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Ecologia e Conservação da Natureza

Código: EA0068     Sigla: ECN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 25 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-10-22.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1.Conhecimentos de caráter técnico

1.1 Conhecimentos essenciais de Ecologia, Conservação da Natureza e Ecotoxicologia com vista à sua aplicação em Engenharia do Ambiente.

1.2 Principal legislação Nacional associada à Ecotoxicologia.

 

  1. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais

2.1 Desenvolvimento de estratégias de pesquisa bibliográfica e electrónica.

 

  1. Aquisição de aptidões inter-pessoais

3.1 Trabalho em grupo e de comunicação (comunicação escrita e apresentação oral)

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de conhecimentos sobre o efeito: (i) dos fenómenos de competição por recursos; (ii) das várias interacções biológicas na composição das comunidades; (iii) da interacção dos fatores abióticos e bióticos na dinâmica da população; (iv) a inter-ligação entre as comunidades e o meio ambiente através de fluxos de energia e matéria; (v) ineficiente transferência de energia entre os níveis tróficos; (vi) diferenças entre o processamento de energia e matéria entre o sistema decompositor e o sistema-consumidor.

Aquisição de conhecimentos sobre: (i) as principais classes de poluentes (estrutura, propriedades e ocorrência); (ii) a influência das propriedades dos poluentes na sua circulação e distribuição no meio ambiente, bem como da sua toxicidade para os organismos vivos.


 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

O estudante deve apresentar conhecimentos prévios de Química, Biologia, Métodos Instrumentais de Análise e Métodos Estatisticos, leccionados em unidades curriculares precedentes ou no ensino secundário ao nível do 11º ano.

Programa


  1. Definições, objectivos, problemas actuais e desafios. 

  2. Ecologia. 2.1. Áreas de estudo da Ecologia.2.2. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas. 2.2.1 Definição de ecossistema; 2.2.2. Organismos; populações; comunidades e ecossistemas; 2.2.3. Interacções biológicas (intra e inter-espécies) 2.2.3.1. Competição, predação, decomposição, parasitismo, simbiose 2.2.3.2. Dinâmica de populações 2.2.4. Comunidades e ecossistemas 2.2.4.1. Nutrientes e energia 2.2.4.2. Fluxos de energia nos ecossistemas 2.2.4.2.1. Produtividade primária e secundária. 2.2.4.3. Fluxos de matéria nos ecossistemas 2.2.4.3.1. Ciclos biogeoquímicos

  3. Ecotoxicologia. 3.1. Transporte e transformação dos poluentes no ambiente. 3.1.1. Grupos de poluentes; 3.1.2. Vias de entrada dos poluentes nos ecossistemas; 3.2. Biodisponibilidade e bioacumulação. 3.2.1. Biodisponibilidade, biotransformação e eliminação; 3.2.2. Modelos toxicocinéticos; 3.2.3. Bioacumulação. 3.3. Acção dos contaminantes. 3.3.1. Efeito dos contaminantes nos vários níveis organizacionais; Bioindicadores e biomarcadores; 3.3.2. Testes de toxicidade. 3.3.3. Legislação nacional sobre testes de toxicidade.


 

Bibliografia Obrigatória

ULL; Essentials of Ecology. ISBN: 1-405-10328-0
C. H. Walker...[et al.]; Principles of ecotoxicology. ISBN: 0-8493-3635-X

Bibliografia Complementar

Michael Begon, Colin R. Townsend, John L. Harper; Ecology. ISBN: 1-4051-1117-8
ed. by Gary M. Rand; Fundamentals of aquatic toxicology. ISBN: 1-56032-091-5
Organic pollutants in the water cycle: properties, ocurrence, analysis and environmental relevance of polar compounds , Thorsten Reemstsma and Martin Jekel, 2006. ISBN: 3-527-31297-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação do conteúdo programático e análise e discussão de estudos de casos. Desenvolvimento e apresentação oral de um trabalho de grupo sobre um tema previamente indicado aos alunos. Realização de três trabalhos laboratoriais relacionados com a toxicidade e biodegradabilidade fácil dos poluentes.

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 55,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 15,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 55,00
Trabalho escrito 51,50
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para além da aplicação do REGULAMENTO ESPECÍFICO DE AVALIAÇÃO DE DISCENTES DA FEUP, a frequência à disciplina é obtida pelos estudantes cuja classificação da Avaliação Contínua (AC) seja maior ou igual a 10 (em 20) valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação tem duas componentes: AC e Teórica (T). A AC inclui as subcomponentes seguintes: (i) Avaliação da Componente Laboratorial (ACL) e Trabalho escrito (entrega de documento escrito e eletrónico até 17h de 22 de Novembro) e apresentação oral (nas aulas teóricas de 9, 12, 16 e 19 do mês de Dezembro) sobre um TEMA (TE). A componente Teórica, Teórico-Prática e Laboratorial são avaliadas em exame (EX). A classificação final (CF) da unidade curricular é obtida do seguinte modo: CF = k*[0,30 TE + 0,15 ACL + 0,55 EX] sendo k - Factor de desempenho nas aulas T e TP (0,90 < k < 1,05); é necessário uma nota mínima de 9 (em 20) valores na classificação obtida no exame. Os estudantes têm de obter uma classificação final mínima de 10 (em 20) valores à unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos provas e/ou trabalhos especiais para além dos indicados nesta ficha.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o ponto 10.1 do Art.º 10º Melhoria de Classificação do REGULAMENTO ESPECÍFICO DE AVALIAÇÃO DE DISCENTES DA FEUP, os estudantes podem efetuar melhoria de classificacao de exame realizado, uma única vez, numa das duas épocas de exame final referidas na alinea a) do ponto 1, artigo 9, imediatamente subsequentes aquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

Observações

A entrega dos documentos escritos relativos quer ao tema quer aos relatórios da componente laboratorial deverá ser feita no gabinete E316 de acordo com as datas indicadas abaixo.

Aos estudantes que faltarem a qualquer uma das componentes da avaliação distribuída, ser-lhes-á atribuida classificação de zero valores nessa componente.

 

DATAS IMPORTANTES relativas ao TEMA:

1) Trabalho escrito: entrega de documento escrito e eletrónico até 17h de 22 de Novembro;

2) Apresentação oral e discussão: nas aulas teóricas de 9, 12, 16 e 19 do mês de Dezembro.

 

DATAS e ASPETOS IMPORTANTES relativas à Componente Distribuida:

1) Para o trabalho da inibição do crescimento das algas, a entrega do relatório será feita até no máximo uma semana após o dia da recolha dos últimos resultados experimentais.

2) Para os trabalho da inibição da bioluminiscência (T2), a entrega do relatório será feita até no máximo uma semana após a realização do trabalho laboratorial.

2) Para o trabalho sobre a biodegradabilidade fácil (T3): a entrega do relatório deverá ser feita até no máximo uma semana após o dia da recolha dos últimos resultados experimentais.

 

 

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