Código: | L.EQ010 | Sigla: | QOII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EQ | 88 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 4,5 | 45,5 | 121,5 |
Os objetivos gerais da unidade curricular visam a aquisição de conhecimentos técnicos de ciências fundamentais e capacidades de compreensão, não necessariamente exclusivos a conhecimentos nucleares de engenharia, capazes de constituir a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em contextos variados. São, ainda, objetivos gerais da unidade curricular desenvolver hábitos de raciocínio científico e estimular o espírito crítico dos estudantes.
Pretende-se que o estudante adquira as seguintes competências:
- Elucidação estrutural de compostos orgânicos;
- Os diferentes comportamentos (tipo de reações) evidenciados pelas diversas classes de compostos orgânicos;
- O relacionamento e identificação deste tipo de reações em compostos orgânicos com utilizações práticas (industriais);
- A elaboração de estratégias de síntese de compostos orgânicos complexos partindo de compostos mais simples.
Conhecimentos gerais de:
- Grupos funcionais e as famílias de compostos orgânicos
- Espetroscopia de infravermelho
- Estereoquímica.
- Reatividade química. Intermediários da reação (carbocatiões, carbaniões e radicais livres)
- Reações: dos alcanos; de substituição nucleófila em carbono saturado, de adição eletrófila a ligações múltiplas carbono-carbono
Elucidação estrutural de moléculas orgânicas: Espectroscopia de UV, IV (revisão), 1H RMN , 13C RMN e espectrometria de massa (MS).
Compostos aromáticos. Definições. Reações dos compostos aromáticos: Substituição eletrofila; Sais de diazónio - reações de substituição e de acoplamento; Substituição nucleofila aromática; Reações da cadeia lateral em alquilbenzenos, e outros substituintes. Aplicações: Ex. detergentes, pesticidas, medicamentos, etc.
Reações dos compostos carbonilo: Adição nucleofílica ao grupo carbonilo - aldeídos e cetonas; Adição com reagentes de Grignard. Condensação Aldólica. Reação de Cannizaro. Redução de compostos de carbonilo. Oxidação dos aldeídos. Aplicações: fármacos.
Substituição nucleofílica no grupo carbonilo: Reações dos derivados dos ácidos carboxílicos; Substituição com reagentes de Grignard. Redução. Aplicações: polímeros de condensação: poliésteres e poliamidas. Sabões. Exemplos de sínteses de compostos orgânicos.
Estratégias de síntese. Síntese de alguns compostos orgânicos utilizados na indústria.
Aulas teórico-práticas gerais (2,5 Horas por semana) de exposição da matéria teórica, suportada por meios audiovisuais, com resolução de problemas exemplo. Os conceitos lecionados nestas aulas serão, na medida do possível, ilustrados pelos trabalhos laboratoriais a executar durante as aulas laboratoriais.
Atenção especial será dada à aplicação de conhecimentos em questões da vida cotidiana, com interfaces com a Engenharia Química. Os estudantes serão fortemente encorajados a participar durante as aulas. As presenças serão registradas.
Para além dos problemas resolvidos no TPG, os estudantes são incentivados a resolver outros problemas como trabalhos de casa, para facilitar a aprendizagem e consolidar conhecimentos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 75,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
A frequência à unidade curricular é obtida pelos estudantes que não ultrapassem o número de faltas permitido e que tenham classificação das aulas laboratoriais (CP) > 10 valores (em 20).
A classificação será baseada: na execução dos trabalhos laboratoriais, na análise dos cadernos de laboratório/relatórios prévios e numa avaliação escrita (questionário com duração de 10 min.).
A frequência e classificação prática (CP) será válida para o ano letivo seguinte. Não existem critérios alternativos de frequência (cf. Art.4, n. 3 d das NGA).
A Classificação final (ACF):
ACF = 0,75xCT + 0,25xCP onde CT= 0,30xCT1+ 0,30xCT2 + 0,4xCT3 , sendo:
CT1 a classificação do teste 1, CT2 a classificação do teste 2 e CT3 a classificação do teste 3 .
CP corresponde à classificação prática.
Serão aprovados os estudantes com classificação igual ou superior a 10 valores, havendo uma obrigatoriedade de nota mínima de classificação prática (CP) de 10 valores e de 7 valores na classificação dos testes/exame (CTE).
Os estudantes dispensados da frequência de acordo com as Normas Gerais de Avaliação, e que não a tenham obtido aprovação, deverão realizar uma avaliação escrita sobre conceitos práticos.
Não aplicável.
Deverão ter obtido frequência de acordo com o item: Provas e trabalhos especiais, e submeter-se-ão a um exame (CT), sendo a classificação final igual a 25% de CP e 75% da CT.
A melhoria de classificação será efectuada na época de recurso apenas relativamente à parte teórica, correspondendo a 75% da classificação final.