Código: | L.EGI028 | Sigla: | II |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Automação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L.EGI | 21 | Plano Oficial do ano letivo | 3 | - | 6 | 39 | 162 |
A unidade curricular tem por objetivo proporcionar ao estudante uma visão abrangente dos sistemas, aplicações e tecnologias no domínio da informática industrial, desde os sistemas de gestão da produção e da cadeia de abastecimento, até aos sistemas de controlo dos equipamentos de fabrico.
Para o efeito, serão considerados os sistemas a 3 níveis:
- Sistemas de gestão das operações (produção e logística)
- Sistemas de controlo e supervisão das instalações produtivas
- Sistemas de controlo automáticos dos equipamentos.
Em cada um dos níveis, serão tratados os processos, sistemas e tecnologias mais relevantes.
Ao completar esta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
Será adotada uma estratégia de ensino/aprendizagem do tipo ‘learning by doing’ em que o estudante, ao longo do semestre, vai aprendendo e aplicando os conceitos adquiridos através do seu trabalho individual com o apoio da equipa docente. Esta atividade é complementada por uma abordagem do tipo ‘project based learning’ em que os alunos trabalham em grupo para resolver problemas mais complexos e próximos da realidade prática.
Os objetivos de aprendizagem de A) a G) serão alcançados sobretudo através das aulas e do estudo feito fora das aulas pelo estudante. As aulas são de exposição de matérias, ilustradas por casos de uso, seguidos de períodos de discussão relacionados com os tópicos apresentados. Os exemplos que vão sendo apresentados garantem que os conceitos mais importantes ficam consolidados formalmente.
Ao completar esta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
A) Identificar as principais aplicações no domínio da informática industrial e compreender as suas funcionalidades chave e interações, numa perspetiva integrada.
B) Caracterizar os fluxos de informação verticais/horizontais existentes num sistema industrial.
C) Explicar os princípios básicos de funcionamento de um protocolo de comunicações.
D) Utilizar o protocolo Modbus (nível introdutório).
E) Identificar e explicar as tecnologias de recolha automática de dados utilizadas em sistemas industriais
F) Identificar e explicar as tecnologias utilizadas na supervisão e controlo de execução de processos industriais.
G) Desenvolver aplicações (simples), multinível, para um sistema de gestão industrial.
1) Sistemas de informação nas organizações industriais
a) Landscape das principais aplicações: ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management) e SCM (Supply Chain Management)
b) Alinhamento dos sistemas de informação com o modelo de negócio
2) Tecnologias da informática industrial
a) Comunicações industriais. Conceitos básicos.
b) Sistemas de identificação automática. Aplicação em sistemas industriais.
c) Sistemas de controlo e supervisão de processos industriais (SCADA – Supervisory Control and Data Acquisition).
Aulas TP: exposição dos assuntos a tratar, acompanhadas de exemplos práticos ilustrativos. Uma parte do tempo letivo será reservada para a orientação dos estudantes durante o desenvolvimento de uma aplicação de um sistema de gestão industrial.
Tipo de avaliação: distribuída sem exame final
Classificação final: CF = 1.00 x TP
TP: Desenvolvimento de uma aplicação multinível de um sistema de gestão industrial, com entregas parciais e distribuídas ao longo do semestre.
A aprovação pressupõe a obtenção de uma classificação mínima de 7 valores em todas as componentes.Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 64,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 2,00 |
Total: | 162,00 |
Trabalho pratico (TP) (100%):
IF (TP>=7.00) THEN
CF =TP
ELSE
CF=RFC /* reprovado por falta de componente */
END_IF
Os estudantes com estatudos (trabalhadores, dirigentes associativos, deportistas, necessidades especiais, etc) terão um processo de avaliação igual aos restantes dos estudantes.
A aplicar no exames de épocas especiais e de conclusão de curso:
-- Os alunos que não tenham realizado ou tido aproveitamento na componente TP terão que realizar uma prova equivalente.