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Vias de Comunicação 1

Código: EC0034     Sigla: VCOM1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Vias de Comunicação

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Vias de Comunicação e Transportes
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 141 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 5,5 60 145
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-17.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Lingua de trabalho

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
Sem a disciplina de VC1 os alunos seriam incapazes de realizar ou sequer ler um projecto rodoviário o que para além das situações de especialidade os tornaria inúteis em postos de trabalho como Câmaras Municipais.

OBJECTIVOS:
1- Proporcionar aos alunos do tronco comum os conhecimentos básicos de engenharia rodoviária. Este ramo da engenharia que se ocupa dos problemas das estradas é uma das áreas mais relevantes na construção e obras públicas. Os alunos que não venham a escolher a Opção Condicionada correspondente poderão, apesar tudo, ficar com os conhecimentos mínimos que lhe permitirão projectar estradas municipais ou arruamentos urbanos e, quando integrados em equipas mais vastas, aspirar a resolver problemas mais ambiciosos que são os colocados por níveis de rodovias mais elevados.
2- Ao apresentar as especificidades da engenharia rodoviária a disciplina funciona como detector de vocações junto dos alunos, permitindo que alguns deles venham a escolher a respectiva Opção Condicionada com o objectivo de aprofundamento de conhecimentos.

Os objectivos gerais expressos são comuns à disciplina de Vias de Comunicação 2. As duas disciplinas, no seu conjunto, permitem a realização dos objectivos genéricos expressos. Genericamente, pretende-se que o aluno venha a desenvolver as seguintes competências:
1- Mostre conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível elevado e que lhe permita o desenvolvimento de aplicações originais, através da listagem, memorização e relacionação das aplicações base da engenharia rodoviária.
2- Saiba aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas e situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares, como é exigível em obras da dimensão das estradas.
3- Fique com a capacidade de integrar conhecimentos, lidar com situações complexas, mesmo quando a informação é limitada ou incompleta. Deve ser capaz de identificar, avaliar e seleccionar os conhecimentos a utilizar.
4- Seja capaz de comunicar as suas conclusões e seus raciocínios sem ambiguidades.
5- Faculte capacidade de aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
6- Permita que o conjunto de conhecimentos adquiridos tenha a faculdade de ser aplicado no domínio do projecto ou da produção na área das vias de comunicação, com eficiência funcional, económica e ambiental.
O futuro engenheiro terá de possuir a flexibilidade de seleccionar as concepções construtivas mais adequadas e mais eficientes sob os pontos de vista acima colocados. Com os conteúdos programáticos da unidade curricular de Vias de Comunicação 1 os estudantes são capazes de interpretar e realizar um projeto rodoviário.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimento: Apreender os conceitos rodoviários que subjazem às características geométricas das estradas.
Compreensão: Interpretar e manipular os elementos desenhados que fazem parte de projetos rodoviários. Identificar as características de elementos rodoviários e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica.
Aplicação: Devem ser capazes de cumprir os objetivos colocados atrás.
Análise: Saber distinguir uma boa duma má diretriz.
Síntese: Aplicar os conhecimentos ministrados de uma forma integrada. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias rodoviárias.
Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir.
Projeto em Engenharia: lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes na relação função/custo/benefício.
Investigação em Engenharia: não é objetivo da disciplina formar cientistas.
Prática em Engenharia: conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura do negócio da construção rodoviária, tanto em termos nacionais como internacionais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

São relevantes conhecimentos básicos de física e matemática, especialmente geometria e trigonometria.

Programa

Relação entre as capacidades dos veículos e as características geométricas das estradas. Equação geral do movimento. Aderência e distância de frengem. Estudo do fenómeno da derrapagem em curva.

Geometria do Traçado. Alinhamento reto, curvas circulares e clotóides de transição estudadas na perspetiva rodoviária. Normas do Traçado em planta.

Perfil Longitudinal: Estudo dos elementos geométricos que constituem a rasante - traineis e concordâncias. Normas do Traçado em perfil longitudinal.

O conteúdo da disciplina é tecnológico, mas também científico.

Conteúdo Científico - 40%
Conteúdo Tecnológico - 60%.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Com os conteúdos programáticos da unidade curricular de Vias de Comunicação 1 os estudantes são capazes de interpretar e realizar um projeto rodoviário.

Bibliografia Obrigatória

J.A.E.; Normas do Traçado

Bibliografia Complementar

A.A.S.H.T.O.; A Policy on Geometric Design of Highways and Streets, 2001

Observações Bibliográficas

Existem apontamentos disponíveis na Associação de Estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas - Exposição oral da matéria, eventualmente acompanhada pela projeção de transparentes ou pelo recurso ao quadro negro.

Aulas Práticas - Exposição de alguma matéria teórica complementar e resolução de problemas práticos ligados ao conteúdo programático. 

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino aplicadas permitem aos estudantes aplicar os conhecimentos ministrados de uma forma integrada. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias rodoviárias. Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir. Lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes na relação função/custo/benefício. Conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura do negócio da construção rodoviária, tanto em termos nacionais como internacionais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 52,00
Total: 52,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = Máx{0,75 * EX + 0,15 * MT1 + 0,10 * MT2; EX}

em que:

CF - classificação final;

EX - Classificação obtida no exame normal ou recurso com componenetes teórica e prática com pesos associados de 60% e 40%, respetivamente.

MT1 - Classificação obtida no 1º mini-teste (a realizar numa aula prática)
MT2 - Classificação obtida no 2º mini-teste (a realizar numa aula prática)

A prova de avaliação associada à classificação dos mini-testes é opcional. Caso o estudante não realize esta prova, o exame terá um peso ajustado.

 

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