Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > M.EEC059

Centrais, Subestações e Redes

Código: M.EEC059     Sigla: CSR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EEC 41 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 39 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-02-22.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Programa, Melhoria de classificação, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1 - Aquisição e demonstração de conhecimento dos processos e sistemas de conversão e transformação de energia (centrais convencionais e subestações) e compreender os regimes de exploração do sistema produtor.
2 - Aquisição e demonstração de conhecimento das bases de cálculo e projecto dos elementos e sub-sistemas principais de centrais e subestações.
3- Aquisição e demonstração de conhecimento das técnicas de avaliação da fiabilidade e da qualidade de serviço em centrais e subestações, bem como das técnicas de análise da fiabilidade associada a equipamentos de reserva. (Competências CDIO- Conceiving — Designing — Implementing — Operating-1.2,1.4,2.3,2.5,3.2,3.3,4.2,4.3,4.4 e 4.6)

Resultados de aprendizagem e competências

1- Conhecimento das técnicas de avaliação da fiabilidade e da qualidade de serviço em centrais e subestações, bem como das técnicas de análise da fiabilidade associada a equipamentos de reserva.

2 -Conhecimento dos  sistemas de conversão e transformação de energia (centrais convencionais e subestações) e dos regimes de exploração do sistema produtor.

3 - Conhecimento das bases de cálculo e projecto dos elementos e sub-sistemas principais de centrais e subestações.

4 - Conhecimento das estruturas e modos de exploração das redes de transporte e distribuição e impacto da geração distribuída.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A frequência desta UC requer conhecmentos leccionados nas UCs de Electromagnetismo, Probabilidades e Estatística, Sistemas Eléctricos de Energia, Máquinas Eléctricas, Redes de Transporte e Distribuição e Regimes Estacionários do SEE.

É da responsabilidade do estudante garantir o domínio dos temas abordados nessas UCs.

Programa

Fiabilidade de centrais e subestações e dos seus serviços auxiliares. Conceitos e técnicas gerais. Componentes reparáveis e não reparáveis. Índices de fiabilidade básicos. Processos de Markov e técnicas de frequência e duração. Análise custo-benefício relativa a equipamentos de reserva. Método dos cortes mínimos. Consideração de avarias activas, encravamentos, componentes em stand-by. Aplicação de probabilidade condicionada. Caso de serviços auxiliares.

Subestações: constituição genérica e esquemas eléctricos. Postos de transformação. Dimensionamento de barramentos segundo a Norma IEC 865-1-2. Esquemas eléctricos, protecções, terras, etc.

Centrais. Esquemas elétricos e serviços auxiliares para diversos tipos de processos de geração, clássica e de renováveis.

Redes. Estruturas e modos de operação das modernas redes de distribuição e transmissão. Compensação reativa em redes de distribuição.

Bibliografia Obrigatória

Billinton, Roy; Reliability evaluation of engineering systems. ISBN: 0-273-08484-4
Billinton, Roy; Reliabilitaty evaluation of power systems. ISBN: 0-306-45259-6
Wang, Hongzhou; Reliability and optimal maintenance. ISBN: 1-84628-324-8
Vladimiro Miranda; Fiabilidade em sistemas de potência: uma introdução, 2015
J. Luís Pereira da Silva; Método dos Cortes Mínimos -Edição Revista, 2005 (Extraída de "Fiabilidade em Sistemas Eléctricos de Energia" . M. Ferreira de Oliveira, J. Borges Gouveia, J. Pereira da Silva, 1980)
Boyle, Godfrey; Renewable energy. ISBN: 0-19-856451-1
Ramírez Vázquez, José; Estaciones de transformacion y distribucion proteccion de sistemas electricos. ISBN: 84 329 6007 1
L. Vilela Pinto; Manual MGCALC. ISBN: 972-95831-1-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição, com apoio de slides. Aulas teórico-práticas para discussão de casos de estudo, resolução de problemas e acompanhamento dos trabalhos da avaliação distribuída.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 72,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Cumprimento das regras de assiduidade em vigor. Realização de dois trabalhos de avaliação distribuída. O aluno deverá obter um mínimo de 40% em cada um dos trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final EF - 10/20 valores. Classificação de cada um dos relatórios dos dois trabalhos de avaliação distribuída TP - 5/20 valores. Mínimo de 40% em cada avaliação parcial (exame e cada trabalho) A componente EF permite avaliar as competências CDIO - 1.2,1.4,2.3,2.5,3.2,3.3 A componente TP permite avaliar as competências CDIO - 1.2,1.4,2.3,2.5,3.2,3.3,4.2,4.3,4.4 e 4.6

Provas e trabalhos especiais

Durante a realização da parte prática dos exames não é permitida a utilização de máquinas de calcular da gama TI-Nspire (Texas Instruments). Como regra geral, só é permitida a utilização de máquinas de calcular que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:

- não apresentam capacidade de leitura de ficheiros em formato pdf ou formato de imagem (incluindo formatos vetoriais)

- não terem capacidade de comunicação à distância.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estas situações não dispensam a realização dos dois trabalhos de avaliação continua. Estes trabalhos têm que ser realizados no mesmo prazo que for fixado para os estudantes ordinários. A forma de avaliação é portanto a mesma para todos os estudantes, independentemente do seu estatuto. Os estudantes só poderão apresentar-se a exame se tiverem classificação de avaliação distribuida, tendo obtido 40% em cada um dos trabalhos.

Melhoria de classificação

Exame.
A classificação dos trabalhos de avaliação distribuida será válida para todo o ano lectivo e não poderá ser substituída por outro tipo de provas ou exames.

Observações

Os estudantes com frequência de anos anteriores, caso tenham realizado trabalhos de avaliação, podem solicitar aos regentes da disciplina para que essas classificações lhes sejam consideradas.

Os estudantes com frequência, se não tiverem realizado trabalhos de avaliação contínua, terão que realizar nos mesmos prazos os trabalhos dos estudantes "normais".

Durante a realização da parte prática dos exames não é permitida a utilização de máquinas de calcular da gama TI-Nspire (Texas Instruments). Como regra geral, só é permitida a utilização de máquinas de calcular que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:

- não apresentam capacidade de leitura de ficheiros em formato pdf ou formato de imagem (incluindo formatos vetoriais)

- não terem capacidade de comunicação à distância.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 20:26:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias