Seminário II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia do Ambiente |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Constituem objetivos da unidade curricular:
- Disponibilizar aos estudantes informação e um conjunto de perspetivas relativamente a um espetro alargado de áreas de intervenção e de temáticas da Engenharia do Ambiente;
- Adquirir conhecimentos, aptidões e competências complementares no âmbito da preparação da tese;
- Comparar diferentes abordagens metodológicas a problemas técnicos e de investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da Unidade Curricular os estudantes devem:
- Ter participado num conjunto de palestras versando diversos temas de Engenharia do Ambiente. As palestras serão proferidas por especialistas em diversos domínios. Os tópicos são selecionados tendo em consideração o interesse e o impacto dos temas para a Engenharia do Ambiente.
- Ter tomado contacto com diferentes sensibilidades e metodologias que poderá aplicar em diversas situações práticas.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não aplicável
Programa
A unidade curricular desenrola-se segundo um modelo de aprendizagem específico e adaptável ao tema da tese e às metodologias a utilizar na tese à formação de base do estudante (entre os estudantes deste programa doutoral existe uma grande diversidade de formações de base e de experiências profissionais). As atividades são definidas pelo orientador/a da tese que o estudante vai realizar e devem ser adequadas não só às necessidades específicas do tema da tese mas também a uma abordagem interdisciplinar e transversal de temas ambientais.
Será por isso disponibilizado um conjunto de Seminários por oradores de reconhecida intervenção em Engenharia do Ambiente. Os estudantes têm a possibilidade de adicionalmente selecionar seminários e conferências de acordo com o seu interesse formativo específico que poderão ser consideradas elegíveis para as atividades da UC, desde que aprovadas pelo regente da UC.
Os estudantes devem assistir pelo menos a 6 eventos (palestras ou similar).
Bibliografia Obrigatória
n.a.; A apresentar em cada tema de seminário.
Observações Bibliográficas
A apresentar para cada tema de seminário
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A participação em seminários e conferências apresentados por especialistas com diferentes experiências profissionais e diferentes formações de base é uma forma adequada de passar informação, contribuir para formação e despertar a curiosidade e interesse dos estudantes sobre temáticas interdisciplinares e horizontais a muitos ramos do saber.
A participação dos estudantes nos seminários constitui uma oportunidade para promover trocas de experiências que reforçarão a identidade e o espírito de grupo do ciclo de estudos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
60,00 |
Obtenção de frequência
Será atribuída frequência aos estudantes que participem em 6 palestras ou equivalente aprovado pelo regente da UC, a definir com o orientador e validadas através da folha de presenças ou outro comprovativo elegível.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os estudantes deverão selecionar um seminário em que participaram e enviar ao regente da unidade curricular um resumo do tema abordado e um parecer crítico sobre a temática (máximo duas páginas).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável