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Circuitos 1

Código: L.EEC003     Sigla: CIR1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EEC 329 Plano Oficial 1 - 4,5 45,5 121,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objetivo principal da unidade curricular fornecer aos estudantes formação básica em análise de circuitos elétricos lineares incluindo a capacidade de aplicar as leis básicas da teoria da eletricidade a circuitos de corrente contínua.  Os estudantes aprendem os conceitos e propriedades das grandezas elétricas fundamentais e dos dispositivos ativos e passivos usados em modelos de circuitos elétricos.  Aprendem as leis básicas aplicáveis a circuitos elétricos e os métodos de análise e de simplificação de circuitos que as utilizam para equacionar e resolver circuitos em corrente contínua. Desenvolvem ainda capacidades para montagem, medida e teste de circuitos elétricos simples em corrente contínua, em contexto laboratorial.

Resultados de aprendizagem e competências

Após conclusão da unidade curricular os estudantes deverão ter adequirido as competências necessárias para:

1. Conhecer e saber explicar as relações entre as grandezas elétricas fundamentais: carga elétrica, tensão, corrente e potência.

2. Aplicar as leis dos circuitos elétricos para simplificar e analisar circuitos elétricos lineares, constituídos por resistências, fontes ideais independentes e fontes controladas de tensão ou de corrente, em regime de corrente contínua.

3. Realizar e interpretar medidas experimentais de grandezas elétricas fundamentais em circuitos elétricos elementares.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum.

Programa

1. Grandezas elétricas (carga elétrica, corrente e tensão) e elementos básicos de circuitos elétricos lineares (fontes ideais de tensão e fontes ideais de corrente, independentes e controladas, e resistências).

2. Leis fundamentais dos circuitos elétricos: lei de Ohm; leis de Kirchhoff das correntes e tensões; associações série eparalelo de elementos básicos de circuitos; divisor de tensão e divisor de corrente.

3. Potência e energia elétricas: princípio da conservação de energia.

4. Métodos estruturados para análise de circuitos elétricos: análise nodal e análise de malhas.

5. Teoremas e circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton: determinação dos modelos equivalentes e equivalência entre esses modelos; condição de transferência de potência máxima para uma resistência.

6. Princípio da linearidade e sobreposição.

7. Modelos lineares de fontes reais de tensão e de corrente; equivalência entre fontes de tensão e de corrente.

Bibliografia Obrigatória

Nilsson, James W.; Electric circuits. ISBN: 0-13-127760-X

Bibliografia Complementar

Vítor Cancela Meireles; Circuitos Eléctricos, Lidel, 2010. ISBN: 978-972-757-586-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação da disciplina desenvolve-se em aulas teóricas (T) e em aulas práticas-laboratoriais (PL). Nas aulas T (1.5h) tem lugar a exposição da matéria acompanhada da resolução de exemplos ilustrativos. As aulas PL (2h) têm por objetivo a resolução de exercícios e a realização de um conjunto de trabalhos laboratoriais destinados a verificar experimentalmente o funcionamento de circuitos elementares em corrente contínua e a permitir o contacto dos alunos com os componentes e instrumentos de medida mais comuns.

Durante as aulas PL será também realizado um conjunto de mini-provas de avaliação que constituirá parte da avaliação distribuída, juntamente com os trabalhos laboratoriais.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Teste 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 45,50
Trabalho laboratorial 6,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Para obter frequência todos os estudantes não devem ultrapassar o limite legal de faltas às aulas PL. Devem também realizar os trabalhos laboratoriais e as provas de avaliação distribuída, a ter lugar durante as aulas PL.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final (CF) obtém-se combinando a classificação de um exame escrito (AE) com a nota de avaliação distribuída que resulta da soma das classificações de um conjunto de minitestes (MT) com a dos trabalhos laboratoriais (AL).

A classificação final é obtida pela expressão: CF = 0.6 AE + 0.2 MT + 0.2 AL

Para obter aprovação, os estudantes devem cumprir simultâneamente as condições seguintes:
- atingir uma classificação final (CF) superior ou igual a 10 valores;
- atingir uma classificação mínima de 40% no exame final (AE);
- obter a classificação mínima de 40% na componente de avaliação distribuída (minitestes MT e trabalhos laboratoriais AL)

A não participação em algum dos pontos de avaliação distribuída traduz-se numa classificação de zero valores para a atividade não realizada. Em caso de falta devidamente justificada, e na impossibilidade de a poder realizar numa outra turma, essa parte da classificação será incorporada no exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final será realizada através de um exame incidindo sobre toda a matéria e permitirá melhorar a classificação já obtida nas componentes de avaliação escrita (exame e minitestes), com um peso total de 16 valores (80%), mantendo-se a classificação de avaliação distribuída já obtida na componente laboratorial (4 valores ou 20%). A melhoria de classificação da componente de avaliação prática laboratorial pode ser feita no ano letivo seguinte, repetido os trabalhos laboratoriais.

Observações

A componente escrita da avaliação distribuída consistirá na realização de 4 exercícios no final de 4 aulas práticas, em datas que não serão anunciadas previamente. Esses exercícios serão feitos, obrigatoriamente, nas turmas em que cada estudante está inscrito. Dos resultados obtidos nesses 4 exercícios serão considerados apenas os 3 com a melhor classificação.

A falta justificada a um desses pontos de avaliação, que tenha sido considerado para o cálculo da classificação da componente de avaliação distribuída, será compensada incorporando no exame final a parte da avaliação distribuída correspondente a esse ponto de avaliação.

A componente de avaliação laboratorial será realizada numa aula prática a anunciar previamente, perto do final do semestre, em que os estudantes terão de demonstrar os conhecimentos práticos adquiridos durante as aulas laboratoriais.

Os estudantes que já frequentaram Circuitos 1 no ano letivo 2021/2022 e reprovaram, mas obtiveram uma classificação da avaliação distribuída superior a 40%, poderão manter este ano essa classificação da avaliação distribuída obtida em 2021/2022, não realizando os pontos de avaliação distribuída do corrente ano letivo. Os estudantes que frequentaram Circuitos 1 no ano letivo 2021/2022 e que não atingiram a classificação mínima de 40% na componente de avaliação distribuída terão de realizar todos os pontos de avaliação distribuída no ano letivo corrente.
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