Ajuda Multicritério à Decisão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDEEC |
3 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
7,5 |
70 |
202,5 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Conferir aos estudantes as competências necessárias para abordarem problemas de decisão com critérios múltiplos e incertezas, e proporem e aplicarem metodologias de ajuda à decisão.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão adquirir as seguintes competências: - Discutir a problemática da ajuda à decisão em problemas com critérios múltiplos e incerteza. - Usar modelos formais para representar situações de decisão - Escolher e aplicar metodologias sistemáticas de ajuda à decisão, incluindo o recurso a ferramentas informáticas e interação com agentes de decisão. - Construir metodologias de avaliação para concursos públicos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Ajuda multicritério à decisão. Conceitos e terminologia. O papel do Agente de Decisão. Modelização de preferências. - Problemas multiatributo. Técnicas de trade-off, funções de valor e a Escola Francesa/Europeia. Conceção de metodologias de avaliação para concursos públicos e sua aplicação. Problemas de afetação a classes. - Data envelopment analysis (DEA). - Problemas multiobjectivo. Técnicas para gerar soluções não-dominadas. Métodos interativos. - Incerteza e risco. Árvores de decisão. Paradigmas de decisão. Teoria da utilidade. Abordagens robustas. Metodologias baseadas em múltiplos indicadores de risco e oportunidade. - Análise de casos de estudo.
Bibliografia Obrigatória
Robert T. Clemen, Terence Reilly;
Making hard decisions with decision tools. ISBN: 0-534-36597-3
Denis Bouyssou... [et al.];
Evaluation and decision models. ISBN: 0-7923-7250-6
Valerie Belton, Theodor J. Stewart;
Multiple criteria decision analysis. ISBN: 0-7923-7505-X
Bibliografia Complementar
Ralph L. Keeney;
Value-focused thinking. ISBN: 0-674-93198-X
Ralph L. Keeney, Howard Raiffa ; with a contribution by Richard F. Meyer;
Decisions with multiple objectives. ISBN: 0-471-46510-0
Evangelos Triantaphyllou;
Multi-criteria decision making methods. ISBN: 0-7923-6607-7
Bernard Roy, Denis Bouyssou;
Aide multicritère à la décision. ISBN: 2-7178-2473-1
Bernard Roy;
Méthodologie multicritère d.aide à la décision. ISBN: 2-7178-0901-5
João Namorado Clímaco, Carlos Henggeler Antunes, Maria João Gomes Alves;
Programação linear multiobjectivo. ISBN: 972-8704-13-5
Manuel António Cerqueira da Costa Matos;
Ajuda à decisão multicritério
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular organiza-se em torno de aulas, complementadas por trabalho autónomo dos estudantes, que por sua vez se organiza em torno de trabalhos de grupo sobre casos de estudo e pequenos problemas. Procurar-se-á que as aulas decorram num ambiente de aprendizagem ativa, com uma elevada interação e participação dos estudantes, recorrendo às necessárias estratégias de aprendizagem. A avaliação será realizada com base na discussão de casos de estudo e num exame final.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
40,00 |
Participação presencial |
0,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho laboratorial |
53,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Sem requistos especiais
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalhos, 60% Exame, 40% (Mínimo de 8/20 em ambas as componentes)