Visão Artificial em Tempo Real
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2022/2023 - 3T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MVCOMP |
1 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Língua de trabalho
Inglês
Obs.: Lecionada por docente da Universidade de Vigo
Objetivos
Os estudantes vão aprender a programar aquisição e processamento de imagens em tempo real para aplicações de visão artificial.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao ser exposto e explorar os diferentes conceitos de visão artificial em tempo real espera-se que o estudante consiga identificar e aplicar estes conceitos corretamente, consiga analisar e sintetizar conhecimento; ao analisar as principais formulações de visão artificial em tempo real espera-se que o estudante consiga compreendê-las; e ao estudar aplicações concretas, relevantes, e atuais em visão artificial em tempo espera-se que o estudante consiga mais facilmente ter competências para o seu desenvolvimento, em sintonia com projetos de desenvolvimento de aplicações a serem realizados pelo estudante no âmbito da UC.
Os estudantes que concluam com sucesso a unidade curricular devem ter a capacidade de trabalhar em equipa, organização e planeamento; a capacidade de analisar e sintetizar conhecimento; a capacidade de desenvolver sistemas de visão artificial em tempo real de acordo com as necessidades existentes e aplicar as ferramentas tecnológicas mais apropriadas; conhecer os fundamentos de visão artificial em tempo real e as suas aplicações; a capacidade de aprendizagem que permita continuar a estudar de uma forma autónoma.
Modo de trabalho
À distância
Programa
Programação em tempo real p ara visão artificial.
Comunicação PC – frame-graber.
Gestão de memória.
Estrutura e uso de um SDK (software development kit) convencional em visão artificial.
Programação de baixo nível para processos industriais de alto débito.
Bibliografia Obrigatória
Samuel P. Harbison, Guy L. Steele Jr.; C: A Reference Manual (5th Edition), Pearson, 2002
Observações Bibliográficas
Outros títulos a listar.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas participativas, práticas laboratoriais com câmaras e equipamento computacional, aprendizagem orientado ao projeto e resolução de casos de uso práticos, trabalho autónomo e estudo independente pelo estudante, trabalho de grupo e aprendizagem cooperativa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
18,00 |
Trabalho laboratorial |
3,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A definir.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação (100%) do estudante será totalmente baseada no trabalho do estudante e resultados obtidos durante o trimestre.