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Práticas de Engenharia Química II

Código: EQ0134     Sigla: PEQ II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas (Engenharia Química)

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 65 Plano de estudos oficial 3 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta UC, os estudantes desenvovem trabalhos experimentais com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos noutras UCs do MIEQ e adquirem conhecimentos básicos de eletricidade. A UC engloba duas componentes distintas:


(A) Componente "EQ"

Prática laboratorial em Transferência de Massa e Processos de Separação e também Fluidos e Calor, com vista a consolidar conceitos teóricos lecionados em UCs anteriores do MIEQ, com particular incidência sobre F.T.I, F.T.II, M.Fluidos, Termodinâmica e P.Sep. I.



As aulas da componente de "Eletro"

(B) Componente "Eletro"

Familiarização com o multímetro para medir grandezas elétricas como, corrente, tensão, resistência elétrica. Montagem e análise de circuitos elétricos de corrente contínua e corrente alternada. Uso do osciloscópio para medir e observar sinais de tensão e corrente na carga e de descarga de um condensador e dos sinais de tensão e corrente no circuito RLC. 

 
A distribuição temporal entre a componente Engenharia Química (EQ) e a de Eletrotecnia (Eletro)  é de 75% para a componente de "EQ" e 25%  da componente  “Eletro”.

Engenharia Química “EQ” (75%) e “Eletro” (25%).

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os estudantes vão tomar contacto com fenómenos físicos e processos físicoquímicos simples, a nível experimental e desenvolver competências de análise dos mesmos, bem como capacidade de comunicação escrita e oral dos resultados obtidos.

Na componente de laboratórios de Eletricidade, os estudantes aprendem a usar uma placa de protótipos (breadboard) para montar circuitos DC e AC; a medir tensões e correntes com o amperímetro e com o voltímetro; verificam experimentalmente as regras de associação de resistência, a lei de Ohm, as regras de Kirchhoff, e analisam no osciloscópio as curvas de tensão e corrente na carga e na descarga de um condensador e num circuito RLC

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conceitos teóricos nas áreas de fenómenos de transferência de massa e calor, operações de transferência e processos de separação.

Programa

 

(A)Componente "EQ"
São realizados 5 trabalhos laboratoriais (LabEQ) das áreas de transferência de massa e calor, processos de separação, mecânica de fluidos e operações de transferência. Os trabalhos são:

T1- Fluidização
T2- Absorção de O2
T3- Coeficiente global de transferência de calor num tanque agitado
T4- Destilação a refluxo total
T5- Destilação diferencial
T6- Permutador de Placas
T7- Filtração a pressão constante

Os trabalhos T1 e T2 são realizados por todos os grupos.
Os grupos têm conhecimento da sequêncioa para a realização de trabalhos através do planeamento apresentado no início da UC.



(B) Componente "Eletro":

Nas 2 aulas TP faz-se um resumo teórico dos conceitos envolvidos nas experiências. São realizados 3 trabalhos experimentais: 

1.Medição de tensões, correntes. Verificação experimental da lei de Ohm. Circuitos em série e em paralelo.

2. Circuitos de corrente contínua: verificação das leis de Kirchhoff e análise da carga e da descarga de um condensador.

3. Circuito RLC de corrente alternada.


 

Bibliografia Obrigatória

prepared by a staff of specialists under the editorial direction of Robert H. Perry, Cecil H. Chilto; Chemical engineer.s handbook. ISBN: 0-07-049478-9
Paul A. Tipler, Gene Mosca; Physics for scientists and engineers. ISBN: 0-7167-4389-2

Bibliografia Complementar

D. A. Blackadder, R. M. Nedderman; A handbook of unit operations. ISBN: 0-12-102950-6
J. M. Coulson & J. F. Richardson ; with J. R. Backhurst and J. H. Harker; Chemical engineering. ISBN: 0-7506-4444-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Componente "EQ"

Realização dos trabalhos experimentais em grupos de 2/3 estudantes, seguida da escrita de um relatório muito sucinto (para cada trabalho) e discussão do mesmo. Realização de trabalho com apresentação oral sobre aplicação de um dos trabalhos práticos em processos industriais. Discussão oral com os docentes de um trabalho prático e resultados obtidos.


“Eletro” 

Os estudantes preparam em grupo o trabalho de laboratório (prelab). Realizam experiência em grupo e no final da aula entregam uma folha de registos e discussão de resultados. Na última aula, realizam um teste individual sobre todos os trabalhos, a contar para avaliação. Esse teste é constituído por perguntas de escolha múltipla.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Prova oral 18,80
Teste 7,50
Trabalho escrito 18,70
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Componente de “Electro”
A classificação (final) a "Electro" tem como base:

  • Ficha de preparação de cada experiência, em grupo – 30%
  • Realização da experiência em grupo com entrega de folha de registos e discussão dos resultados - 40%
  • Teste individual com perguntas de escolha múltipla sobre todas as experiências – 30%.

Componente “EQ”
A classificação (final) a EQ tem como base:

  • Participação presencial e trabalho Laboratorial – 50%
  • Realização de trabalho e apresentação oral – 25%
  • Discussão oral de trabalho prático– 25%

Fórmula de cálculo da classificação final

 

Classificação Final = 75% Classificação a “EQ” + 25% *Classificação a “Eletro”



Provas e trabalhos especiais

 Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

 Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame laboratorial (a cada um dos módulos) com escrita de relatório detalhado. Apresentação oral sobre um dos outros trabalhos efetuados.

Melhoria de classificação

Realização de exame laboratorial constituído pela execução de 3 trabalhos experimentais (EQ e Eletro) e discussão dos resultados com o docente. Execução de relatórios escritos desses trabalhos.

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