Código: | EBE0130 | Sigla: | PSEP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia de Bioprocessos |
OFICIAL | Engenharia Biológica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 23 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
O principal objetivo desta unidade curricular é ilustrar a importância das operações de separação / purificação na viabilidade técnica e económica dos processos das indústrias química, alimentar, biológica e afins, fornecendo aos estudantes os conhecimentos necessários para a seleção, análise e projeto de alguns dos processos de separação mais comuns nestas indústrias.
Nesta unidade curricular os estudantes obtêm as seguintes competências:
- Identificação os princípios básicos que regem as diferentes classes de processos de separação;
- Seleção do(s) processo(s) mais adequado(s) para realizar uma separação /purificação especificada;
- Fazer o projeto aproximado dos equipamentos de separação estudados, e avaliar a influência das condições operatórias na separação final.
Conhecimentos de termodinâmica de soluções e de balanços de massa e energia.
INTRODUÇÃO: Caraterização e classificação dos processos de separação. Identificação dos principais agentes de separação. Noção de recuperação e pureza. Critérios gerais para a seleção de processos de separação.
EXTRAÇÃO COM SOLVENTES: A importância industrial dos processos de extração com solventes. Processos de extração líquido-líquido e sólido-líquido. Descrição do equilíbrio líquido-líquido e sólido-líquido. Extração em um andar de equilíbrio e em unidades com vários andares de equilíbrio a operar em fluxo cruzado e em contracorrente. Estudo da influência das diferentes variáveis operatórias na separação obtida recorrendo a métodos gráficos e algébricos. Breve referência aos processos de extração supercrítica, extração em duas fases aquosas, e utilização de líquidos iónicos como solventes.
DESTILAÇÃO: A importância da destilação na indústria química, alimentar, biológica e afins. Projeto de câmaras de vaporização. Descrição do equilíbrio líquido-vapor. Destilação binária: método de McCabe-Thiele aplicado a colunas de destilação convencionais e a colunas com alimentações múltiplas e vários produtos laterais. Destilação multicomponente: método aproximado de Fenske - Underwood - Gilliland - Kirkbride. Noção de eficiência global. Projeto de colunas de pratos e de enchimento.
ABSORÇÃO DE GASES: Solubilidade de gases em líquidos. Projeto de colunas de absorção para soluções diluídas: equação de Kremser e projeto de colunas de contacto contínuo (noção de altura e de número de unidades de transferência de massa).
EVAPORAÇÃO: Tipos de evaporadores e suas aplicações. Economia a capacidade de um sistema de evaporadores. Cálculo da temperatura de ebulição de soluções líquidas. Noção de elevação do ponto de ebulição (EPE). Análise de um evaporador de efeito simples. Projeto de evaporadores de efeitos múltiplos a operar em contracorrente e em cocorrente.
SECAGEM E HUMIDIFICAÇÃO: Tipos de secadores e suas aplicações. Noção de humidade absoluta, humidade relativa, temperatura de saturação adiabática e temperatura de bolbo húmido. Uso do diagrama psicrométrico. Leis de velocidade de secagem. Projeto de secadores. Breve referência ao processo de liofilização.
CRISTALIZAÇÃO: Tipos de cristalizadores e suas aplicações. Introdução às teorias de nucleação. Estudo do crescimento de cristais simples e da distribuição de tamanhos de cristais. Balanço de material a cristalizadores.
Aulas de exposição da matéria com recurso a diferentes meios audiovisuais e resolução de problemas exemplificativos da aplicação dos conceitos lecionados.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 33,30 |
Teste | 66,70 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Não exceder o número limite de faltas previsto nas Normas Gerais de Avaliação da FEUP.
A avaliação distribuída consiste na realização de três frequências de 90 minutos, uma das quais na época normal de exames.
Não aplicável.
Por exame.
Por exame final.