Código: | EBE0056 | Sigla: | AIBI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Biomédica |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.fe.up.pt |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 31 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Os objetivos da aprendizagem são essencialmente o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades em: . conceitos e metodologias do processamento digital de imagem; . princípios, conceitos e métodos da física e tecnologias de imagem usados em Biologia e em Medicina; . exposição dos estudantes a diversas formas de Processamento e Análise de Imagens em Biologia e Medicina (PAI-BM). São criadas as seguintes competências: . aquisição de conhecimentos em PAI-BM ; . análise de problemas de PAI-BM; . projeto em PAI-BM; . apresentação oral e escrita. |
São criadas as seguintes competências: . aquisição de conhecimentos em PAI-BM ; . análise de problemas de PAI-BM; . projeto em PAI-BM; . apresentação oral e escrita.
1. INTRODUÇÃO 1.1. O ciclo de processamento de imagem1.2. O ciclo da visão por computador 1.3. O ciclo da análise de imagem biomédica 1.4. Aplicações.
2. IMAGENS DIGITAIS: AQUISIÇÃO, AMOSTRAGEM; QUANTIFICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO 2.1. Introdução. 2.2 Imagens digitais 2.3. Imagens biomédicas.
3. REALCE DE IMAGEM 3.1. Operações de intensidade básicas. 3.2. Realce de imagem usando operadores locais 3.3. Métodos de realce no domínio da frequência 3.4. Morfologia matemática no realce de imagem.
4. DETEÇÃO DE CARACTERÍSTICAS 4.1.Introdução 4.2. Deteção de orlas 4.3. Deteção de cantos. 4.4. Deteção de regiões. 4.5. Adaptação de linhas e curvas.
5. SEGMENTAÇÃO DE IMAGEM 5.1. Introdução 5.2. segmentação baseada em características 5.3. Segmentação baseada em imagem
6. ANÁLISE QUANTITATIVA DE IMAGEM ANALYSIS 6.1. Introdução 6.2.Etiquetagem de regiões 6.3. Medição de caraterísticas 6.4. Representação de objectos.
7. APLICAÇÕES EM MEDICINA E BIOLOGIA
Aulas teórico-práticas (TP) de carácter expositivo, complementadas pela apresentação de exemplos ilustrativos. Aulas Práticas (PL) em laboratório de computadores. Realização pelos estudantes de problemas de aplicação dos conceitos e métodos apresentados nas aulas teórico-práticas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 74,00 |
Frequência das aulas | 68,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final Condições de Frequência: 1. Não ultrapassar o número legal de faltas nas aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais (condição necessária); 2. Realizar um trabalho em grupo (estudo-EST) em tema a definir; o trabalho deverá ser apresentado pelos membros do grupo numa sessão a realizar nas aulas teórico-práticas. A classificação de frequência (CF) de cada estudante é a classificação obtida no trabalho de grupo. A nota final (NF) é calculada por NF=0.6*PE+0.4*F sendo, PE a classificação do exame e F=min(CF, PE+4).
A classificação de frequência (CF) de cada estudante é classificação obtida no trabalho de grupo. A nota final (NF) é calculada por NF=0.6*PE+0.4*F sendo, PE a classificação do exame e F=min(CF, PE+4).
1. Trabalho de grupo em tema a definir;
2. Exame sobre toda a matéria.
A mesma avaliação estabelecida para os alunos em regime normal.
A melhoria de classificação obtida no exame da 1ª época é realizada no exame de recurso, que incide sobre toda a matéria leccionada. A classificação de freqência também será considerada na época de melhoria de classificação.