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Engenharia das Fermentações

Código: EBE0187     Sigla: EF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Biológica
OFICIAL Engenharia de Bioprocessos

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 27 Plano de estudos oficial 3 - 6 56 162
MIEQ 14 Plano de estudos oficial 4 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel José Vieira Simões Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Práticas Laboratoriais: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Manuel José Vieira Simões 3,00
Práticas Laboratoriais Totais 2 2,00
Manuel José Vieira Simões 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de planear, dimensionar e analisar a operação de reatores com células (em particular, microbianas) em suspensão e em agregados celulares (incluindo biomasssa fixa). Esta unidade curricular também visa dotar os estudantes de conhecimentos de análise e dimensionamento de unidades complementares de processos fermentativos (agitação, arejamento e esterilização).

Resultados de aprendizagem e competências

Ao completar esta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

  • Conhecer o papel dos microrganismos nas aplicações biotecnológicas
  • Conhecer as principais estratégias para crescer microrganismos e quantificar esses crescimento
  • Modelizar a cinética de crescimento celular na presença e ausência de inibição e/ou limitações ao crescimento
  • Documentar as principais aplicações tecnológicas das tecnologias de fermentação
  • Descrever os principais tipos de biorreatores
  • Modelizar o modo de operação dos principais tipos de biorreatores
  • Conhecer as principais estratégias de agitação e arejamento de um biorreator
  • Quantificar o coeficiente global de transferência de oxigénio num biorreator 
  • Dimensionar o requisitos de potenciação de agitação e arejamento
  • Dimensionar estratégias de esterilização
  • Efetuar scale-up/scale-down de biorreatores

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Integração do biorreatores em processos industrial (exemplos de produtos fermentados); Esquema geral de um processo fermentativo; Caraterísticas gerais de microrganismos e meios de cultura utilizados industrialmente. 2. Crescimento celular; quantificação do crescimento celular; imobilização de células; filmes microbianos). 3. Fundamentos de balanços de material (balanços de massa a um ou mais componentes; balanços em múltiplas unidades; balanço em unidades com reciclagem, bypass e purga). 4.Biorreatores de células microbianas: classificação; reatores com biomassa suspensa e com biomassa fixa. Modos de operação de biorreatores (batch, fed-batch, contínuo). Caraterísticas físicas do equipamento. 5. Modelação e simulação de processos em biorreatores microbianos: exemplos ilustrativos; utilização de software específico. 6. Agitação e arejamento (Conceito de transferência de massa; Coeficiente de correlação de transferência de massa; Quantificação da área interfacial; Determinação da taxa de absorção/transferência de oxigénio; Correlações para KLa; Conceito de “hold-up”). 7. Esterilização (Métodos de esterilização; Cinéticas de morte térmica; Esterilização em descontínuo e em contínuo; Esterilização de ar) 8. Conceitos gerais de variação de escala em biorreatores.

Bibliografia Obrigatória

Lee J.M. ; Biochemical Engineering. , Prentice-Hall Inc., 2001
Bailey J.E., Ollis D.F. ; Biochemical Engineering Fundamentals. , McGraw-Hill., 1987

Bibliografia Complementar

Lopes A.M., Fonseca A. ; Biologia microbiana. , Universidade aberta., 1996
Ferreira W.F.C., de Sousa J.C.F. ; Microbiologia. Volume 1. , Lidel – edições Técnicas, Lda., 1998
Fonseca M.M., Teixeira J.A. ; Reactores biológicos - fundamentos e aplicações, Lidel – edições técnicas, Lda., 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição formal dos fundamentos teóricos e metodologias de abordagem, usando videoprojector e material online acessível através na Internet, e resolução de problemas, acompanhados de alguns exemplos de aplicação. Serão propostos para estudo individual a resolução de problemas mais complexos que podem exigir, em alguns casos, suporte informático (Microsoft Excel ou plataforma similar; SuperPro Designer; Berkeley Madonna). Propõem-se exemplos de dimensionamento de biorreatores, onde se aplicam regras fundamentais de modelação e projeto.

Software

Microsoft Windows
Adobe Acrobat
SuperPro Designer

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica
Ciências Tecnológicas > Engenharia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 62,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Modo de avaliação dos conhecimentos: avaliação distribuída com exame final. A classificação final será calculada de acordo com os seguintes componentes de avaliação: Exame final com um fator de ponderação de 75% na classificação final; Avaliação contínua: Relatórios das aulas práticas, com fator de ponderação de 25%. Exame de recurso. Para obtenção de classificação positiva, o estudante deverá obter uma classificação global mínima de 9.5 valores. No entanto, o exame final deverá ter uma classificação superior a 8 valores.

Trabalho de estágio/projeto

No âmbito desta UC, os estudantes terão a oportunidade de frequentar um estágio curto em ambiente empresarial.
A frequência deste estágio é facultativa e não entrará no cálculo da classificação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estas situações não dispensam a realização dos trabalhos da unidade curricular. Estes têm que ser realizados no mesmo prazo que for fixado para os estudantes ordinários. A forma de avaliação é portanto a mesma para todos os estudantes.

Melhoria de classificação

Exame de recurso. (A nota das componentes da avaliação contínua valerá para todo o ano letivo e estes não poderão ser substituídos por outro tipo de provas)

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