumprimento de assiduidade é um parâmetro adicional de avaliação que está incluído na componente ativa de participação do cálculo da classificação final. Todas as topologias (teórica, teórico-prática e laboratorial) são obrigatórias.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cálculo da classificação final na escala de 20 (vinte) valores:
75% - CT (componente escrita)
20% - CL (componente laboratorial)
5% - CA (componente ativa de participação: exercícios e assiduidade)
Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores.

A componente escrita (CT) é constituída por 2 testes, realizados de acordo com o calendário escolar. A classificação mínima para aproveitamento num teste é 7 (em 20) valores. A ponderação dos testes é 45%+35% (para 75% da classificação final), qualquer que seja o resultado que melhor beneficia o estudante.

A componente laboratorial (CL) incide sobre as aulas práticas laboratoriais e as experiências aí realizadas, para 20 % da classificação final, distribuída por componentes internas de acordo com o indicado pelo docente responsável (p. ex., decurso da sessão laboratorial, registo e análise dos resultados, relatório e questionário). Não há classificação mínima para aproveitamento, mas todas as experiências têm de ser realizadas e todos os respetivos elementos de avaliação cumpridos.

A componente ativa de participação (CA) inclui como componentes internas a assiduidade às aulas teórico-práticas e a realização de questionários. A assiduidade será contabilizada em termos do número de faltas, de acordo com o Regulamento Geral para Avaliação de discentes em vigor. Excedido o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas teórico-práticas, será atribuído zero a esta componente interna. Os questionários relativos à matéria do Teste 1 terão de ser cumpridos até à data indicada antes do teste, e o mesmo para os questionários relativos à matéria do Teste 2. Não há classificação mínima e ponderação é 50% para cada componente interna.

Provas e trabalhos especiais

A definir se aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Efetuada mediante prova adequada, baseada em exame nas épocas apropriadas.
Trabalhadores-estudantes poderão solicitar um esquema de avaliação baseado num exame prático e num exame final escrito. Tal situação deverá ser requerida junto do Regente no início do semestre, mesmo para os alunos que já possuam aproveitamento à componente laboratorial. O exame prático consistirá numa avaliação laboratorial com 3 horas de duração nos moldes e horário a combinar com o docente. Incidirá aleatoriamente sobre um ou mais dos trabalhos experimentais em atividade e implicará obrigatoriamente manipulação experimental e realização de um relatório sobre a mesma, além de outros meios de avaliação que se julguem necessários. O exame escrito terá lugar durante a época regular de exames, na mesma data dos restantes estudantes. A matéria do exame escrito incide detalhadamente sobre toda a matéria incluída no programa em vigor para a unidade curricular, incluindo questões escritas sobre a componente laboratorial.
Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores.

Melhoria de classificação

Não é possível melhorar componentes individuais de avaliação distribuída CL e CA, dada a sua natureza, extensão e o facto de no caso dos laboratórios e nos exercícios o processo de avaliação poder ser conjunto e cooperativo.

No caso da componente CT, os estudantes podem realizar a repescagem de ambos (ou apenas um) na época de recurso.

Observações

A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do programa de estudos detalhado e das informações gerais da disciplina disponíveis na página SIGARRA e MOODLE correspondente.
Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela unidade curricular, que se regerá pelas normas gerais de avaliação em vigor.

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