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Laboratórios de Engenharia do Ambiente IV

Código: EA0045     Sigla: LEA IV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 30 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-02-10.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objetivos gerais são:

- proporcionar um conhecimento adequado de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas, assim como, na definição de soluções e antecipação e prevenção desses mesmos problemas;

- adquirir conhecimentos de modelação para desenvolver processos de análise fundamentados com simulação de diferentes cenários baseados em ferramentas computacionais;

- desenvolver capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta do conhecimento, pensamento sistémico, formulação de processos de estudo e promoção de capacidades e atitudes profissionais;

- desenvolver capacidades de comunicação, em particular, de resultados técnicos e competências de cooperação em grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os alunos irão adquirir:

- conhecimento em metodologias de monitorização da qualidade ambiental e tecnologias de tratamento de efluentes líquidos e gasosos e, ser capaz de os utilizar na conceção de soluções para problemas e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas;

- conhecimento na modelação de redes e de simulação de diferentes condições de funcionamento;

- competências e atributos pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta de conhecimentos, pensamento sistémico, aptidões pessoais e competências e atitudes profissionais;

- capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação;

- conhecimento para conceber, projetar, implementar e operar sistemas no contexto empresarial e social.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Módulo 1: Ensaios na ETAR da FEUP

- Tratamento biológico de uma água residual urbana sintética num reator de lamas ativadas: operação, parâmetros biocinéticos e dimensionamento do decantador secundário;

- Aplicação do processo coagulação/floculação/sedimentação no tratamento de um efluente têxtil sintético em modo contínuo usando instalações à escala laboratorial e industrial: operação, dose de coagulante/floculante e, dimensionamento do tanque de mistura rápida e decantador;

- Reator de membrana fotocatalítico/eletrocatalítico para o tratamento terciário de águas residuais urbanas, com vista à remoção de poluentes emergentes;

- Processo de oxidação fotocatalítica solar usando coletores parabólicos compostos para o tratamento de efluentes gasosos contaminados com compostos orgânicos voláteis.

 

Módulo 2: Modelação de redes de abastecimento de água – modelação da qualidade

- Ficha 0: Introdução ao EPANET;

- Ficha 1: Modelação e controlo de pressões na rede;

- Ficha 2: Análise da qualidade da água.

 

Módulo 3: Reutilização e aproveitamento de águas não potáveis

- 1. Introdução: definições legais; pesquisa de legislação e normalização em vigor; sistemas de recolha e armazenamento de água não potável;

- 2. Caracterização das águas recolhidas: análises laboratoriais;

- 3. Potencial de reutilização: análise de resultados e enquadramento legal nacional e internacional; respetiva definição de processos de tratamento.

Bibliografia Obrigatória

American Public Health Association 500; Standard methods for the examination of water and wastewater
Hendricks David; Water treatment unit processes. ISBN: 978-0-8247-0695-1
Sérgio Teixeira Coelho, Dália Loureiro, Helena Alegre; Modelação e Análise de Sistemas de Abastecimento de Água, IRAR e LNEC, 2006
Ramalho R. S.; Introduction to wastewater treatment processes. ISBN: 0-12-576560-6
Tchobanoglous George 675; Wastewater engineering. ISBN: 0-07-041878-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Realização de ensaios laboratoriais programados e de trabalhos de modelação da qualidade da água. Curtas exposições utilitárias de divulgação dos procedimentos adequados. Apoio tutorial nos trabalhos de pesquisa adicional.

 

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia ambiental
Ciências Naturais > Ciências do ambiente

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 70,00
Frequência das aulas 56,00
Estudo autónomo 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

-As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b).

- Os alunos obterão frequência à disciplina se realizarem todos os trabalhos e obtiverem uma classificação de, pelo menos, 10 valores em cada um dos módulos.


 

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (NF) é dada pela média das notas dos três módulos:

NF =1/3 Módulo 1 + 1/3 Módulo 2 + 1/3 Módulo 3

A classificação no módulo 1 é obtida da seguinte forma: i) nota do relatório final (40%) referente a um dos trabalhos práticos realizados na aula, selecionado pelo docente; o relatório final deve ser entregue, em versão de papel, ao docente Vítor J.P. Vilar até 15 dias após a realização do trabalho experimental; ii) notas dos relatórios intercalares (incluindo apenas resultados e discussão) para cada um dos restantes trabalhos práticos (3x15%); iii) avaliação contínua baseado no desempenho nas aulas (15%).

A classificação no módulo 2 é obtida da seguinte forma: 80% relativos ao relatório final do módulo (inclui a resolução das 2 fichas) e 20% relativos ao desempenho nas aulas.

A classificação no módulo 3 é obtida da seguinte forma: nota do relatório final, ponderada com a autoavaliação do grupo.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação obriga à frequência curricular na ocorrência subsequente da unidade curricular.

Observações

Os alunos têm que ser avaliados a todas as componentes da avaliação e obter os mínimos estipulados.

Em virtude da situação criada pelo COVID-19, a classificação do módulo 1 foi alterada da seguinte forma: i) relatório por grupo, incluindo as respostas a todas as questões colocadas nos 4 protocolos laboratoriais, assim como o dimensionamento dos processos para uma situação real, que será entregue via email até ao dia 07 de Maio (70% da classificação final); ii) apresentação oral por grupo sobre um dos trabalhos experimentais, a ser realizada por vídeo-conferência (plataforma zoom) nos dias 27 e 28 de Abril, durante o horário das aulas (30% da classificação final).

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