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Física I

Código: L.EMAT003     Sigla: F I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=4249
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Física
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia de Materiais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EMAT 52 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 52 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-07-22.

Campos alterados: Objetivos, Bibliografia Complementar, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Tipo de avaliação, Observações Bibliográficas, Observações, Componentes de Avaliação e Ocupação, Palavras Chave, Bibliografia Obrigatória, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular Física I visa dotar os estudantes com conhecimento operacional em transferência de calor, electrostática, electricidade, materiais e dispositivos eléctricos que são áreas do conhecimento absolutamente fundamentais para a engenharia contemporânea. O comportamento térmico e electromagnético dos materiais têm uma crescente utilidade tecnológica.

Durante esta unidade curricular os estudantes irão:

1. desenvolver intuição física discutindo e analisando situações de carácter elétrico observadas na natureza e utilizadas em dispositivos, identificando as leis físicas que os regem;
2. Identificar essas situações, fazendo uso de aproximações.
3. medir no laboratório grandezas elétricas, numa variedade de situações, com sentido crítico, comparando com previsões dos modelos.
4. Desenvolver as capacidades de trabalho em grupo e de comunicação escrita de resultados.

Resultados de aprendizagem e competências

Concretamente no final da unidade curricular espera-se que os estudantes:

a) Descrevam, com rigor matemático, as grandezas, conceitos e leis físicas que regem as transferências de calor, electrostática, materiais e dispositivos com propriedades elétrica especiais. 

b) Construam circuitos e meçam grandezas elétricas e propriedades térmicas e elétricas dos materiais em laboratório, fazendo uso de multímetros, osciloscópios e outros sensores, estimando erros associados às medições, sendo críticos em relação aos resultados obtidos e respeitando regras de segurança laboratorial.

c) Reconheçam o campo eléctrico criado por distribuições de carga em situações estáticas ou quase-estáticas, identificando as simetrias presentes. Apliquem esses conhecimentos a situações e dispositivos reais.

d) Modelizem em situações simples o campo elétrico em materiais dielétricos identificando cargas de polarização. Descrevam fenómenos elétricos na matéria.

e) Trabalhem em grupo,organizando e repartindo tarefas.

f) Assumam um postura de trabalho respeitando valores cívicos e desenvolvendo um estudo continuado ao longo do semestre.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Dimensões e unidades em Física;

2- A estrutura eléctrica do átomo e a teoria das bandas;

3- Transferência de calor (condução ou difusão, convecção e radiação);

4- A carga e a corrente eléctrica;

5- Electrostática: força entre cargas, campo electrostático, potencial electrostático, equações de Maxwell da electrostática, energia electrostática, electrostática dos condutores.

6- Resistência, resistividade e conductividade;

7- Susceptibilidade eléctrica, polarização dieléctrica;

8- Propriedades eléctricas dos materiais:

- condutores;

- isoladores (dielectricos, piezoelectricos, piroelectricos, paraelectricos, ferroelectricos e antiferroelectricos);

- semicondutores;

9 - Condensadores, baterias, fotovoltaicos, díodos e transistors;

10 - Efeito Termoelectrico (efeito de Seebeck, Peltier e Thomson) e o termopar.

 

Bibliografia Obrigatória

Jaime Enrique Villate Matiz; Eletricidade, magnetismo e circuitos (https://web.fe.up.pt/~villate/publications/Villate_2019_Eletricidade.pdf)
Paul A. Tipler; Fisica para cientistas e engenheiros. ISBN: 978-85-216-1711-2
William D. Callister, Jr; Materials science and engineering. ISBN: 0-471-32013-7

Observações Bibliográficas

Além dos livros recomendados, existem na Biblioteca da FEUP vários outros livros de Física que abordam os assuntos lecionados nesta UC. O estudante tem a liberdade de escolher qual deles prefere como elemento de apoio ao estudo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias utilizadas visam a aprendizagem o mais eficiente e criativa possível. Uma vez que se pretende que o aluno adquira conhecimentos básicos sobre o comportamento térmico e eléctrico dos materiais, pensamos que através de exercícios e pequenas experiências, materiais ou virtuais, consigamos atingir os objetivos propostos.

Aulas teórico-práticas/práticas: exposição de conceitos pelo docente e sua ilustração com exemplos de aplicação. Sempre que oportuno serão realizadas no decorrer da aula algumas demonstrações experimentais simples e/ou simulações de computador. 

Aulas práticas laboratoriais: dedicadas à resolução de problemas pelos estudantes, individualmente ou em grupo, com o apoio dos docentes. Em duas das aulas práticas do semestre, os estudantes irão ao Laboratório de Física realizar, em grupos, trabalhos práticos. O relatório de cada trabalho prático será realizado na própria aula e entregue no final da aula. 

Apoio às aulas: Todos os elementos de apoio à unidade curricular estarão disponíveis através do serviço de e-learning Moodle da UP. Esses elementos incluem informações gerais e regras de funcionamento da UC, apontamentos, folhas de exercícios, material a usar nas aulas práticas, recursos multimédia, lançamento de classificações e contacto com o docente e com os colegas em fóruns online.

Atendimento aos estudantes: acompanhamento personalizado esclarecendo dúvidas sobre a teoria e aplicações.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho laboratorial 4,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

► Os estudantes não podem exceder o limite de faltas previstas nas normas gerais de avaliação.

► Os dois trabalhos práticos de laboratório, a realizar durante o semestre, são obrigatórios. Para obtenção de frequência é necessário ter uma média superior a dez (10) valores nos trabalhos de laboratório.
Apenas os estudantes com o estatuto de trabalhor estudante (TE) estão dispensados de fazer os trabalhos laboratoriais. A avaliação destes estudantes será feita tendo apenas em conta a média dos dois testes ou a classificação no exame de recurso. Contudo, caso o pretendam, os trabalhadores estudantes poderão optar por frequentar a unidade curricular e submeter-se à avaliação da componente laboratorial, sendo essa opção irreversível.

► As datas dos dois trabalhos de laboratório e dos dois testes escritos serão publicitadas no Moodle UP no início do semestre assim que aprovadas pela Direção do curso.

► As aulas de trabalhos práticos de laboratório decorrerão nos Laboratórios de Física.

Fórmula de cálculo da classificação final

►  A classificação final por avaliação distribuída será calculada através de:

CFAD=70% MT + 30% TL

sendo: 
CFAD (0-20 valores) - classificação final por avaliação distribuída;
MT (0-20 valores) - média dos dois testes;
TL (0-20 valores) - média dos dois trabalhos de laboratório.

PARA APROVAÇÃO À UC É NECESSÁRIO:
- obter uma classificação mínima de 5,0 (cinco) valores em cada um dos dois testes e uma média dos dois testes (MT) superior a 7,0 (sete) valores.
- ter feito os dois trabalhos de laboratório e ter obtido uma média (TL) igual ou superior a 10 valores.

► O aluno que não puder comparecer a um, ou aos dois testes de avaliação distribuida, seja qual for o motivo, poderá obter aprovação à UC no exame de recurso. A classificação final à UC será, nesse caso, a nota obtida nesse exame ponderada com a componente de laboratório, i.e.:

CFER= 70% NER + 30% TL 

sendo: 
CFER (0-20 valores) - classificação final na época de recurso;
NER (0-20 valores) - classificação no exame de recurso;
TL (0-20 valores) - média dos dois trabalhos de laboratório.

Nesta época de exames o aluno só obterá aprovação se:
- a classificação TL for superior a 10 valores e
- a nota do exame (NER) for superior a 7,0 valores.
- a classificação final (CFER) for superior a 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Por exame nas épocas previstas (Normas Gerais de Avaliação).

Melhoria de classificação

Através de exame na Época de Recurso.

A classificação de melhoria (CM) será calculada do seguinte modo:

CM = MAX (CFAD, NER, NERTL)

sendo:
CFAD (0-20 valores) - classificação final por avaliação distribuída;
NER (0-20 valores) - classificação no exame de recurso (de 0 a 20 valores, sem incluir a classificação dos trabalhos de laboratório);
NERTL (0-20 valores) - classificação na época de recurso ponderando a nota do exame (NER) com a classificação dos trabalhos de laboratório (TL), i.e., NERTL = 70% NER + 30% TL.

Observações


► Nos períodos em que a Direção da FEUP decretar o ensino à distância, as aulas de Física 1 serão lecionadas no horário habitual da UC, usando o sistema de vídeo-conferência Colibri/zoom. Os links estarão disponíveis no Moodle UC.

► Nas aulas online, os estudantes deverão ter a câmara ligada durante a aula de modo a contribuir para uma maior interatividade e eficácia do ensino à distância. Caso não tenham webcam é favor entrarem em contacto com o docente antecipadamente para o problema ser resolvido.

►  Para esclarecimento de dúvidas o aluno deverá contactar o docente por email ou pelo moodle. Dependendo da evolução da pandemia, poderão ser agendadas sessões de esclarecimento de dúvidas presenciais (gabinete H114) ou via Colibri/zoom.

► Os estudantes poderão utilizar nos testes e exames o formulário disponível no moodle.

 

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