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Fundamentos de Processamento de Sinal

Código: L.EEC025     Sigla: FPS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=3853
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EEC 300 Plano Oficial 3 - 6 52 162
M.EEC 70 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 52 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-11-24.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Esta unidade curricular pretende motivar os estudantes para o domínio de conceitos fundamentais, técnicas e ferramentas de análise e projeto na área do Processamento de Sinal (PS). É dada particular ênfase aos tópicos de amostragem e reconstrução de sinal; transformada Z; projeto e realização de filtros do tipo FIR e IIR; equivalentes discretos de sistemas contínuos; Transformada Discreta de Fourier (DFT) e seu cálculo rápido através da FFT; aplicações práticas da DFT mormente em estudos de correlação e análise espectral. Um objetivo central é capacitar os estudantes para a resolução de problemas de processamento de sinal e motivar para a experimentação laboratorial através do projeto, ensaio e validação prática de soluções para desafios selecionados numa abordagem de "hands-on" e "learning-by-doing".

Resultados de aprendizagem e competências

A frequência e conclusão bem sucedida desta unidade curricular permitirá aos estudantes

-compreender o processo de amostragem e reconstrução de sinal e antecipar as suas implicações quando aplicado a sinais reais;

-projetar, implementar e testar filtros digitais FIR e IIR mediante objetivos especificados de operação e condicionamento de sinal, incluindo na filtragem adaptativa;

-dominar a DFT, suas propriedades circulares e alternativas de implementação rápida (FFT);

-identificar e concretizar potencialidades de aplicação da DFT, nomeadamente na filtragem FIR rápida, em estudos de correlação e na análise espectral de sinal.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sinais e Sistemas (L.EEC015), ou equivalente

Programa

1. Caracterização e representação de sinais e sistemas discretos. Sinais discretos determinísticos e aleatórios.
2. Transformada de Fourier em tempo discreto. Propriedades e pares de transformadas.
3. Amostragem e reconstrução de sinais. Teorema da amostragem e ‘aliasing’. Processamento discreto de sinais contínuos.
4. A Transformada Z. Condições de estabilidade e causalidade. Caracterização no domínio Z de sistemas discretos FIR e IIR.
5. Sistema inverso, passa-tudo, sistemas de fase mínima, linear e máxima. Sistemas FIR de fase linear.
6. Projeto de filtros discretos IIR e FIR e suas estruturas de realização. Filtros adaptativos.
7. Equivalentes discretos de sistemas contínuos.
8. A Transformada de Fourier Discreta (DFT) e suas propriedades periódicas.
9. Cálculo da DFT através da Fast Fourier Transform (FFT).
10. Aplicação da FFT na convolução FIR rápida, no cálculo da correlação e na estimação espectral.

Bibliografia Obrigatória

Alan V. Oppenheim; Discrete-time signal processing. ISBN: 0-13-083443-2

Bibliografia Complementar

Sanjit K. Mitra; Digital signal processing. ISBN: 0-07-122607-9
John G. Proakis; Digital signal processing. ISBN: 0-13-187374-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino apoia-se em aulas teóricas (1.5h/semana), aulas teórico-práticas (1.5h/semana) e aulas laboratoriais (1h/semana). As aulas teóricas envolvem a discussão e ilustração dos conteúdos programáticos e incluem, em alguns casos, um complemento em suporte de vídeo que os estudantes poderão visionar. As aulas teórico-práticas destinam-se quer à resolução convencional, ou em ambiente Matlab, incluindo numa perspectiva de “peer-to-peer learning/teaching”, quer à preparação de trabalhos a serem realizados nas aulas laboratoriais em grupos de 4 estudantes. As aulas laboratoriais destinam-se à realização de trabalho experimental usando Matlab e/ou uma plataforma de processamento digital de sinal em tempo-real. As aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e laboratoriais (PL) incorporam uma forma de avaliação que é combinada em 25% (T) e 75% (TP+PL) na avaliação distribuída no final do semestre. Esta é combinada (a 60%) com a classificação de um exame final (peso 40%) para produzir a classificação final.

Software

Matlab

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 12,00
Exame 40,00
Trabalho laboratorial 36,00
Teste 12,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho laboratorial 26,00
Trabalho de campo 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência é indispensável para acesso ao exame final.

A classificação de frequência (F) é dada aos estudantes que não excedam o limite de faltas (previsto nas Normas Gerais de Avaliação) e tenham efetuado os testes online e preparado e realizado os trabalhos práticos e de laboratório solicitados para avaliação distribuída (AD). Os testes online são realizados individualmente e alguns trabalhos práticos, assim como os de laboratório, são realizados em grupos de 4 estudantes. Os testes online, realizados em aulas T (Questões de verificação) representam 25% da AD. Os trabalhos TP são realizados individualmente, mas avaliados em grupo, numa perspectiva “peer-to-peer”, e são ponderados a 20% na AD. Os trabalhos de laboratório são avaliados nas aulas PL e são ponderados a 55% na AD.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final consta de uma prova escrita com a duração de 90 min, sem consulta de apontamentos para além do formulário da unidade curricular.

A classificação final (C) será obtida da classificação da frequência (F) e da classificação da prova escrita (E>=7.0) através da fórmula

 

C = 0.6×F + 0.4×E.

 

A classificação final está condicionada à obtenção da classificação mínima de 7 valores (em 20) na prova escrita.

Todas as classificações referem-se à escala [0, 20].

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nenhum estudante inscrito na unidade curricular está isento da participação nas diversas componentes previstas de avaliação distribuída. Se, por razões justificadas, e de força maior, um estudante beneficiando de estatuto especial não puder participar nessas componentes, fica sujeito à obrigatoriedade de realização de um projeto com base na plataforma de processamento de sinal adotado nas aulas laboratoriais e cujo tema e objetivos de realização devem ser acordados com o regente. Esse projeto deve ser documentado através de relatório e o seu funcionamento deverá ser demonstrado através de um exame prático laboratorial.

Melhoria de classificação

Pelo facto da classificação de frequência (F) fundamentar-se em diversas componentes avaliadas em diferentes tipos de aula e ao longo do semestre, a classificação de frequência não é passível de melhoria através de alguma modalidade de substituição no final do semestre. Em consequência, só o exame final (E) é passível de melhoria de acordo com as regras em vigor.

Observações

The Zoom link that is required to attend each weekly online lecture will be posted on the Moodle platform a few minutes before the lecture starts.

 

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