Código: | EEC0052 | Sigla: | LMUL |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Telecomunicações |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.fe.up.pt/1213/course/view.php?id=1063 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIEEC | 19 | Plano de estudos oficial | 5 | - | 6 | 56 | 162 |
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais, competências e capacidades:
a) autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia,
b) competências de gestão de projetos multi-disciplinares e de trabalho em equipa,
c) capacidade de projectar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes,
d) capacidade de estruturar e produzir conteúdos multimédia com eficácia comunicacional e adequados ao público-alvo.
Como resultado da aprendizagem, baseada em projetos desenvolvidos em equipas multi-disciplinares, pretende-se que os estudantes adquiram competências na área multimédia, de integração de conhecimentos, de gestão de projetos, de produção de conteúdos e de conceção e implementação de novos produtos, sistemas e aplicações.
Projeto 1: Interação social
É a interação social que nos torna humanos.
Neste projeto pretende-se desenvolver novas formas de interação mediada tecnologicamente.
Projecto 2: interacão social revisitada
Pretende-se que os alunos, a partir de alguns dos melhores protótipos desenvolvidos anteriormente, os melhorem em termos de funcinalidade e interface, ficando mais perto do produto final.
Dada a natureza multi-disciplinar da área multimédia e sendo esta uma unidade curricular centrada na prática laboratorial, considerou-se adequado como método o ensino/aprendizagem baseado em projetos.
Os projetos são desenvolvidos em grupos de 3 a 5 elementos, dos diversos cursos que convergem nesta unidade curricular. Os grupos devem integrar elementos diferentes em cada projeto.
A metodologia de desenvolvimento destes projetos organiza-se em três fases iterativas: conceção, design e implementação, previamente calendarizadas. São também abordadas ferramentas para o planeamento, documentação e comunicação dos projetos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho laboratorial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 66,00 |
Total: | 162,00 |
Deverá ser demonstrada a participação ativa no planeamento e concretização dos projetos de grupo.
A classificação final resulta da média aritmética das classificações obtidas em cada um dos projetos.
Em cada projeto são avaliadas as seguintes componentes:
- 50% Resultados do projeto (sucesso no cumprimento dos objetivos, grau de inovação, eficácia comunicacional, qualidade da produção, solução técnica),
- 25% Comunicação e documentação do projeto (site, teaser, apresentação e demonstração),
- 25% Relatório técnico do projeto.
A classificação final pode ainda ser valorizada para a imediatamente superior, pelo resultado obtido na avaliação entre pares em cada grupo de projeto.
Aos estudantes abrangidos por estatutos que beneficiam de avaliação especial é requerida, como aos restantes, a demonstração de uma participação ativa no planeamento e concretização dos projetos de grupo para a obtenção de frequência.
Essa participação será em moldes a combinar com os docentes e com os grupos de projeto, de modo a facilitar a realização autónoma de grande parte das atividades, não sendo necessária a presença nas aulas.
Sendo a avaliação distribuída sem exame final e resultante do desenvolvimento de dois projetos em grupo, a classificação final só pode ser melhorada numa nova edição da unidade curricular.