Gestão de Empresas e Empreendedorismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Métodos Quantitativos e Gestão |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EIC |
110 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
39 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Havendo estudantes que não falem português, as aulas teóricas e uma turma prática serão lecionadas em inglês
Objetivos
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão e Empreendedorismo, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação à análise e à discussão de casos de estudo.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
1. Compreender o papel do gestor e da gestão na empresa, bem como a sua evolução.
2. Compreender e explorar as tecnologias de informação como elemento potenciador da Gestão.
3. Compreender o papel das áreas funcionais de gestão e a forma como se interligam na estratégia da empresa.
4. Aplicar um conjunto de conceitos, métodos e ferramentas de Gestão nas áreas financeira, de marketing, operações e estratégia para analisar problemas, identificar alternativas e tomar decisões de gestão.
5. Aplicar os métodos e ferramentas da Gestão à análise de empresas e identificação de melhorias.
6. Recordar e caracterizar os componentes de um modelo de negócio e a forma como se articulam para criar, entregar e capturar valor.
7. Aplicar as ferramentas conceptuais do ponto anterior para desenvolver e analisar modelos de negócio e estratégias empreendedoras.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- A GESTÃO E O SEU CONTEXTO
- GESTÃO DE ÁREAS FUNCIONAIS
2.1. Gestão Financeira
2.2. Marketing
2.3. Gestão de Operações
3.GESTÃO ESTRATÉGICA
3.1. Gestão estratégica e competitividade
- EMPREENDEDORISMO – DA IDEIA AO NEGÓCIO
4.1. Modelo de Negócio e Aprendizagem e Experimentação Estratégicas
4.2. Alinhamento Produto-Mercado – Proposta de Valor e Segmentos de Clientes
4.3. A Ligação aos Clientes – Relacionamento com os Clientes, Canais de Distribuição e Modelos de Receitas
4.4. Operações – Atividades Chave, Recursos Chave, Parceiros Chave e Estrutura de Custos
4.5. Estratégia Empreendedora – Uma Lógica Integradora
Bibliografia Obrigatória
Ricky W. Griffin;
Management. ISBN: 978-1-305-50129-4
Steve Blank;
The startup owner.s manual. ISBN: 978-0-9849993-0-9
Alexander Osterwalder;
Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
Bibliografia Complementar
Philip Kotler;
Principles of marketing. ISBN: 1-292-22017-1
António Borges;
Elementos de contabilidade geral. ISBN: 978-989-8058-41-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão usadas para a apresentação de conceitos, apresentação de casos e discussão de casos, havendo casos de discussão e casos de avaliação:
Os casos de discussão serão disponibilizados aos alunos na semana anterior e serão discutidos em aula, sem avaliação sumativa.
Os 3 casos de avaliação serão disponibilizados no início do semestre, e os alunos deverão realizar um relatório de 20 slides e fazer a discussão em aula, contando o relatório e discussão para a avaliação de frequência.
Avaliação distribuída com exame final:
- 60% da classificação final - apresentação e discussão de três casos de estudo (trabalho de grupo);
- 15% da classificação final - participação individual na discussão dos casos;
- 25% da classificação final – exame final.
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Exame |
25,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
45,00 |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho escrito |
38,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
No início do semestre, os alunos deverão organizar-se em grupos, sendo que toda a avaliação de frequência será realizada por grupo:
•60% da classificação final- Apresentação e discussão de três casos de estudo.
•15% da classificação final- participação individual na discussão dos casos.
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação.
Minimum classification of 37,5% in each of the evaluation components.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final= 0,6*(apresentação e discussão em grupo de casos) + 0,15*(participação individual na discussão dos casos) + 0,25*nota de exame.
Os alunos que não comparecerem na aula de discussão do caso terão zero valores na componente de discussão do caso, que representa 50% da avaliação do caso.
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo.
O exame é sem consulta.
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. realizar um exame.
nota final= 0,4*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,6*nota de exame.
Classificação mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos três momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.
Melhoria de classificação
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.
A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.