Fundamentos de Processamento de Sinal
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/feup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Esta unidade curricular pretende motivar os estudantes para o domínio de conceitos fundamentais, técnicas e ferramentas de análise e projeto na área do Processamento de Sinal (PS). É dada particular ênfase aos tópicos de amostragem e reconstrução de sinal; transformada Z; projeto e realização de filtros do tipo FIR e IIR; equivalentes discretos de sistemas contínuos; Transformada Discreta de Fourier (DFT) e seu cálculo rápido através da FFT; aplicações práticas da DFT mormente em estudos de correlação e análise espectral. Um objetivo central é capacitar os estudantes para a resolução de problemas de processamento de sinal e motivar para a experimentação laboratorial através do projeto, ensaio e validação prática de soluções para desafios selecionados numa abordagem de "hands-on" e "learning-by-doing".
Resultados de aprendizagem e competências
A frequência e conclusão bem sucedida desta unidade curricular permitirá aos estudantes
-compreender o processo de amostragem e reconstrução de sinal e antecipar as suas implicações quando aplicado a sinais reais;
-projetar, implementar e testar filtros digitais FIR e IIR mediante objetivos especificados de operação e condicionamento de sinal, incluindo na filtragem adaptativa;
-dominar a DFT, suas propriedades circulares e alternativas de implementação rápida (FFT);
-identificar e concretizar potencialidades de aplicação da DFT, nomeadamente na filtragem FIR rápida, em estudos de correlação e na análise espectral de sinal.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Sinais e Sistemas (L.EEC015), ou equivalente
Programa
1. Caracterização e representação de sinais e sistemas discretos. Sinais discretos determinísticos e aleatórios.
2. Transformada de Fourier em tempo discreto. Propriedades e pares de transformadas.
3. Amostragem e reconstrução de sinais. Teorema da amostragem e ‘aliasing’. Processamento discreto de sinais contínuos.
4. A Transformada Z. Condições de estabilidade e causalidade. Caracterização no domínio Z de sistemas discretos FIR e IIR.
5. Sistema inverso, passa-tudo, sistemas de fase mínima, linear e máxima. Sistemas FIR de fase linear.
6. Projeto de filtros discretos IIR e FIR e suas estruturas de realização. Filtros adaptativos.
7. Equivalentes discretos de sistemas contínuos.
8. A Transformada de Fourier Discreta (DFT) e suas propriedades periódicas.
9. Cálculo da DFT através da Fast Fourier Transform (FFT).
10. Aplicação da FFT na convolução FIR rápida, no cálculo da correlação e na estimação espectral.
Bibliografia Obrigatória
Alan V. Oppenheim;
Discrete-time signal processing. ISBN: 0-13-083443-2
Bibliografia Complementar
Sanjit K. Mitra;
Digital signal processing. ISBN: 0-07-122607-9
John G. Proakis;
Digital signal processing. ISBN: 0-13-187374-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino apoia-se em aulas teóricas (1.5h/semana), aulas teórico-práticas (1.5h/semana) e aulas laboratoriais (1h/semana). As aulas teóricas envolvem a discussão e ilustração dos conteúdos programáticos e incluem, em alguns casos, um complemento em suporte de vídeo que os estudantes poderão visionar. As aulas teórico-práticas destinam-se quer à resolução convencional, ou em ambiente Matlab, incluindo numa perspectiva de “peer-to-peer learning/teaching”, quer à preparação de trabalhos a serem realizados nas aulas laboratoriais em grupos de 4 estudantes. As aulas laboratoriais destinam-se à realização de trabalho experimental usando Matlab e/ou uma plataforma de processamento digital de sinal em tempo-real. As aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e laboratoriais (PL) incorporam uma forma de avaliação que é combinada em 25% (T) e 75% (TP+PL) na avaliação distribuída no final do semestre. Esta é combinada (a 60%) com a classificação de um exame final (peso 40%) para produzir a classificação final.
Software
Matlab
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
12,00 |
Exame |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
36,00 |
Teste |
12,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Trabalho laboratorial |
26,00 |
Trabalho de campo |
24,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência é indispensável para acesso ao exame final.
A classificação de frequência (F) é dada aos estudantes que não excedam o limite de faltas (previsto nas Normas Gerais de Avaliação) e tenham efetuado os testes online e preparado e realizado os trabalhos práticos e de laboratório solicitados para avaliação distribuída (AD). Os testes online são realizados individualmente e alguns trabalhos práticos, assim como os de laboratório, são realizados em grupos de 4 estudantes. Os testes online, realizados em aulas T (Questões de verificação) representam 25% da AD. Os trabalhos TP são realizados individualmente, mas avaliados em grupo, numa perspectiva “peer-to-peer”, e são ponderados a 20% na AD. Os trabalhos de laboratório são avaliados nas aulas PL e são ponderados a 55% na AD.
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame final consta de uma prova escrita com a duração de 90 min, sem consulta de apontamentos para além do formulário da unidade curricular.
A classificação final (C) será obtida da classificação da frequência (F) e da classificação da prova escrita (E>=7.0) através da fórmula
C = 0.6×F + 0.4×E.
A classificação final está condicionada à obtenção da classificação mínima de 7 valores (em 20) na prova escrita.
Todas as classificações referem-se à escala [0, 20].
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nenhum estudante inscrito na unidade curricular está isento da participação nas diversas componentes previstas de avaliação distribuída. Se, por razões justificadas, e de força maior, um estudante beneficiando de estatuto especial não puder participar nessas componentes, fica sujeito à obrigatoriedade de realização de um projeto com base na plataforma de processamento de sinal adotado nas aulas laboratoriais e cujo tema e objetivos de realização devem ser acordados com o regente. Esse projeto deve ser documentado através de relatório e o seu funcionamento deverá ser demonstrado através de um exame prático laboratorial.
Melhoria de classificação
Pelo facto da classificação de frequência (F) fundamentar-se em diversas componentes avaliadas em diferentes tipos de aula e ao longo do semestre, a classificação de frequência não é passível de melhoria através de alguma modalidade de substituição no final do semestre. Em consequência, só o exame final (E) é passível de melhoria de acordo com as regras em vigor.
Observações
The Zoom link that is required to attend each weekly online lecture will be posted on the Moodle platform a few minutes before the lecture starts.