Código: | EQ0136 | Sigla: | RPP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas (Engenharia Química) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEQ | 31 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
1. Estabelecimento de uma aproximação à indústria, conhecendo a sua realidade orgânica, os seus equipamentos e o seu modo de operação;
2. Conhecimento das diferentes etapas da transformação do Petróleo Bruto e familiarização com terminologia específica da indústria e do mercado dos petróleos;
3. Desenvolvimento de modelos de simulação de processos da indústria da refinação.
Não se aplica.
1 – Origem do Petróleo Bruto
Séries Petrolíferas. Jazidas
Prospeção, perfuração, extração e transporte
2 – Composição e Caracterização do Petróleo bruto
Tipo de hidrocarbonetos
Compostos de enxofre
Oxigénio, azoto e compostos organometálicos
3 – Produtos do Petróleo
Propriedades/Características mais importantes
Ensaios normalizados
Standards de qualidade
4 – Separação do Petróleo Bruto em Produtos e seus Derivados
Objetivos gerais da refinação
Propriedades dos hidrocarbonetos
Rendimento e características das frações e produtos finais
Análise das especificações em função da sua utilização
5 – Processos e Esquemas de Refinação
Classificação dos processos de refinação
Transformação, síntese e tratamento
Diagramas de fluxo do processo
Refinarias de Matosinhos e de Sines
6 – Simuladores de processo. Criação de modelos de simulação com o Aspen Plus de processos de refinação.
Componente Teórica:
Apresentações da matéria com auxílio de meios auxiliares pedagógico-didácticos (projecção em power-point, utilização do quadro e de transparências).
Análise/debate de questões, que permitam o estabelecimento de relações causa-efeito similares às que podem ocorrer na indústria.
Componente Prática:
Deslocações à Refinaria de Matosinhos com o objetivo de estabelecer um primeiro contacto com as instalações/equipamentos, produtos e catalisadores.
Desenvolvimento de modelos de simulação com ao simulador Aspen Plus.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Realização dos trabalhos propostos.
A avaliação realizar-se-á em grupos de 4 elementos. A avaliação engloba 2 componentes.
Componente 1: Desenvolvimento de uma apresentação sobre uma unidade processual, apresentação em aula e discussão (Classificação CF1).
Componente 2: Desenvolvimento de um relatório (máximo 15 páginas) sobre modelo de simulação e discussão como docente responsável (classificação CF2).
CF=0.75*CF1+0.25*CF2
Não se aplica.
Não se aplica.
Melhoria do relatório da segunda componente de avaliação.