Código: | M.EEC028 | Sigla: | SER |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Automação e Controlo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EEC | 9 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 39 |
Explicar os princípios de funcionamento das principais fontes de energia renovável (solar fotovoltaica, eólica, biomassa, hídrica, ondas marítimas e marés) e identificar as principais topologias de conversão das diferentes energias primárias em energia eléctrica.
Explicar e saber aplicar os métodos fundamentais de controlo da potência produzida.
Analisar e comparar diferentes topologias de condicionamento de fontes de energia renovável.
Identificar e compreender os diferentes sistemas de armazenamento de energia e a sua aplicação em microredes.
Identificar, aplicar e verificar os aspectos normativos fundamentais da interface de energias renováveis para a rede eléctrica.
Projectar e integrar os diferentes subsistemas, electrónicos e de controlo, da cadeia de conversão de energia para as energias renováveis mais significativas: solar fotovoltaica e eólica.
A unidade curricular de Sistemas de Energia Renovável contribuirá para o enriquecimento, por parte dos estudantes, das seguintes competências:
1. Conhecer os componentes, os modelos matemáticos, as tecnologias e os métodos de controlo dos sistemas de conversão de energia solar PV e eólica;
2. Analisar e avaliar criticamente as soluções tecnológicas existentes no domínio dos sistemas de conversão de energia, ao nível dos circuitos de potência, dos métodos de controlo e das características de funcionamento;
3. Exercitar as ferramentas de simulação computacional que permitem modelar, projetar, analisar e avaliar os desempenhos dos controladores dos sistemas de conversão de energia de base eletrónica;
4. Trabalho de grupo;
5. Elaborar relatórios técnicos e fazer apresentações orais.
Em suma, o estudante saberá discutir e avaliar alternativas para a implementação de sistemas de controlo de energia renovável que sejam mais sustentáveis e fiáveis e que cumpram os regulamentos da rede.
Caracterização das energias renováveis: solar fotovoltaica, eólica, biomassa, hídrica, ondas marítimas e marés.
Caracterização dos sistemas de armazenagem de energia: baterias, hídrica, volante de inércia, ar comprimido, pilhas de combustível e hidrogénio verde.
Energia solar fotovoltaica. Controlo baseado em seguimento do ponto de potência máxima (MPPT). Métodos de condicionamento. Topologias de ligação à rede eléctrica.
Turbinas eólicas: características mecânicas e métodos de controlo passivos e activos. Geradores eléctricos, assíncronos e síncronos: gama de funcionamento em velocidade e métodos de controlo de potência. Optimização da conversão de energia eólica.
Topologias de conversão baseadas em sistemas electrónicos de potência e métodos de controlo para sistemas de conversão de energia eólica e de energia solar.
Interface para a rede eléctrica de fontes de energia renováveis. Aspectos normativos.
As aulas teórico-práticas compreendem:
1. Exposição tutorial e interativa dos diversos tópicos dos conteúdos programáticos da unidade curricular;
2. Fornecimento aos estudantes de casos do mundo real para os estudantes estudarem, simularem e debaterem soluções;
3. Estudos e simulações de exemplos práticos realizadas de forma autónoma para apresentação e discussão em sala de aula;
4. Supervisão de trabalhos de simulação e experimentais;
5. Tutoria ao trabalho de projeto.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho laboratorial | 20,00 |
Exame | 40,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Trabalho escrito | 13,00 |
Total: | 162,00 |
Não exceder o limite de faltas nas aulas práticas e obter um mínimo de 40% nos trabalhos práticos.
Critérios de avaliação são os seguintes:
1- Trabalhos laboratoriais (TL);
2- Participação nas aulas para apresentação oral de trabalho (AO);
3- Trabalho prático de simulaçãoe e/ou experimental (TP)
4- Exame (EX), sem consulta, com a duração de 2h.
Os trabalhos laboratoriais e de projeto serão em grupo e são objeto de relatório escrito e apresentação oral.
Os TLs avaliam a capacidade de estudo, de implementação e análise de soluções, bem como avaliam a capacidade de trabalho em grupo.
O TP mede a capacidade de analisar, modelar, projetar e simular sistemas de energias renováveis, bem como o processo de desenvolvimento do trabalho de projeto em equipa (organização e planeamento do trabalho, cumprimento de objetivos, qualidade da documentação e do relatório técnico) e a criatividade na formulação de possíveis soluções.
A participação nas aulas e apresentação oral do trabalho (AO) serve para avaliar o empenho no acompanhamento da unidade curricular e a capacidade de comunicar em público para uma audiência específica.
O exame (EX) avalia a capacidade de explicar e analisar o funcionamento dos sistemas de energias renováveis na presença de diferentes fontes e métodos de controlo, bem como o nível e robustez dos conhecimentos adquiridos, o mérito técnico-científico das diferentes soluções e rigor na proposta de soluções técnicas adequadas.
A classificação final (CF) é calculada da seguinte forma:
CF=0.2*TL+0.3*TP+0.1*AO+0.4*EX
Todas as avaliações parciais são classificadas de 0 a 20 valores.
A aprovação na unidade curricular está condicionada a um mínimo de 8,0 valores no exame final.
Não há. Os trabalhos práticos podem ser realizados, sem quaisquer restrições, fora do horário das aulas, sendo obrigatórios para todos os alunos inscritos (ordinários, TEs, TIs, DAs, Mils, ...).
Não há. Os trabalhos laboratoriais e de projeto podem ser realizados, sem quaisquer restrições, fora do horário das aulas teórico-práticas, sendo obrigatórios para todos os alunos inscritos (ordinários, TEs, TIs, DAs, Mils, ...).
As componentes TP e/ou EX é susceptível de melhoria, nas épocas a isso destinadas.