Código: | EIC0064 | Sigla: | MNSE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Interacção e Multimédia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 24 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 4 | - | 6 | 42 | 162 |
Esta UC tem por missão fornecer uma perspectiva geral a nível tecnológico sobre a geração, codificação, distribuição e percepção de sinais multimédia. Pretende dotar os estudantes de novos conhecimentos específicos para o processamento e codificação de sinais audiovisuais e consolidar conhecimentos gerais sobre processamento de sinais e redes de computadores para projectar e gerir aplicações e serviços multimédia. Pretender ainda que os estudantes adquiram conhecimentos sobre boas práticas a adoptar na criação de aplicações multimédia interactivas que permitam comunicar de forma eficiente e eficaz informação media, bem como ferramentas para editar, manipular e interligar os dados multimédia.
No final da unidade curricular os estudantes serão capazes de:
- identificar as características relevantes dos sinais visuais e sonoros no mundo real.
- descrever os conceitos fundamentais para a representação digital e compressão de sinais audio e visuais utilizados em aplicações e serviços multimédia;
- compreender a natureza dos sistemas humanos de audição e visão, assim como a sua importância para os modelos de representação, compressão e apresentação eficiente de sinais multimédia.
-explicar os fundamentos das principais técnicas genéricas de codificação de fontes media, com e sem perdas.
- distinguir e identificar as ferramentas mais utilizadas na compressão dos sinais media
-identificar as principais normas internacionais de codificação eficiente de sinais multimédia
- explicar as características básicas dos algoritmos usados nessas normas e relacionar com as características dos sinais e do sistema audiovisual humano, assim como com as ferramentas estudadas.
- selecionar ferramentas e /ou normas de compressão de acordo com os requisitos da aplicação
-identificar requisitos e projetar sistemas de acesso e comunicação de informação multimédia
- conhecer e utilizar ferramentas para criação de aplicações multimédia.
1-Introdução
- o que é informação multimédia
- a representação digital de informação multimédia
- revisões sobre a amostragem e reconstrução de sinais
2-Geração e percepção de informação multimédia
- caracterização de sinais áudio
- sistema humano de percepção auditiva
- caracterização de informação de imagem
- caracterização de informação de vídeo
- sistema humano de percepção visual
3-Codificação de áudio
- perspectiva histórica da codificação de áudio
- avaliação de qualidade e desempenho de codificação
- codificadores de áudio normalizados: MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, AC-3
- codificadores de áudio proprietários
- aplicações
4-Codificação de imagem e vídeo
- princípios de compressão de imagem e vídeo
- codificação com e sem perdas
- técnicas básicas de codificação:
-- transformadas DCT e wavelet
-- codificação de Huffman e codificação aritmética
-- compensação de movimento
- codificadores de imagem JPEG, JPEG2000
- codificadores de vídeo MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, H.264/AVC, H.265
5 - Aplicações multimédia em redes IP
- revisão de conceitos sobre redes de computadores; modelos de referência OSI e TCP/IP; pilha protocolar TCP/IP
- arquitectura de aplicações multimédia em rede; desafios e soluções alternativas
- QoS
- Protocolos para aplicações de streaming multimédia (RTP, HLS, DASH)
Aulas de exposição dos conceitos teóricos; aulas práticas para aplicação dos conceitos apreendidos nas aulas teóricas; proposta e discussão de um projecto multimédia observando um conjunto bem definido de requisitos; trabalho de casa de desenvolvimento desse projecto multimédia; apresentação pública dos trabalhos realizados.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho laboratorial | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 65,00 |
Estudo autónomo | 31,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho laboratorial | 21,00 |
Total: | 162,00 |
Nota mínima no trabalho: 10/20
Trabalho de desenvolvimento: 60%. Trabalhos laboratoriais: 40%.
Os trabalhadores estudantes, apesar de dispensados das aulas, devem realizar os mesmos trabalhos práticos que os restantes estudantes. Devem ainda submetê-los a avaliação, assim como defendê-los, nas datas definidas globalmente.
A melhoria do trabalho prático é possível ainda no final da presente ocorrência da unidade curricular (prazos a estabelecer com o docente).
Apresentação da versão beta do trabalho prático: dia 29 de Maio. Entrega da versão final do trabalho prático: dia 14 de Junho.