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SAFE - Segurança química e microbiológica em laboratórios de investigação

Código: SAFE01     Sigla: SAFE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2022/2023 - 2S (de 08-03-2023 a 31-07-2023)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: SAFE - Segurança química e microbiológica em laboratórios de investigação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.BIO 10 Plano Oficial do ano letivo 2 - 1,5 14 40,5
L.EMG 0 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 2 - 1,5 14 40,5
L.EQ 15 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 14 40,5
SAFE 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

São objetivos gerais da unidade de formação:

- Capacitar os estudantes que desenvolvem a atividade em laboratórios para uma atuação condizente com as normas de segurança.

- Identificar riscos de acidentes decorrentes do manuseamento de agentes tóxicos, corrosivos e inflamáveis, falhas na infraestrutura dos laboratórios ou nas condições operacionais e formas de solucionar esses problemas.

- Criar e manter atualizados documentos padronizados para uso nos laboratórios.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretendem-se que os estudantes adquiram conhecimentos relativos aos seguintes tópicos:


1. Fundamentos de segurança laboratorial em laboratórios de química.

 

 
2. Riscos biológicos

 

 
3. Plano de Segurança Interno da FEUP

4. Procedimentos de emergência em laboratório

O módulo teórico-prático terá a duração total de 14 horas, incluindo uma componente experimental no próprio laboratório onde o investigador desenvolve a atividade, permitindo a aprendizagem através de uma abordagem learning by doing.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Fundamentos de segurança laboratorial em laboratórios de química.

1.1 Riscos laboratoriais: causas de acidentes, definições de perigo, risco e segurança, avaliação de riscos

1.2 Substâncias perigosas e a sua classificação.

1.3 Prevenção e proteção na utilização de substâncias químicas: Símbolos de perigo, rotulagem e fichas de segurança; armazenamento

1.4 Equipamentos de proteção individual e coletiva. Equipamentos e informação de segurança nos laboratórios. Conduta gerais/pessoais no laboratório.

1.5 Gestão de resíduos

 
2. Riscos biológicos

2.1 Noções básicas de microbiologia e epidemiologia.

2.2 Classificação, perigos e efeitos da exposição a agentes biológicos.

2.3 Critérios de avaliação da exposição a agentes biológicos.

2.4 Medidas de prevenção e de proteção coletiva e individual

2.5 Casos especiais:

2.5.1. Transmissão de virus pelo ar, métodos de medição, viabilidade no ar, regras de segurança no DEQ e no laboratório

2.5.2. Legionella: aspetos a ter em conta nos laboratórios de investigação

 
3. Plano de Segurança Interno da FEUP

3.1 Medidas de autoproteção, organização de segurança da FEUP, equipa de segurança

3.2 Formação e informação de segurança

3.3 Simulacros

 

 4. Procedimentos de emergência em laboratório

4.1 Atuação em caso de emergência: incêndio ou explosão, fuga de gás, derrame de substâncias perigosas, inundação, choque elétrico, sismo, emergência médica

4.2 Utilização dos meios de primeira intervenção em caso de incêndio: extintor e manta ignífuga

4.3 Utilização de lava-olhos e chuveiros de emergência

4.4 Medidas de primeiros socorros

4.5 Evacuação: planta de emergência e pontos de reunião

 

Bibliografia Obrigatória

World Health Organization ; Guidelines on the prevention of toxic exposures: Education and public awareness activities

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia principal é a aprendizagem baseada no desenvolvimento de um procedimento experimental, com a descrição detalha das medidas de segurança a si associadas (exemplo: riscos associados, medidas de prevenção, deposição de resíduos, …). O orientador é responsável por estabelecer um plano de trabalho experimental inicial no contexto de um projeto de investigação e inovação, integrado numa equipa. O estudante desenvolve as atividades previstas no plano de trabalho observando de maneira ativa todas a medidas de segurança associadas, e frequenta a componente pedagógica definida, às quais tem de obter aprovação, de acordo com as respetivas regras. No final, o estudante elabora um relatório do trabalho efetuado, o qual é avaliado pelo orientador e homologado pelo responsável da unidade de formação. Avaliação escrita dos 4 módulos teórico-práticos (50%) e avaliação do relatório final (apresentação oral e relatório escrito (50%)) serão as duas componentes da classificação final. Caso a avaliação seja positiva, o estudante poderá ainda solicitar uma certidão de conclusão do curso.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 90,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença nas aulas, de acordo com as condições fixadas pela FEUP (Regulamento de Avaliação de Discentes).

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final (NF): FM = 0,4 T + 0,6R


T - Quatro testes, um por módulo
R - Relatório final
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