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Química-Física das Superfícies

Código: L.EQ029     Sigla: QFS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EQ 71 Plano de estudos oficial 3 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos avançados sobre Superfícies e Interfaces, assim como competências para a interpretação de fenómenos físico-químicos correntes e para a caracterização textural de materiais porosos.
2. Será feita uma abordagem holística e interdisciplinar dos problemas.
3. Pretende-se desenvolver o espírito crítico e criativo.

Resultados de aprendizagem e competências

1 - Aquisição de conhecimentos sobre Superfícies e Interfaces.
2 - Aquisição de competências no domínio da caracterização textural de materiais porosos.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas teórico-práticas:
TP1 - Química-Física das Superfícies.
Tensão superficial e ângulo de contacto.
Equações de Laplace, Kelvin e Young.
Coesão, adesão e espalhamento. Monocamadas insolúveis.
Adsorção em solução: a equação de Gibbs.
TP2 - Caracterização Textural de Materiais Porosos.
Isotérmicas de equilíbrio de adsorção.
Análise de isotérmicas de adsorção física: Método de B.E.T.
Isotérmicas padrão.
Condensação e evaporação capilar.
Adsorção em sólidos microporosos.


Trabalhos laboratoriais selecionados:
PL1 - Estudo da adsorção de ácidos carboxílicos em carvão ativado.
PL2 - I. Determinação da tensão superficial da água e de várias soluções aquosas de um composto com propriedades anfifílicas. II. Estudo da adsorção do composto na interface líquido-líquido.
PL3 - I. Determinação do ângulo de contacto da água em diferentes superfícies sólidas. II. Estudo do efeito da adição de um sal (NaCl) e de um tensioativo (dodecil sulfato de sódio, SDS) no ângulo de contacto da água.

Bibliografia Obrigatória

Paul C. Hiemenz, Raj Rajagopalan; Principles of colloid and surface chemistry. ISBN: 0-8247-9397-8
José Luís Figueiredo, Fernando Ramôa Ribeiro ; com co-autoria com José Melo Órfão, Francisco L; Catálise heterogénea. ISBN: 978-972-31-1204-7

Bibliografia Complementar

Arthur W. Adamson, Alice P. Gast; Physical chemistry of surfaces. ISBN: 0-471-14873-3 encaernado
S. J. Gregg, K. S. W. Sing; Adsorption, surface area and porosity. ISBN: 0-12-3000956-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Durante as aulas serão expostos os fundamentos teórico-práticos da disciplina. Algumas sessões TP serão reservadas para a resolução de exercícios selecionados.
Nas aulas laboratoriais serão realizados trabalhos experimentais onde os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência, os estudantes não podem exceder o número limite de faltas às aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final





Fórmula de classificação final: C=0,70(T1+T2)+0,30P
T1 - 1o teste (T1máx=10)
T2 - 2o teste (T2máx=10)
P - componente prática laboratorial (Pmáx=20)


Para um estudante obter aprovação, as classificações parciais devem ser tais que T1+T2>=9 e P>=10.
A componente prática (PL) não pode ser objeto de recurso ou de melhoria de classificação.

Para os estudantes presentes no exame de recurso ou de melhoria de classificação (apenas da componente teórico- prática) a nota final será calculada pela expressão C=0,70E+0,30P, em que:
E - classificação do exame de recurso/melhoria de classificação (Emáx=20; é necessário um mínimo de 9 no exame para obter aprovação).

Os estudantes reprovados em ano académico anterior (mas com frequência) podem estar presentes nas aulas teórico- práticas que entenderem e devem apresentar-se para realizar os testes (T1 e T2) e o exame (E) se for necessário. Para a parte prática, considera-se a nota do ano em que frequentaram (desde que não seja negativa).





Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes sujeitos a avaliação especial devem realizar um exame nas épocas apropriadas, sendo a classificação a atribuir a obtida nesse exame.

Melhoria de classificação

Nos exames de melhoria de classificação, a classificação a atribuir será a obtida no exame respectivo, que se realizará nos mesmos moldes do exame de recurso.

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