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Introdução à Robótica

Código: IR01     Sigla: IR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 12-10-2022 a 01-02-2023)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Introdução à Robótica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
IR 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
L.BIO 0 Plano Oficial do ano letivo 3 - 1,5 12 40,5
L.EA 0 Plano Oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.EC 0 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.EEC 17 Plano Oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.EGI 2 Plano Oficial do ano letivo 2 - 1,5 12 40,5
L.EIC 27 Plano Oficial 2 - 1,5 12 40,5
3
L.EM 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 1,5 12 40,5
L.EMAT 1 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 1,5 12 40,5
L.EMG 0 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 2 - 1,5 12 40,5
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.

A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.

É também objetivo desta formação em CT promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.

A avaliação irá permitir aos estudantes desenvolver soft-skills nas áreas de elaboração de relatórios científicos e de comunicação/apresentações orais com a defesa de ideias e argumentação.

Resultados de aprendizagem e competências

- competências básicas de programação aplicada à robótica

- desenvolvimento de aplicações que envolvam hardware e software/firmware

- seleção de diversos sensores e atuadores para aplicação em sistemas robóticos reais

- cooperação e trabalho em equipa

- elaboração de relatórios científicos

- comunicação e apresentações orais

- defesa de ideias e argumentação

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de programação.

Programa

Os conteúdos programáticos serão os seguintes:

- Introdução à programação de sistemas robóticos. Introdução às linguagens de programação que permitam o desenvolvimento de pequenos programas para placas baseadas em microcontroladores

- Introdução à simulação de sistemas robóticos.

- Princípios básicos de funcionamento dos sensores usados em robótica.

- Princípios básicos de funcionamento dos atuadores usados em robótica.

- Implementação e teste dos sistemas desenvolvidos utilizando pequenos robôs móveis.

No final será feita uma demonstração/apresentação interna dos trabalhos desenvolvidos.

Bibliografia Obrigatória

Roland Siegwart; Introduction to autonomous mobile robots. ISBN: 978-0-262-01535-6

Observações Bibliográficas

Textos de apoio e guiões serão fornecidos durante as aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão simultaneamente teóricas-práticas, saltando-se dos conceitos teóricos para exemplos práticos de aplicação, sempre que necessário. Servirão também para apoio ao desenvolvimento de um trabalho prático proposto aos estudantes. Neste trabalho os mesmos, através do trabalho em grupo, terão a possibilidade de aplicar e testar os conhecimentos adquiridos.

Será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.

A avaliação irá permitir aos estudantes desenvolver soft-skills nas áreas de elaboração de relatórios científicos e de comunicação/apresentações orais com a defesa de ideias e argumentação.

A profundidade de abordagem da programação de microcontroladores ou computadores será baixa de modo a não exigir grandes competências anteriores em linguagens de programação; de modo que qualquer estudante das áreas de engenharia, tecnologias e ciências exatas poderá frequentar esta formação em CT (sendo assim transversal, complementando a formação dada nos programas conferentes de grau).

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 7,50
Frequência das aulas 12,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Participação nas aulas segundo as regras em vigor na FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Fórmula de cálculo da classificação final = 100% exame

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos especiais (TE, DA, ...) devem realizar o trabalho e exame final tal como os restantes alunos.

Melhoria de classificação

Através do exame de recurso.
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