Código: | EQ0123 | Sigla: | II II |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas (Engenharia Química) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIEQ | 4 | Plano de estudos oficial | 5 | - | 6 | 56 | 162 |
Esta unidade curricular pretende consolidar e estender os conhecimentos dos estudantes nas áreas de programação e automação, focando as suas componentes principais: elementos de entrada de informação (sensores), processamento de informação (microcontroladores), estratégias de controlo (on/off, PID), bem assim como software de aquisição e controlo (Labview e SCADA).
Esta unidade curricular será suportada por uma forte componente laboratorial, permitindo aos estudantes o contato direto com os componentes e a implementação/teste de sistemas de automação.
Nesta UC os estudantes deverão adquirir as seguintes competências técnicas específicas:
- Capacidade de identificar os diferentes componentes de monitorização e atuação presentes em sistemas de automação;
- Capacidade de selecionar os componentes básicos de automação;
- Capacidade de programar uma unidade baseada em microcontrolador;
- Capacidade de implementar a ligação de instrumentos a um computador por interface série;
- Capacidade de programar em LabVIEW;
- Capacidade de programar um software de SCADA;
- Capacidade de sintonizar um controlador de processo;
- Compreender as principais filosofias de controlo de processos;
- Compreender o comportamento dinâmico de processos industriais;
Outras competências a desenvolver pelo estudante:
• aptidão para o trabalho de laboratório;
• aptidão para o trabalho em equipa;
• capacidade de comunicação escrita, oral e multimédia.
1. Sensores
Introdução aos princípios de funcionamento de sensores.
Erros e incertezas. Vocabulário Metrológico.
Medição de diversas grandezas, em particular temperatura, força e deslocamento.
2. Microcontroladores:
Introdução aos microcontroladores e à sua programação
Comunicação série com periféricos
Aquisição de dados e controlo com o Arduino
Instrumentação virtual - LabVIEW
Sistemas SCADA
3. Sistemas Lógicos:
Álgebra de Boole e aritmética binária
Simplificação de expressões lógicas
Análise e síntese de circuitos lógicos
4. Introdução à Pneumática:
Produção, reserva e distribuição de ar comprimido
Válvulas pneumáticas (direcionais, fluxométricas, manométricas)
Atuadores pneumáticos
Análise de diagramas de funcionamento
Exemplos de circuitos pneumáticos
O método de ensino é baseado na análise sistemática de casos envolvendo equipamentos, conceitos, técnicas, e a sua implementação experimental. A aprendizagem será apoiada por leituras orientadas, pesquisa bibliográfica e trabalhos laboratoriais de grupo.
A UC organiza-se em dois tipos de aulas:
Aulas de exposição teórica, complementadas pela realização de trabalhos laboratoriais envolvendo sensores, controladores, componentes pneumáticos e software de aquisição de dados.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 60,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 40,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Não exceder o limite máximo de 3 faltas nas aulas laboratoriais.
A avaliação do desempenho será baseada num teste (T), num trabalho de pesquisa (TP) e num projeto (PRJ).
A classificação final (CF) será calculada da seguinte forma:
CF = 0,60*T+0,10*TP+0,30*PRJ
Os estudantes no regime de avaliação especial poderão submeter-se a:
1. um exame laboratorial que substituirá a componente de avaliação PRJ;
2. um exame escrito global que substituirá a componente de avaliação T;
Os estudantes poderão efetuar melhoria da classificação final submetendo-se a:
1. um exame laboratorial que substituirá a componente de avaliação PRJ;
2. um exame escrito global que substituirá a componente de avaliação T;