Circuitos 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EEC |
329 |
Plano Oficial |
1 |
- |
4,5 |
45,5 |
121,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É objetivo principal da unidade curricular fornecer aos estudantes formação básica em análise de circuitos elétricos lineares incluindo a capacidade de aplicar as leis básicas da teoria da eletricidade a circuitos de corrente contínua. Os estudantes aprendem os conceitos e propriedades das grandezas elétricas fundamentais e dos dispositivos ativos e passivos usados em modelos de circuitos elétricos. Aprendem as leis básicas aplicáveis a circuitos elétricos e os métodos de análise e de simplificação de circuitos que as utilizam para equacionar e resolver circuitos em corrente contínua. Desenvolvem ainda capacidades para montagem, medida e teste de circuitos elétricos simples em corrente contínua, em contexto laboratorial.
Resultados de aprendizagem e competências
Após conclusão da unidade curricular os estudantes deverão ter adequirido as competências necessárias para:
1. Conhecer e saber explicar as relações entre as grandezas elétricas fundamentais: carga elétrica, tensão, corrente e potência.
2. Aplicar as leis dos circuitos elétricos para simplificar e analisar circuitos elétricos lineares, constituídos por resistências, fontes ideais independentes e fontes controladas de tensão ou de corrente, em regime de corrente contínua.
3. Realizar e interpretar medidas experimentais de grandezas elétricas fundamentais em circuitos elétricos elementares.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nenhum.
Programa
1. Grandezas elétricas (carga elétrica, corrente e tensão) e elementos básicos de circuitos elétricos lineares (fontes ideais de tensão e fontes ideais de corrente, independentes e controladas, e resistências).
2. Leis fundamentais dos circuitos elétricos: lei de Ohm; leis de Kirchhoff das correntes e tensões; associações série eparalelo de elementos básicos de circuitos; divisor de tensão e divisor de corrente.
3. Potência e energia elétricas: princípio da conservação de energia.
4. Métodos estruturados para análise de circuitos elétricos: análise nodal e análise de malhas.
5. Teoremas e circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton: determinação dos modelos equivalentes e equivalência entre esses modelos; condição de transferência de potência máxima para uma resistência.
6. Princípio da linearidade e sobreposição.
7. Modelos lineares de fontes reais de tensão e de corrente; equivalência entre fontes de tensão e de corrente.
Bibliografia Obrigatória
Nilsson, James W.;
Electric circuits. ISBN: 0-13-127760-X
Bibliografia Complementar
Vítor Cancela Meireles;
Circuitos Eléctricos, Lidel, 2010. ISBN: 978-972-757-586-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A lecionação da disciplina desenvolve-se em aulas teóricas (T) e em aulas práticas-laboratoriais (PL). Nas aulas T (1.5h) tem lugar a exposição da matéria acompanhada da resolução de exemplos ilustrativos. As aulas PL (2h) têm por objetivo a resolução de exercícios e a realização de um conjunto de trabalhos laboratoriais destinados a verificar experimentalmente o funcionamento de circuitos elementares em corrente contínua e a permitir o contacto dos alunos com os componentes e instrumentos de medida mais comuns.
Durante as aulas PL será também realizado um conjunto de mini-provas de avaliação que constituirá parte da avaliação distribuída, juntamente com os trabalhos laboratoriais.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
45,50 |
Trabalho laboratorial |
6,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência todos os estudantes não devem ultrapassar o limite legal de faltas às aulas PL. Devem também realizar os trabalhos laboratoriais e as provas de avaliação distribuída, a ter lugar durante as aulas PL.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final (CF) obtém-se combinando a classificação de um exame escrito (AE) com a nota de avaliação distribuída que resulta da soma das classificações de um conjunto de minitestes (MT) com a dos trabalhos laboratoriais (AL).
A classificação final é obtida pela expressão: CF = 0.6 AE + 0.2 MT + 0.2 AL
Para obter aprovação, os estudantes devem cumprir simultâneamente as condições seguintes:
- atingir uma classificação final (CF) superior ou igual a 10 valores;
- atingir uma classificação mínima de 40% no exame final (AE);
- obter a classificação mínima de 40% na componente de avaliação distribuída (minitestes MT e trabalhos laboratoriais AL)
A não participação em algum dos pontos de avaliação distribuída traduz-se numa classificação de zero valores para a atividade não realizada. Em caso de falta devidamente justificada, e na impossibilidade de a poder realizar numa outra turma, essa parte da classificação será incorporada no exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final será realizada através de um exame incidindo sobre toda a matéria e permitirá melhorar a classificação já obtida nas componentes de avaliação escrita (exame e minitestes), com um peso total de 16 valores (80%), mantendo-se a classificação de avaliação distribuída já obtida na componente laboratorial (4 valores ou 20%). A melhoria de classificação da componente de avaliação prática laboratorial pode ser feita no ano letivo seguinte, repetido os trabalhos laboratoriais.
Observações
A componente escrita da avaliação distribuída consistirá na realização de 4 exercícios no final de 4 aulas práticas, em datas que não serão anunciadas previamente. Esses exercícios serão feitos, obrigatoriamente, nas turmas em que cada estudante está inscrito. Dos resultados obtidos nesses 4 exercícios serão considerados apenas os 3 com a melhor classificação.
A falta justificada a um desses pontos de avaliação, que tenha sido considerado para o cálculo da classificação da componente de avaliação distribuída, será compensada incorporando no exame final a parte da avaliação distribuída correspondente a esse ponto de avaliação.
A componente de avaliação laboratorial será realizada numa aula prática a anunciar previamente, perto do final do semestre, em que os estudantes terão de demonstrar os conhecimentos práticos adquiridos durante as aulas laboratoriais.
Os estudantes que já frequentaram Circuitos 1 no ano letivo 2021/2022 e reprovaram, mas obtiveram uma classificação da avaliação distribuída superior a 40%, poderão manter este ano essa classificação da avaliação distribuída obtida em 2021/2022, não realizando os pontos de avaliação distribuída do corrente ano letivo. Os estudantes que frequentaram Circuitos 1 no ano letivo 2021/2022 e que não atingiram a classificação mínima de 40% na componente de avaliação distribuída terão de realizar todos os pontos de avaliação distribuída no ano letivo corrente.