Código: | PDEEC0049 | Sigla: | ML |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://fe.up.pt/~jsc/ML/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PDEEC | 33 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 7,5 | 70 | 202,5 |
Esta Unidade Curricular é dirigida a estudantes interessados em aprendizagem computacional. A aprendizagem computacional é uma disciplina base nas ciências da informação. Combina elementos de Matemática, Ciência dos Computadores e estatística. Tem aplicaçãoes em biologia, física, engenharia e qualquer outra área onde a previsão automática é necessária.
Esta Unidade Curricular tem por objectivo apresentar alguns dos tópicos centrais em aprendizagem computacional, dos fundamentais ao estado da arte. Será colocado especial ênfase nos conceitos teóricos e em exemplos práticos e projectos laboratoriais. Cada exercício será cuidadosamente escolhido para reforçar os conceitos explicados nas aulas teóricas e desenvolver e generalizá-los em diversas direcções.
TODO
1. Introdução à Teoria de decisão Bayesiana a.Função de Verosimilhança e probabilidade a priori b.Decisão óptima de Bayes c.Problemas de previsão d.Inferência versus dedução
2. Modelos Lineares para Regressão a.Criterios b.A decomposição bias/variancia e o teorema de Gauss-Markov c.regressão Ridge e Lasso d.Regressão Bayesiana
3. Modelos Lineares para Classificação a.Analise discriminante linear e discriminante de fisher b.regressão logistica c.o algoritmo perceptron d.máquinas de vectores de suporte e.métodos de margem larga
4. regressão e classificação não linear a.expensão da base (splines, polinómios, RBF, wavelets) b.redes neuronais c.Núcles e RKHS d.Árvores de Classificação e regressão e.métodos de protótipos e vizinhos mais próximos f.Modelos aditivos e boosting
5. Aprendizagem não-supervisionada a.algoritmos de Clustering b.misturas finitas e infinitas c.SOMs d.outros problemas (estimação da densidade, PCA, ICA)
6. teoria da aprendizagem e selecção de modelos a.risco esperado e empirico b.validação cruzada c.minimização do risco empirico e estrutural d.Generalization bounds e.medidas de capacidade (VC, cover numbers, Rademacher)
7. Modelos Gráficos probabilisticos a.redes bayesianas b.independência condicional c.campos de markov aleatórios d.Inferência em modelos gráficos probabilisticos
8. Dados sequenciais a.Modelos de Markov b.Modelos de Markov escondidos
O programa vai incluir no início material introdutório para fornecer o conhecimento básico de aprendizagem computacional. Beneficiando deste material introdutório, irão sendo cobertos tópicos progressivamente mais avançados.
A unidade curricular está organizada em uma aula teórica semanal e aulas práticas. Durante a exposição teórica irão ser abordados os tópicos da Unidade Curricular. As aulas práticas irão ser usadas para resolver exercícios e para o desenvolvimento dos trabalhos semanais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 35,00 |
Participação presencial | 30,00 |
Trabalho escrito | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Irão ser atribuidos trabalhos semanais durante a duração da unidade curricular, envolvendo exercícios, leituras e resumos de textos seleccionados. Os trabalhos semanais terão um peso de 30% na nota final. O trabalho de projecto a desenvolver consistirá na abordagem de um tópico do curso e terá um peso de 35%.
Irão ser atribuidos trabalhos semanais durante a duração da unidade curricular, envolvendo exercícios, leituras e resumos de textos seleccionados. Os trabalhos semanais terão um peso de 30% na nota final. O trabalho de projecto a desenvolver consistirá na abordagem de um tópico do curso e terá um peso de 35%. O exame final terá um peso de 35% da nota final.
Estes alunos irão ser sujeitos a todos os procedimentos de avaliação dos alunos regulares. A única diferença em relação aos alunos regulares é que não são obrigados a frequentar as aulas e a entregar os trabalhos bi-semanais nos prazos definidos para os alunos regulares.
Não aplicável