Fenómenos Interfaciais em Biossistemas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Biológica |
OFICIAL |
Engenharia de Bioprocessos |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIB |
20 |
Plano de estudos oficial |
3 |
- |
6 |
70 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Pretende-se que os alunos desenvolvam/adquiram conhecimentos estruturados sobre os tópicos fundamentais de química e física intrínsecos a interfaces entre sólidos, líquidos e gases, com especial ênfase para as interfaces biológicas.
Pretende-se também que os alunos adquiram conhecimentos transversais sobre as técnicas que permitem caracterizar/estudar as interfaces.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os estudantes sejam capazes de aplicar os conceitos das ciências interfaciais à biotecnologia e à nanotecnologia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução; Superfícies líquidas; Termodinâmica de interfaces; Molhamento e ângulos de contacto; Dupla camada elétrica; Efeitos em interfaces carregadas; Forças superficiais; Tensioativos, micelas, emulsões e espumas; Superfícies sólidas; Adsorção; Interfaces biológicas.
Bibliografia Obrigatória
Butt, Hans-Jurgen;
Physics and chemistry of interfaces. ISBN: 3-527-40413-9
Bibliografia Complementar
Hiemenz, Paul C.;
Principles of colloid and surface chemistry. ISBN: 0-8247-9397-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Componente Teórico-Prática
As aulas teórico-práticas, com uma carga letiva de 3 horas/semana (2 aulas x1,5 h), são basicamente expositivas onde se apresentam e desenvolvem os conceitos teóricos fundamentais para a compreensão dos fenómenos interfaciais em estudo. Nestas aulas também se exemplifica e estimula a resolução de problemas simples e multiconceptuais relacionados com as propriedades de equilíbrio e dinâmicas das superfícies e interfaces.
Sempre que oportuno, serão analisados artigos científicos sobre aplicações relacionadas com os temas abordados nas aulas.
Componente Laboratorial
Nas aulas laboratoriais, carga letiva de 2 h/semana, os alunos desenvolvem projectos de acordo com os tópicos apresentados no programa da disciplina. Cada projecto, decorre em várias etapas, começando pelo estudo das teorias e métodos experimentais envolvidos, após o que se segue a preparação e execução de um conjunto de experiências e por último a análise crítica dos resultados e apresentação de relatório escrito.
Cada grupo, constituído por três elementos, realiza 5 experiências de acordo com o calendário estabelecido no início do semestre. É obrigatório o uso de um diário de laboratório para registo da preparação e execução das experiências.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
10,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência a esta disciplina implica:
i) não exceder o número limite de faltas previsto no artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação da FEUP;
ii) a realização efetiva de todas as experiências e entrega dos respectivos relatórios, e apresentação oral de um artigo científico. A classificação da componente laboratorial tem que ser necessariamente igual ou superior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final está distribuída pelas componentes:
1. Teórico-prática (peso: 60%), que inclui:
1.1. Apresentação oral de artigo científico (10%)
1.2. Teste (50%)
2. Laboratorial (peso: 40%).
A classificação final, na escala de vinte valores, será calculada pela seguinte fórmula:
(T x 0.50 + AO x 0.10 + CL x 0.40) ≥ 9.5 em 20 valores
T- classificação obtida no Teste (EF ≥ 8)
AO- classificação obtida na Apresentação Oral
CL-nota obtida na Componente Laboratorial (CL ≥ 10)
NOTA IMPORTANTE: Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores, havendo uma obrigatoriedade de nota mínima de 10 valores para Componente Laboratorial e 8 valores para o Teste.
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos TE deverão realizar todos os trabalhos práticos prospostos e entrega dos respectivos relatórios.
Os alunos reprovados que tenham frequência à disciplina serão avaliados unicamente da Componente Teórica Prática na época de exames de recurso e/época especial, mantendo-se a mesma fórmula de cálculo.
Melhoria de classificação
Exame final, mantendo a mesma fórmula de cálculo para a classificação final.