Código: | EIC0084 | Sigla: | LAIG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Interação e Multimédia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://www.fe.up.pt/~aas/pub/Aulas/LAIG/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEIC | 167 | Plano de estudos a partir de 2009/10 | 3 | - | 7,5 | 70 | 202,5 |
ENQUADRAMENTO
Esta unidade curricular surge na sequência de "Computação Gráfica", do segundo semestre do segundo ano, onde foram dados a conhecer os principais princípios teóricos da matéria.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esta unidade curricular tem por objectivo principal desenvolver um conjunto de competências práticas, algumas já tratadas em unidades curriculares anteriores num contexto mais teórico. Foca-se em trabalhos práticos de desenvolvimento, tendencialmente multidisciplinares, nomeadamente nas áreas de Computação Gráfica e Interfaces, de Programação em Lógica e de Sistemas Operativos.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica: 30%
Componente tecnológica: 70%
Pretende-se dotar os alunos de capacidade de exploração adequada ao desenvolvimento de software, nomeadamente na criação de ambientes 3D (representação poligonal, iluminação e interacção) e na utilização dos serviços oferecidos por um sistema operativo, com ênfase especial em comunicações e sincronização.
No fim da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Projectar aplicações e respectivas estruturas, adequadas à utilização em tecnologia de síntese deimagem,
- Conceber, desenvolver e avaliar aplicações com interface gráfica 3D recorrendo a uma tecnologia adequada de síntese de imagem,
- Integrar código desenvolvido em ambientes e linguagens de natureza diferente, utilizando tecnologias de comunicação.
É aconselhável a frequência prévia nas unidades curriculares CGRA, AEDA, CAAL e SOPE do 2º Ano, assim como o conhecimento prévio e aprofundado das tecnologias a utilizar.
Síntese de imagem: Modelo de iluminação de Phong, Rendering de superfícies poligonais, Mapeamento de texturas.
Interface Pessoa-Máquina: Funcionalidade e usabilidade Gestão de eventos e interacção com utilizador.
Construção de interfaces GUI
Sistemas Operativos: Comunicações, Sincronização.
Aulas teóricas:
Revisão, baseada em acetatos e exposição no quadro, dos temas relevantes para a elaboração dos trabalhos, com especial incidência em detalhes de implementação dos mesmos.
Apresentação das principais características das tecnologias a utilizar (WebGL/OpenGL, Sockets...).
Aulas práticas:
Desenvolvimento de 3 projectos de software versando os temas referidos no programa da disciplina, em grupos de 2 alunos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Teste | 24,00 |
Trabalho laboratorial | 56,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 66,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 66,00 |
Total: | 202,00 |
Não exceder o número limite de faltas e participar activamente na elaboração dos três trabalhos que devem ser submetidos para avaliação.
Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários, e realizar as provas práticas de avaliação individual previstas.
Av. Contínua 20% (avaliação efectuada durante as aulas práticas pelos docentes)
Av. Trabalhos 80% (critérios a definir nos próprios trabalhos)
Cálculo:
CF = 20% AC + 80% AT
AT = 30% T1 + 30% T2 + 40% T3
T1 = 50% C1 + 50% AI1
T2 = 50% C2 + 50% AI2
T3 = C3
Legenda:
CF: Classificação Final
AC: Avaliação Contínua/Frequência nas aulas
AT: Classificação obtida em Trabalhos
T1: Classificação global obtida pelo aluno no trabalho 1
T2: Classificação global obtida pelo aluno no trabalho 2
T3: Classificação global obtida pelo aluno no trabalho 3
C1: Classificação atribuída ao trabalho
C2: Classificação atribuída ao trabalho 2
C3: Classificação atribuída ao trabalho 3
AI1: Avaliação individual do aluno sobre trabalho 1 (prova prática)
AI2: Avaliação individual do aluno sobre trabalho 2 (prova prática)
AI3: (não prevista)
Datas principais (publicação prosória, sujeita a alteração):
Trabalho 1
Data de entrega: 23/10/2017
Avaliação em aulas práticas: aulas prát., semana de 23/10/2017
Prova de avaliação individual: 25/10/2017 (salas a definir)
Trabalho 2
Data de entrega: 20/11/2017
Avaliação em aulas práticas: aulas prát., semana de 20/11/2017
Prova de avaliação individual: 29/11/2017 (salas a definir)
Trabalho 3
Data de entrega: 29/12/2017
Avaliação em aulas práticas: semana de 02/01/2018
Prova de avaliação individual: (não aplicável)
NOTA:
- Cada prova de avaliação individual será composta pela implementação de novas funcionalidades sobre o trabalho inicialmente desenvolvido em trabalho de grupo.
Para Trabalhadores estudantes e equivalentes, a avaliação contínua AC na fórmula de Cálculo da Classificação Final poderá ser não considerada, com o consequente aumento da avaliação de trabalhos AT para 100%, devendo os mesmos respeitar o disposto anteriormente no campo "Obtenção de Frequência". Os dirigentes associativos estão sujeitos às regras normais de avaliação.
Realização de trabalhos alternativos na época seguinte da disciplina.
O trabalho 3 será avaliado na aula prática calendarizada para o efeito, incluindo discussão dos autores com os docentes. Da mesma forma, o restantes trabalhos poderão ainda ser alvo de avaliação do trabalho de grupo em ambiente de aula.