Código: | M.EQ002 | Sigla: | ERIII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas (Engenharia Química) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M.EQ | 45 | Plano Oficial do ano letivo | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Fornecer a metodologia para análise da competição entre fenómenos de transporte e reacção química à escala da partícula de catalisador, bem como à escala dos reatores catalíticos heterogéneos. Estas competências têm em vista o projeto, simulação e otimização das condições de operação dos referidos reatores.
Aquisição de conhecimentos sobre competição entre fenómenos de transporte e reacção química à escala da partícula de catalisador com vista ao desenvolvimento de competências para projeto de reatores catalíticos.
I. Reatores Catalíticos - escala da partícula de catalisador.
I.1.1 Tipos de geometria: esfera, placa plana e cilindro. Abordagem qualitativa da competição entre reação e difusão. Fator de eficiência do catalisador.
I.1.2 Difusão nos poros e reação em catalisadores isotérmicos.
I.1.3 Difusão nos poros, difusão no filme e reação em catalisadores isotérmicos.
I.2 Difusão/condução e reação em catalisadores não isotérmicos.
I.2.1 Equação de Damköhler.
I.2.2 Transporte de massa/calor no filme e reação química em catalisadores não isotérmicos.
I.2.3 Critério de Weisz-Prater para funcionamento do catalisador em regime químico.
I.3 Efeito das limitações difusionais na medida de parâmetros cinéticos.
I.4 Modelos de envenenamento de catalisadores: uniforme e progressivo. Fator de envenenamento.
II. Escala do reactor catalítico:
II.1 Modelos pseudo-homogéneos e heterogéneos.
II.2 Modelos unidimensionais e bidimensionais. Equivalência entre modelos.
II.4 Diagramas de estabilidade de reatores.*
III. Reatores heterogéneos não catalíticos.
III.1 Aplicações de reações fluido/sólido
III.2 Modelos para as reacções fluido/sólido: uniforme e 'shrinking core '.
III.3 Tempo de conversão completa duma partícula: resistência no filme controlante, reacção controlante ou difusão nas cinzas" ('ash') controlante.
III.4 Relação tempo, conversão, raio do núcleo não reagido para várias geometrias.
III.5 Reatores de sólidos.*
IV. Reatores multifásicos e multifuncionais (ex.: reatores de membranasou adsortivos).*
* Tópicos que poderão não ser lecionados, devido à redução do no. de semanas letivas e tipologia de aulas (decorrente da pandemia associada à COVID-19).
Aulas de exposição com ênfase na aquisição de métodos de abordagem de estudo de reatores químicos e suportada por problemas concretos. As aulas de resolução de exercícios e a avaliação distribuída visam ensinar técnicas de solução de problemas incluindo simulação de reatores e exemplos de áreas fronteira.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 65,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 36,00 |
Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes que já têm frequência de ano anterior estão dispensado de frequentar novamente a unidade curricular, a não ser que queiram repetir a Avaliação Distribuída.
Classificação final (CF): CF=max(0,35 AD + 0,65 EF; EF)
Condição de aprovação: EF maior ou igual a 7 val.
Avaliação distribuída (AD) com exame final (EF).
Avaliação distribuída (AD):
- Será ponderada a realização de trabalhos de casa (TC) e pelo menos uma apresentação/discussão oral (AO) dos mesmos, contabilizando-se ainda a avaliação pelos pares (AP)*: AD = 0,35 TC + 0,35 AO + 0,30 AP
- Os alunos serão distribuídos, pelos docentes, em grupos de 2-4 elementos (a definir, consoante o número de estudantes inscritos na UC e que optem pela AD);
- Os alunos inscritos na UC deverão, até ao final da 1ª semana de aulas, indicar ao docente se pretendem uma AD+EF - caso contrário serão avaliados apenas por EF;
- Os estudantes com frequência deverão, até ao final da 1ª semana de aulas, indicar ao docente se pretendem uma nova AD - caso contrário serão avaliados apenas por EF, mantendo-se a classificação anterior da AD;
- Cada grupo realizará, ao longo do semestre, cerca de 4 trabalhos de casa, com 1 a 2 problemas cada;
- Serão corrigidos e classificados 2 trabalhos de cada grupo;
- Nalgumas segundas-feiras (dia em que haverão aulas do tipo B - presenciais), ao final da tarde, pelas 18.00h, serão feitas discussões com 1-2 grupos, previamente identificados e informados em sala do DEQ a designar (possivelmente a E111);
- Se não houver presença de um elemento do grupo que não tenha informado e justificado previamente possível falta, a discussão não é feita com esse grupo, mas com o seguinte. Quando um aluno der duas faltas, terá 0 na componente da AO e a discussão é feita com o resto do grupo (por forma a que os colegas não sejam prejudicados).
*- A AP implica que cada elemento do grupo avalie, no final do semestre, os restantes colegas (de forma confidencial). Essa avaliação é obrigatória e terá que ser transmitida por email aos docentes da UC (se não for feita o estudante avaliador terá 0 val. na AD). Se a média da AP de um dado estudante (avaliado) diferir mais que 3 val. da AD, a AP não será levada em conta, e nesse caso AD = 0,5 TC + 0,5 AO.
Os estudantes nestas circunstâncias deverão, até ao final da 1ª semana de aulas, indicar aos docentes se pretendem uma AD+EF, respeitando as normas acima definidas - caso contrário serão avaliados apenas por EF.
Por exame, de acordo com a lei. Não existe recurso na avaliação distribuída.
Exame final sem consulta.