Código: | EA0045 | Sigla: | LEA IV |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEA | 25 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
Adquirir com a necessária proficiência:
• conhecimentos de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas;
• conhecimentos de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na conceção de soluções para problemas e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas, incluindo potenciais efeitos perversos;
• capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta do conhecimento, pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais, capacidades e atitudes profissionais;
• capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação.
Conceber, projetar, implementar e operar sistemas na empresa e no contexto social.
Adquirir com a necessária proficiência:
• conhecimentos de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas;
• conhecimentos de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na conceção de soluções para problemas e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas, incluindo potenciais efeitos perversos;
• capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta do conhecimento, pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais, capacidades e atitudes profissionais
• capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação
Conceber, projetar, implementar e operar sistemas na empresa e no contexto social
Módulo 1: Ensaios na ETAR da FEUP
- Tratamento biológico de um efluente sintético num reator de lamas ativadas e análise de potenciais problemas de toxicidade e inibição da biomassa usando um respirómetro;
- Tratamento por coagulação/floculação de um efluente sintético em modo contínuo usando instalações à escala laboratorial e industrial;
- Processos de oxidação avançados usando um fotoreator micro-meso-estruturado irradiado por LEDs UV no tratamento de águas contaminadas com poluentes orgânicos recalcitrantes;
- Remoção de compostos orgânicos voláteis de efluentes gasosos por oxidação fotocatalítica usando luz solar simulada.
Módulo 2: Ensaios de tratamento de água
- Caracterização hidráulica de reatores via testes de traçador;
- Ensaio de decantabilidade de lamas ativadas para controlo do processo de lamas ativadas;
- Ensaio de filtração gravítica em leito de areia calibrada;
- Ensaio de cloragem ao break-point.
Módulo 3: Modelação da qualidade da água em redes de abastecimento:
- Ficha 1: Análise de pressões numa rede de abastecimento de água;
- Ficha 2: Análise e otimização do consumo de cloro na rede;
- Ficha 3: Estudo do tempo de residência (idade) da água na rede.
Realização de ensaios laboratoriais programados e trabalhos de modelação da qualidade da água. Curtas exposições utilitárias de divulgação dos procedimentos adequados.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 123,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 162,00 |
-As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b).
- Os alunos obterão frequência à disciplina se realizarem todos os trabalhos e obtiverem uma classificação de pelo menos 10 valores em cada um dos módulos.
A classificação final (NF) é dada pela média pesada (de acordo com a distribuição de aulas) das notas dos três módulos. A fórmula de cálculo é:
NF =1/3 Módulo 1 + 1/3 Módulo 2 + 1/3 Módulo 3
A classificação no módulo 1 é obtida da seguinte forma: realização de um relatório completo sobre um dos trabalhos efetuados (35%); realização de um relatório resumo para cada um dos restantes trabalhos (3x15%); avaliação contínua baseado no desempenho nas aulas (20%).
A classificação no módulo 2 é obtida da seguinte forma: média aritmética dos relatórios individuais de todos os ensaios realizados, i.e. 4 relatórios/estudante, (80%) e avaliação contínua baseado no desempenho nas aulas (20%).
A classificação no módulo 3 é obtida da seguinte forma: 80% relativos ao relatório final do módulo (inclui a resolução das 3 fichas) e 20% relativos ao desempenho nas aulas.
Não aplicável
Não aplicável
A melhoria de classificação obriga à frequência curricular na ocorrência subsequente da unidade curricular.
Os alunos têm que ser avaliados a todas as componentes da avaliação e obter os mínimos estipulados.