Código: | EQ0060 | Sigla: | EEQ I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas (Engenharia Química) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEQ | 93 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
1. CONTEXTO: A Engenharia Química é o projeto, construção e operação de Processos Químicos. Um Processo Químico é um conjunto de transformações físicas e/ou químicas que ocorrem em Unidades Processuais numa sequência bem definida. O desenvolvimento de um processo químico concretiza-se em duas fases: Síntese (que define o diagrama processual) e Análise (a avaliação quantitativa do processo). Balanço Material é a primeira etapa da fase de Análise de processos químicos. 2. OBJETIVOS: - Compreender as operações processuais e as operações unitárias que integram um processo químico; - Compreender o funcionamento das principais unidades processuais; - Conhecer as etapas que constituem as fases de Síntese e de Análise de processos químicos; - Saber fazer a contabilização de variáveis e equações do problema de balanço material a unidades processuais e a sistemas de unidades processuais; - Resolver problemas de balanço material a processos químicos (compostos por um conjunto de unidades processuais e envolvendo reação química, separações, reciclagem e purga); - Saber resolver problemas de balanço de energia. 3. COMPONENTES CIENTÍFICA/TECNOLÓGICA: Componente científica (que fundamenta e desenvolve bases científicas): 25%; Componente tecnológica (aplicada ao projeto e operação de processos): 75%.
Depois desta unidade curricular, o estudante será capaz de: - Compreender os princípios gerais que regem Processos Químicos; - Compreender e interpretar Diagramas Processuais; - Compreender os princípios de funcionamento das Unidades Processuais mais importantes em Processos Químicos; - Formular o problema de Balanço Material a unidades processuais e a sistemas de unidades processuais em termos de sistemas de equações não-lineares (contabilização de variáveis, equações e variáveis de projecto); - Implementar a estratégia de resolução designada de Abordagem Modular.
Elementos de Álgebra (sistemas de equações), métodos numéricos (em particular, a resolução de equações e sistemas de equações não-lineares);
I. Introdução: Definições. A Engenharia Química, o Processo Químico, Operações Unitárias e Unidades Processuais. Exemplos de unidades processuais. Síntese e Análise de processos químicos. Diagrama processual ou flowsheet. II. Processos Químicos: Exemplos de processos químicos (a produção de álcool industrial; a dessalinização da água do mar); III. Síntese de Processos Químicos: A fase da Síntese de processos químicos exemplificada pela resolução de um problema concreto; IV. Balanços Materiais a Unidades Processuais (na ausência de reacção química): contabilização de variáveis e equações e identificação das variáveis de projecto. Balanços materiais a unidades de separação envolvendo equilíbrio de fases: Separação líquido-vapor, líquido-líquido e sólido-líquido. V. Balanços Materiais a Processos com Reação Química: Estequiometria. Conversão de um reagente e Avanço de reações químicas. Equações de balanço material independentes. Situações envolvendo equilíbrio químico e estequiometria indeterminada. VI. Balanços Materiais a Sistemas de Unidades Processuais: Processos envolvendo Reciclagem e Purga. A Abordagem Modular como estratégia de resolução de balanços materiais a sistemas de unidades processuais.
1) Aulas teórico-práticas de exposição da matéria; 2) Aulas de resolução de problemas; 3) Visitas de estudo a unidades industriais.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 52,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 104,00 |
1) Não exceder o número limite de faltas previsto no artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação da FEUP; 2) Participar em pelo menos uma das visitas de estudo programadas. Os estudantes que tenham frequência de anos anteriores estão dispensados da participação nas visitas de estudo. Os estudantes com frequência no ano lectivo imediatamente anterior estão dispensados da frequência das aulas.
A classificação final (CF) é calculada pela fórmula: CF = 0.45*T1 + 0.55*T2, onde T1 e T2 são as notas dos dois testes intercalares. No exame de recurso o estudante pode obter aprovação ou conseguir melhoria de nota.
Não aplicável.
Por exame.
Por exame.