Mobilidade Elétrica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Automação e Controlo |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EEC |
16 |
Plano de Estudos Oficial |
2 |
- |
6 |
52 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Atualmente, o enorme número de automóveis com motores de combustão interna, ICE, presentes no planeta, tem
conduzido a sérios problemas para a saúde humana, para o meio ambiente, bem como para os recursos de
hidrocarbonetos e ainda para o aquecimento global, devido às emissões de gases com efeito de estufa, GHG.
É hoje clara a necessidade de evoluir para veículos mais eficientes, amigos do ambiente e livres de efeitos poluidores.
Nesse sentido a UE legislou, recentemente, de modo a que, até 2025, a redução média de CO2, nas frotas de carros
novos, seja de 20% e, até 2030, seja alcançada uma redução de 40% nas referidas emissões. Assim, para enfrentar estes
desafios, os fabricantes são, num futuro muito próximo, obrigados a apostar na venda de grandes quantidades de
veículos elétricos e híbridos.
Alinhado com esta recente tendência, esta UC pretende dotar os Estudantes com o conhecimento fundamental, as bases
teóricas e as estratégias de controlo e metodologias de projecto associadas a ICEs, veículos elétricos, híbridos e de célula
de combustível.
Assim, é efectuada a analise matemática destes sistemas para a sua modelação e simulação. São ainda apresentadas
arquiteturas de “power-train” para ICE, BEV, HEV e FCHEV, bem como sistemas de carregamento, armazenamento e
propulsão de energia.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC, os Estudantes devem ser capazes de identificar os principais componentes associados aos
motores ICE, bem como explicar seu comportamento e a influência do seu controlo nas emissões associadas. Pretende-se
ainda dotar os Estudantes de competências associadas à identificação e criação de “layouts” para BEVs, HEVs e FCHEVs.
Pretende-se que os Estudantes fiquem aptos a listar todos os componentes envolvidos e entender os seus princípios
fundamentais. Além disso, os Estudantes devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido para modelar e simular
as várias topologias associadas aos “power-train” de veículos elétricos e híbridos. No final do curso, os Estudantes
deverão ainda ter competências na analise e avaliação de questões relacionadas com o carregamento e o
armazenamento de energia e com as infraestruturas associadas.
No contexto da concepção, projeto, implementação e operação de sistemas e produtos (CDIO), os Estudantes devem
adquirir conhecimentos técnicos sobre mobilidade elétrica CDIO 1.2. (conhecimentos fundamentais de engenharia) e
reforçar as suas competências pessoais e profissionais, nomeadamente o CDIO 2.1.1. (Identificação e Formulação de
Problemas), CDIO 2.1.2. (Modelação) e CDIO 2.1.5. (Solução e recomendação). Devem ainda realizar trabalho
experimental CDIO 2.2 e trabalho em equipa, CDIO 3.1.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 – História dos veículos com motores de combustão, eléctricos, híbridos e a hidrogénio (Fuell Cell).
2- Oxido de Azoto, monóxido de carbono, hidrocarbonetos e outros elementos poluidores associados às emissões dos
motores de combustão. Aquecimento global e gases de efeito de estufa.
3- Fundamentos associados à propulsão e travagem de veículos terrestres. Dinâmica associada e técnicas de solução.
4- Fundamentos da operação e controlo de veículos ICE SI. Modelação e simulação dos sistemas associados.
5- Configuração de um Veículo Eléctrico, VE. Desempenho e consumo energético associado. Modelação e simulação de
VEs.
6- Conceitos fundamentais e arquitecturas de “power-train” de veículos híbridos, HEVs. Modelação e simulação de HEVs.
7- Fontes energéticas e armazenamento de energia. Baterias, células de combustível e supercapacidades. Hibridização no
armazenamento. Modelação e simulação.
8- Travagem regenerativa. Modelação e simulação.Bibliografia Obrigatória
Mehrdad Ehsani, Yimin Gao, Stefano Longo, Kambiz Ebrahimi;
Modern Electric, Hybrid Electric, and Fuel Cell Vehicles, CRC Press, 2018. ISBN: ISBN 9781498761772
Dirk Fornahl (Editor), Michael Hülsmann (Editor); Electric Mobility Evolution, Theoretical, Empirical and Political Aspects, Springer; 1st ed. 2021 edition (May 13, 2021), 2021. ISBN: ISBN-13: 978-3319058030 ISBN-10: 3319058037
Iqbal Husain;
Electric and Hybrid Vehicles: design fundamentals, CRC Press, 2021. ISBN: ISBN 9780367693930
Institution of Mechanical Engineers (Author); Sustainable Vehicle Technologies: Driving the Green Agenda., Institution of Mechanical Engineers, 2013. ISBN: ISBN-13: 978-0857094568 ISBN-10: 0857094564
Bibliografia Complementar
Ali Emadi;
Handbook of automotive power electronics and motor drives. ISBN: 0824723619 (alk. paper)
Emadi, Ali;
Handbook of automotive power electronics and motor drives [Documento electrónico], CRC Press, 19/12/2017, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas Teóricas de exposição dos conteúdos a tratar com apresentação de exemplos práticos ilustrativos, numa lógica de
aprendizagem ativa, intercaladas com aulas de demonstração de técnicas de análise e síntese e resolução de problemas.
- Aulas de Prática Laboratorial onde são realizados trabalhos de aplicação dos conceitos aprendidos.Software
MATLAB
PSIM
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
52,00 |
Frequência das aulas |
26,00 |
Trabalho escrito |
32,00 |
Trabalho laboratorial |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
1. Componente laboratorial (CL), com um peso de 40%, associada à participação e desempenho nas aulas laboratoriais.
2. Trabalhos de casa (TPC) com o peso total de 10%.
3. Exame final (EF) com o peso de 50%.
Avaliação: Classificação final (CF)=0,4xCL+0,1xTPC+0,5xEF
A aprovação nesta UC pressupõe a obtenção de uma classificação final mínima de 10 valores sujeita a classificações mínimas nas parcelas de: CL ≥ 8, EF ≥ 8 valores. A diferença entre a parcela CL e a classificação do EF não poderá exceder quatro valores em vinte.Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final (CF)=0,4xCL+0,1xTPC+0,5xEF
Observações
Caros Estudantes.
Começamos as aulas na quarta feira dia 27.
Espero nessa altura já estarem todos inscritos.
Cumprimentos
ASA