Eletrónica 2
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Eletrónica e Sistemas Digitais |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EEC |
271 |
Plano Oficial |
3 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os estudantes com os conceitos e técnicas de análise e projeto de amplificadores diferenciais, multiandar, e dos circuitos lineares e não lineares em que são aplicados. É também estudado o funcionamento dos transístores em modo de comutação no contexto da realização e da análise comportamental de circuitos lógicos básicos, completando assim a formação base dos estudantes em eletrónica, nos seus aspetos mais fundamentais.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ver reforçados os seus conhecimentos técnicos no domínio da eletrónica e as suas aptidões pessoais e profissionais, nomeadamente no que refere ao raciocínio em engenharia e resolução de problemas, ser capazes de levar a cabo experimentação e trabalhar em grupo.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Eletrónica fundamental (Eletrónica 1), incluindo análise de circuitos com díodos e configurações básicas de amplificação com um único transístor — MOSFET e BJT.
Programa
1– Polarização de amplificadores — Espelhos de corrente;
2– Par diferencial;
3– Elementos constitutivos do amplificador multi-andar e métodos de análise de pequeno e grande sinal (com e sem carga ativa);
4– Resposta em frequência das configurações básicas de amplificação;
5– Andares de saída de potência (classes A, B e AB);
6– Análise de um AmpOp comercial. (x741) e dos seus principais parâmetros de caracterização:
7– Análise de amplificadores realimentados nas suas diferentes formas;
8– Análise de estabilidade e compensação do amplificador realimentado;
9– Circuitos funcionais com AmpOps;
10– Operação de dispositivos eletrónicos em comutação;
11– Circuitos lógicos CMOS — Inversor, NAND e NOR — caracterização básica.
Incluem-se no programa tanto os transístores bipolares como os MOSFET.
Bibliografia Obrigatória
Pedro Guedes de Oliveira;
Eletrónica, uma visão de projeto. ISBN: 978-989-746-164-4 (Livro escrito em lingua Portuguesa.)
Bibliografia Complementar
Adel S. Sedra;
Microelectronic circuits. ISBN: 978-0-19-973851-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
— Aulas Teóricas de exposição dos tópicos a tratar com apresentação de exemplos práticos ilustrativos, numa lógica de aprendizagem ativa, intercaladas com aulas de demonstração de técnicas de análise e síntese de circuitos e resolução de problemas.
— Aulas de Prática Laboratorial onde será realizado um conjunto de trabalhos experimentais, ilustrativos dos conceitos aprendidos e onde se incluem aspetos de projeto.
Software
LTspice
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
— A frequência da componente laboratorial é obrigatória e sujeita à legislação no tocante ao número máximo de faltas admissível.
— A justificação de uma falta não a elimina da contagem para efeito de aproveitamento, devendo os alunos repetir os trabalhos respetivos numa outra aula ou em tempo extra curricular, desde que autorizado pelo docente e acompanhado pelo técnico responsável pelos laboratórios.
— O acesso ao exame final exige um mínimo de 9 valores (em 20) na componente laboratorial.
Fórmula de cálculo da classificação final
1. Para os alunos ordinários em primeira inscrição:
A classificação final (CF) segue a seguinte fórmula:
CF = 0,2×MT + 0,5×E + 0,3×PL
2. Faltas ao miniteste, por motivos de força maior, poderão ser justificadas na secretaria do DEEC. Caso a justificação seja aceite, o peso do miniteste na classificação final passará para o exame.
3. Para os alunos em regime especial ou os alunos ordinários que já tenham obtido aprovação na componente laboratorial da unidade curricular e não tenham solicitado expressamente o acesso ao miniteste, aplica-se a seguinte fórmula:
CF = 0,7×E + 0,3×PL
Em qualquer dos casos indicados acima, a nota da componente laboratorial (numa escala de 0 a 20) é limitada à classificação do exame final mais 4 valores:
PL = min{PL, E + 4}
4. Os pesos relativos do miniteste (MT) e da componente laboratorial (PL), na forma definida nos pontos anteriores, mantêm-se quer para o exame de época normal quer para o de recurso.
(NOTA: MT = Miniteste, E = Exame, PL = Prática Laboratorial.)
Provas e trabalhos especiais
1. Há um único miniteste a realizar, sensivelmente, a meio do semestre.
2. A frequência das aulas práticas de laboratório é objeto de avaliação com base na participação e desempenho nas aulas e respostas escritas a perguntas (tipicamente com o peso de 30% e 70%, respetivamente).
3. Provas de época especial (conclusão de curso ou outras) seguem a regra aplicável aos exames de época normal e recurso no seu ponto 3.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
1. A componente laboratorial é obrigatória para todos os estudantes.
2. Alunos em regime especial estão dispensados de realizar o mini-teste, podendo, contudo, requerer que o faça.
Melhoria de classificação
1. Em caso de melhoria de classificação, se no mesmo ano letivo, as regras são as mesmas que vigoram para os exames de época normal e recurso;
2. No caso de melhoria no ano letivo subsequente, a classificação da componente laboratorial do ano em que fez a unidade curricular volta a contar com o peso de 30%, sendo os restantes 70% atribuídos ao exame.
Em todos os casos, a nota da componente laboratorial (numa escala de 0 a 20) é limitada à classificação do exame final mais 4 valores (em 20): PL = min {PL, E + 4}.
Observações