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Iniciação à Investigação

Código: M.EEC039     Sigla: IINV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EEC 168 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 19,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-02-21.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

ENQUADRAMENTO

O principal objectivo da unidade curricular é dotar os alunos de competências relacionadas com a estruturação de um trabalho de dissertação e com boas práticas na realização de investigação em engenharia. A unidade curricular encontra-se organizada em duas partes complementares. Na primeira parte os estudantes terão a oportunidade de frequentar um conjunto de seminários formativos na área da escrita científica. Na segunda parte, o estudante irá realizar o trabalho preliminar da Dissertação supervisionado pelo respetivo orientador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

— Familiarizar-se com os processos, metodologias e práticas associados à investigação científica;
— Elaborar e apresentar o plano de um projecto de dissertação, incluindo o respectivo estado da arte.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

— Pesquisar literatura/publicações científicas em diferentes bases de dados;
— Aplicar pensamento crítico para avaliar e selecionar as referências bibliográficas mais relevantes para o problema ou questão científica a tratar;
— Enquadrar um problema ou questão científica, e eventual formulação de hipótese/solução, no estado da arte;
— Elaborar um plano de trabalhos;
— Estruturar e preparar devidamente um manuscrito científico;
— Comunicar resultados de investigação e apresentar adequadamente o trabalho realizado.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

1. Formação geral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
2. Ter um tema de dissertação e um orientador atribuído.

Programa

1. Métodos sistemáticos de pesquisa de informação científica;
2. Concepção e realização de trabalhos para publicação;
3. Tutoriais convidados;
4. Concepção, elaboração e defesa do relatório do projecto de dissertação.

Bibliografia Obrigatória

James Mauch, Namgi Park ; Guide to the Successful Thesis and Dissertation: A Handbook For Students And Faculty, CRC Press;. ISBN: 9780824742881

Bibliografia Complementar

Rita S. Brause; Writing Your Doctoral Dissertation Invisible Rules for Success, Routledge. ISBN: 9780750707442
Ana Carla Madeira, Maria Manuel Abreu; Comunicar em Ciência Como Redigir e Apresentar Trabalhos Científicos. ISBN: 9789725921654

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

— Organização de seminários dedicados a temas comuns à formação dos estudantes. Esta componente é de participação obrigatória e será ministrada de forma presencial ou à distância;

— Escrita de um relatório técnico intermédio sobre o projecto de dissertação, revisto e avaliado de forma qualitativa (Excelente, Muito Bom,…) e anónima pelos pares (estudantes). Nesta revisão, o avaliador deve incluir críticas construtivas e propostas de melhoria. Ao resultado da avaliação deverá também corresponder uma resposta/contestação por parte dos autor. Este relatório não deve exceder 4 páginas e tem como principal objetivo permitir que o/a estudante exercite os processos aprendidos durante os seminários, bem como aqueles que resultam da atividade com os respetivos orientadores;

— Escrita do relatório final referente ao trabalho preliminar da dissertação;

— Apresentação pública (por videoconferência) do trabalho preliminar perante um júri de três elementos, do qual faz parte o orientador. A duração da apresentação não deve exceder 5 minutos e a discussão 10 minutos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 48,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 32,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 12,00
Trabalho de investigação 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Estudo autónomo 45,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Cumprir todas as componentes de avaliação com um mínimo de 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

— O júri avalia o relatório final e a apresentação pública do trabalho. O júri  é constituído por três elementos: 2 elementos externos (docentes) e o orientador.
CJ — Classificação do júri
RF — Relatório final
AP — Apresentação pública do trabalho
OR — Orientador
E1 — Elemento externo 1
E2 — Elemento externo 2

OR,E1,E2 = 0,6×RF + 0,4×AP

CJ = 0,5×OR + 0,25×E1 + 0,25×E2

— A avaliação do relatório intermédio é realizada pelos docentes, onde será tomada em consideração a avaliação qualitativa realizada pelos pares.  
RT — Relatório técnico intermédio

— Existirá uma componente de penalização (até 2 Valores), em função da assiduidade e empenho do estudante nas diferentes atividades.
P — Penalização

— Classificação final:

CF = max[ (0,8×CJ + 0,2×RT - P) , 0 ].

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Possível isenção da frequência dos seminários e mediante solicitação aos docentes da UC. As restantes atividades são de realização obrigatória e são também avaliadas de forma equivalente a um estudante de inscrição ordinária.

Melhoria de classificação

As características especiais desta unidade curricular impedem que as atividades possam ser avaliadas em épocas especiais (de qualquer natureza) ou de conclusão de curso.

Observações

Nota: O acesso à aula por videoconferência faz-se via zoom, com acesso federado:
— aplicação zoom: [Sign in with SSO] [company domain] = videoconf-colibri
— navegador: [Join from Your Browser] e [Sign in with SSO] 

— Link zoom para as aulas teóricas (segunda-feira 15h00m):
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81064499781
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