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Fundamentos de Sistemas Computacionais

Código: L.EIC004     Sigla: FSC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Informática e Computação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EIC 376 Plano Oficial 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular introduz os princípios de funcionamento de um processador moderno e a sua arquitetura geral. A análise da tecnologia de implementação física dos computadores (circuitos lógicos e de memória), associada à explicação das formas elementares de representação de informação em formato digital, permitirá aos estudantes identificar e descrever princípios fundamentais da operação dos computadores, das linguagens de programação e do desenvolvimento de ‘software’.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Após completarem a unidade curricular, os estudantes serão capazes de:

  1. Descrever os principais subsistemas de um computador;
  2. Descrever e interpretar formatos numéricos básicos;
  3. Efetuar operações aritméticas em binário; 
  4. Manipular expressões de álgebra de Boole;
  5. Definir e usar circuitos lógicos combinatórios e sequenciais simples;
  6. Explicar a funcionalidade de circuitos lógicos padrão;
  7. Explicar o modelo conceptual de funcionamento de memórias de estado sólido e analisar o processo de descodificação de endereços;
  8. Explicar os princípios básicos da codificação de instruções e modos de endereçamento (arquitetura do conjunto de instruções);
  9. Escrever programas simples em  linguagem “assembly” com operações aritméticas e booleanas, testes, saltos e sub-rotinas; gestão de pilha.
  10. Descrever o funcionamento de uma unidade de processamento simples;
  11. Avaliar o desempenho de processadores em cenários simples.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

M1. Introdução: Áreas de aplicação de computadores e suas características. 

M2. Representação de informação: Representação binária de números inteiros. Operações aritméticas elementares. Códigos. Vírgula flutuante.

M3. Circuitos combinatórios: Álgebra de Boole. Portas lógicas elementares. Diagramas lógicos. Simulador lógico. Circuitos com funções padrão.

M4. Circuitos sequenciais: Elementos de memória; Registos e contadores; Descodificação de endereços.

M5. Computadores: Linguagens de alto e baixo nível. Modelo concetual da execução de um programa. Subsistemas: CPU, memória, periféricos.

M6. Conjunto de instruções: Tipos de instruções, modos de endereçamento, codificação.

M7. Linguagem “assembly”: Conceitos básicos de programação.

M8. Implementação de controlo de fluxo, incluindo sub-rotinas; gestão da pilha.

M9. Unidade de processamento: Organização lógica de um CPU simples (de ciclo único).

M10. Desempenho: Equação básica. Benchmarks. Lei de Amdahl.

Bibliografia Obrigatória

David Patterson, John Hennessy; Computer Organization and Design: The Hardware/Software Interface ARM Edition, Elsevier / Morgan Kaufmann , 2016. ISBN: 9780128017333
Conjuntos de exercícios resolvidos e exercícios propostos
Carlos Pedro Baptista ; Introdução aos Sistemas Digitais, FCA, 2015. ISBN: 9789727227709
Harris, S., & Harris, D.; Digital Design and Computer Architecture: ARM Edition, Elsevier, 2016. ISBN: 9780128000564

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular tem uma componente teórica baseada em aulas de exposição dos diversos temas acompanhados da apresentação de exemplos e respetiva discussão. As aulas teórico-práticas incluem a apresentação, análise e resolução de um conjunto de questões e de casos de estudo. Exercícios de programação serão testados num emulador de CPU.

Atividades de aprendizagem a realizar fora do período de aulas: Questionários de escolha múltipla (autoavaliação).

Software

Development Studio 5 Community Edition

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Condições para obtenção de frequência: Participação em, pelo menos, 75% das aulas teórico-práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é composta por dois testes (T1 e T2, de 1,5 horas cada), com a nota final dada pela respetiva média: NT =  (T1+T2)/2, em que T1 e T2 são as notas do primeiro e segundo teste, respetivamente.

Existirá ainda uma prova global final (opcional) para os estudantes com NT igual ou superior a 6,0 valores. 

A nota final será dada por:

NFinal = max(NT, NG)

em que NG é a nota da prova global ou 0 (zero) caso essa prova não tenha sido realizada.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de todas as provas escritas.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação é efetuada por frequência da ocorrência seguinte da unidade curricular.

Observações

As ligações para a s aulas teóricas estão disponíveis em:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VO6sGmErCpbBCR-4GAugr3V7VseYR25RLVty2dOsJug/edit#gid=0
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