Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EBE0186

Bioquímica Microbiana

Código: EBE0186     Sigla: BM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 22 Plano de estudos oficial 3 - 6 70 162
MIEQ 8 Plano de estudos oficial 4 - 6 70 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-08-09.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O estudante deve adquirir com a necessária proficiência: 1. Conhecimentos de Bioquímica Microbiana e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas; 2. Capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente: raciocínio e resolução de problemas (identificação e resolução de problemas, estimação e análise qualitativa), experimentação e descoberta do conhecimento (formulação de hipóteses, pesquisa de literatura), pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais (perseverança e flexibilidade, pensamento criativo e crítico, consciência do próprio conhecimento, gestão do tempo e dos recursos), capacidades e atitudes profissionais (ética, comportamento, integridade e responsabilidade profissionais); 3.Capacidades inter-pessoais: trabalho de grupo e comunicação (oral, escrita);

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular (UC) apresenta aspetos fundamentais e aplicados da Bioquímica Microbiana. Beneficiando do conhecimento e competências adquiridas anteriormente no ciclo de estudos, fornece-se uma explicação abrangente sobre o impacto das vias metabólicas dos microrganismos em várias áreas da atividade humana. Esta UC aborda conceitos fundamentais para a operação de reatores biológicos ou de outros processos microbiológicos, assim como para engenharia alimentar e ambiental. Promove-se também a visão crítica sobre vantagens e limitações da aplicação de microrganismos a diferentes processos, assim como a realização de trabalhos laboratoriais relacionados com estes temas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

TEÓRICA O impacto dos microrganismos em diferentes sectores de atividade. Exemplos de processos biotecnológicos. Vias metabólicas versus processo industrial / produtos finais.
Indústria alimentar: microrganismos benéficos / nocivos e análise de controlo de qualidade bacteriológica; Métodos de conservação de alimentos (ex. lacticínios). Indústria Química (ex. produção de etanol e de ácido cítrico). Indústria Farmacêutica (ex. produção de beta-lactâmicos; a problemática da disseminação de bactérias resistentes a antibióticos). Indústria Mineira (lixiviação microbiana de minérios). Ambiente: Tratamento de águas residuais, biorremediação de xenobióticos; Prevenção da poluição do ambiente.

PRÁTICA Produção de iogurte e sua caracterização. Sobrevivência de microrganismos potencialmente patogénicos em produtos fermentados (iogurte) – comparação com o seu desenvolvimento no alimento não fermentado (leite).

Bibliografia Obrigatória

Bitton, Gabriel; Wastewater Microbiology. ISBN: 0-471-30986-9
Demain, Arnold L. 340; Manual of industrial microbiology and biotechnology. ISBN: 1-55581-128-0
Mitchell, Ralph; Environmental microbiology. ISBN: 0-471-59587-X
Hurst, Christon J. 340; Manual of environmental microbiology. ISBN: 1-55581-199-X
Crueger, Wulf; Biotechnology. ISBN: 0-87893-135-X
Glazer, Alexander N.; Microbial biotechnology. ISBN: 0-7167-2608-4

Observações Bibliográficas

Sites:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/
http://biocyc.org/transition-02-2009.shtml
http://www.bacterio.cict.fr/classificationsz.html
http://www.genome.jp/kegg/

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de 1,5 h, duas vezes por semana. Exposição oral da matéria com auxílio do quadro e meios audiovisuais. Motivação ao raciocínio dedutivo e à participação dos estudantes. Aulas práticas laboratoriais de 3 h, uma vez por semana.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 65,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 29,00
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho laboratorial 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b). Para obter aprovação final à disciplina o aluno tem que cumprir os requisitos seguintes: - A nota mínima de cada componente  da avaliação (Miniteste 1; Mintestes 2-4; Relatório) é 9,0. - A aprovação à disciplina é obtida quando a classificação final da média ponderada de cada componente é > 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação:


Nota prática: Np = REL
Nota teórica: Nt =  (0,25 x MT1) + (0,25 x MT2) + (0,25 x MT3) + (0,25 x MT4)
Nota final: NF = (0,65 Nt) + (0,35 x Np).

onde,  MT1-4 - Nota mini-testes 1 a 4;  REL – Relatório.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de um exame escrito.

Melhoria de classificação

Os alunos que pretendam subir nota só o poderão fazer relativamente à parte teórica com a realização de um exame escrito.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-02 às 14:51:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias