Código: | EA0013 | Sigla: | MA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Básicas |
OFICIAL | Concepção, Desenvolvimento, Implement. e Operação |
OFICIAL | Capacid. e atit. pessoais, interp. e profissionais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIEA | 59 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
1- Fundamento: Os engenheiros do ambiente têm vindo a utilizar microrganismos para descontaminar locais poluídos. Adicionalmente, os engenheiros do ambiente implementam metodologias que evitam a contaminação com organismos nocivos. 2-Objectivos específicos: Aquisição de conhecimentos fundamentais de (Micro)biologia e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas ambientais; 3- Conhecimentos prévios: Conhecimentos fundamentais de biologia e de química. 4- Distribuição de componentes: Componente científica: 70% Componente tecnológica: 30% 5- Resultados de Aprendizagem 1. Aplicação de conhecimentos de (Micro)biologia na formulação, resolução e discussão de problemas ambientais; 2. Capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente: raciocínio e resolução de problemas (identificação e resolução de problemas, estimação e análise qualitativa), experimentação e descoberta do conhecimento (formulação de hipóteses, pesquisa de literatura), pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais (perseverança e flexibilidade, pensamento criativo e crítico, consciência do próprio conhecimento, gestão do tempo e dos recursos), capacidades e atitudes profissionais (ética, comportamento, integridade e responsabilidade profissionais); 3. Capacidades inter-pessoais: trabalho de grupo e comunicação (oral, escrita);
Aplicação de conhecimentos de (Micro)biologia na formulação, resolução e discussão de problemas ambientais; Capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente: raciocínio e resolução de problemas (identificação e resolução de problemas, estimação e análise qualitativa), experimentação e descoberta do conhecimento (formulação de hipóteses, pesquisa de literatura), pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais (perseverança e flexibilidade, pensamento criativo e crítico, consciência do próprio conhecimento, gestão do tempo e dos recursos), capacidades e atitudes profissionais (ética, comportamento, integridade e responsabilidade profissionais); Capacidades inter-pessoais: trabalho de grupo e comunicação (oral, escrita);
Noções básicas de química.
1. INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA 2. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA 2.1 Principais elementos químicos 2.2 A água como solvente dos sistemas biológicos 2.3 Principais componentes químicos das estruturas celulares 2.3.1 Polissacarídeos 2.3.2 Lípidos 2.3.3 Ácidos nucleicos 2.3.4 Proteínas 3. DIVERSIDADE DE SERES VIVOS 3.1 Árvore filogenética universal 3.2 Diversidade de microrganismos (procariotas, eucariotas e vírus) 3.2.1 Microrganismos procariotas e eucariotas (estrutura e diversidade morfológica) 3.2.2 Vírus (morfologia, infecção e multiplicação) 3.3 Métodos para avaliar diversidade bacteriana em amostras ambientais (cultiváveis versus não cultiváveis) 4. ESTRUTURAS CELULARES (ESTUDO COMPARATIVO EM ORGANISMOS DOS 3 DOMÍNIOS BIOLÓGICOS) 4.1 Membrana citoplasmática (estrutura e função) 4.2 Parede celular (estrutura e função) 4.3 Movimento flagelar 4.3.1 Quimiotaxia em procariotas 4.4 Formas de dormência (endósporos, esporos e quistos) 4.5 Substâncias poliméricas extra e intracelulares (glicocálix e compostos de reserva) 4.6 Mecanismos de patogenicidade 4. REPRODUÇÃO CELULAR 4.1 Procariotas: assexuada por fissão binária 4.2 Eucariotas: assexuada (mitose) e sexuada (meiose) 5. CRESCIMENTO POPULACIONAL MICROBIANO 5.1 Métodos de quantificação / enumeração 5.1.1 Células totais 5.1.2 Células viáveis 5.1.3 Biomassa 5.1.4 Turbidimetria 5.2 Crescimento em descontínuo 5.2.1 Fases de crescimento 5.2.2 Cinética 5.3 Cinética do crescimento em contínuo, num quimiostato 6. FACTORES QUE CONTROLAM O DESENVOLVIMENTO MICROBIANO. 6.1 Nutrientes, temperatura, pH, actividade da água, pressão e oxigénio 6.2 Diversidade fisiológica / ecológica 7. NOÇÕES DE GENÉTICA MICROBIANA 7.1 Replicação do DNA 7.2 Transferência de informação genética 7.2.1 Transcrição 7.2.2 Código genético 7.2.3 Ribossomas 7.2.4 Síntese proteica (tradução) 7.3 Contrastes na transferência de informação em procariotas e eucariotas 7.4. Variabilidade genotípica versus fenotípica 7.4.1 Variabilidade genotípica 7.4.1.1 Mutações e agentes mutagénicos 7.4.1.2 Recombinação genética em eucariotas e procariotas (transformação, transdução e conjugação) 8. METABOLISMO 8.1 Anabolismo e catabolismo 8.1.1 Classificação dos organismos consoante a fonte de energia e a fonte de carbono 8.2 Enzimas como catalizadores biológicos 8.3 Catabolismo 8.3.1 Introdução (compostos de alta energia, reacções redox e torre de electrões) 8.3.2 Processos catabólicos 8.3.1 Glicólise, ciclo de Krebs e respiração aeróbia 8.3.2 Fermentação 8.3.3 Respiração anaeróbia 8.3.4 Litotrofia 8.3.5 Fotossíntese (anoxigénica e oxigénica) 9. BIOSSÍNTESE EM AUTOTRÓFICOS 9.1 Ciclo de Calvin 10. IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE METABÓLICA DOS MICRORGANISMOS 10.1 Ciclos biogeoquímicos (carbono, azoto e enxofre) 10.2 A utilização de microrganismos em ETARs. PRÁTICA: Exemplo de como isolar, como caracterizar e como controlar o desenvolvimento de microrganismos presentes numa amostra. 1 Enumeração e isolamento de microrganismos de uma amostra; 2 Caracterização da morfologia colonial e celular dos isolados; 3 Caracterização fisiológica dos isolados; 4 Avaliação do potencial de cada isolado para descontaminar ambientes poluídos; 5 Efeito de agentes antimicrobianos (químicos e físicos) sobre o crescimento dos isolados.
Exposição oral da matéria com auxílio do quadro e de apresentações em Power Point. Motivação ao raciocínio dedutivo e à participação dos alunos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 70,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Para ser admitido ao exame, o aluno tem que: Assistir a pelo menos 75% das aulas. Ter nota mínima de 10 no exame laboratorial da UC.
Nota final:
1) NF = (0,3 x EXAL) + (0,7 x EXA) onde, EXA – Exame; EXAL – Exame Laboratorial;
ou
2) NF = (0,3 x EXAL) + (0,5 x EXA + 0,2 x MT) onde, EXA – Exame; EXAL – Exame Laboratorial; MT - miniteste de autoavaliação;
Miniteste de autoavaliação que poderá contar 20% da nota teórica final.
De acordo com as normas gerais de avaliação.
Exame escrito a decorrer na época de recurso.
Alteração - COVID19:
Como consequência da necessidade de alteração provocada pela situação COVID19, e com base nas orientações recebidas, a classificação final (NF) será dada pela fórmula:
Nota Final (NF) = (0,8 Nota Teórica) + (0,2 x Nota Prática), onde
Nota Teórica = 100% da nota do Exame escrito presencial sobre os temas lecionados nas aulas teóricas OU 80% da nota do Exame escrito presencial sobre os temas lecionados nas aulas teóricas + 20% da nota do Miniteste de autoavaliação;
Nota Prática = 50% da nota de um exame escrito presencial sobre temas lecionados nas aulas práticas (a realizar em conjunto com o exame sobre os temas teóricos) + 50 % da nota de avaliação contínua (= nota do conjunto de exercícios realizados sobre os temas lecionados nas aulas práticas)
A nota mínima em cada módulo é 10/20 valores.