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Seminários de Segurança Viária

Código: MESHO201     Sigla: SSV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Segurança e Higiene no Trabalho

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia de Minas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESHO 15 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Introduzir o conceito e de Segurança (Rodo)viária e desenvolver as competências dos alunos para identificar os fatores de risco, em geral, e em casos concretos, e a sua capacidade para definir e propor medidas e soluções que reduzam os riscos de acidentes viários. Identificar os principais fatores de risco e estudar, analisar e propor soluções. Identificar situações e efetuar análise de risco no terreno. Analisar medidas de prevenção, incluindo as de formação e educação para a segurança viária e a condução defensiva.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes adquiram com esta disciplina uma maior sensibilidade para a prevenção da sinistralidade Viária. Com esta unidade curricular procurar-se-á alertar para algumas medidas bem sucedidas de prevenção de acidentes assim como instruir os estudantes para a deteção de situações potenciadoras do risco de acidentes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

- Sinistralidade rodoviária: dados estatísticos e instituições relacionadas.

- A legislação, nacional e europeia, respeitante à sinistralidade, quer na sua prevenção, quer no tratamento das consequências. Influência da legislação, jurisprudência e vigilância policial nos acidentes rodoviários.

- Apresentação de alguns exemplos concretos sobre legislação e prevenção de sinistralidade.

- Introdução à Biomecânica e Traumatologia; enorme importância da velocidade e da desaceleração sobre as consequências dos acidentes.

- O veículo e os sistemas de segurança ativa e passiva.

- Fatores da Segurança Rodoviária: - O condutor e o seu comportamento; - O planeamento, o projeto, a manutenção da via, os sinais de trânsito e os sistemas de controlo de tráfego;

- Consequências físicas, psicológicas e económicas dos acidentes;

- Estudo e apresentação de casos concretos de erros de traçado e sinalização e propostas de melhoria.

- Apresentação de alguns casos concretos e de metodologias de resolução.

Bibliografia Obrigatória

Lawrence S. Nordhoff; Motor vehicule collision injuries. ISBN: 0-7637-3335-0
ed. by Alan M. Nahum, John W. Melvin; Accidental injury. ISBN: 978-0-387-98820-7
Ronald L. Huston; Principles of biomechanics. ISBN: 978-0-8493-3494-8
Kai-Uwe Schmitt...[et al.]; Trauma biomechanics. ISBN: 978-3-540-73872-5
ed, by Donald R. Peterson. Joseph D. Bronzíno; Biomechanics. ISBN: 0-8493-8534-2
Duane Knudson; Fundamentals of biomechanics. ISBN: 978-0-387-49311-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais sobre os principais assuntos do syllabus. Trabalhos de grupo, sua apresentação e discussão: 50% Nota: Os trabalhos de grupo poderão ser: a) trabalhos de campo, análises de casos de traçado, sinalização ou outros; b) estudo de temas de Segurança Viária c) estudo e análise de artigos científicos ou didáticos, livros ou capítulos de livros. Exame: 50%

Trabalho de grupo 50% + Exame 50%

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho escrito
Total: 154,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas da FEUP os estudantes, em geral, têm que frequentar 75% das aulas. Em casos específicos, os estudantes podem obter aprovação sem frequentar as aulas, desde que realizem os trabalhos de campo e se apresentem a exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalhos de grupo, sua apresentação e discussão: 50% Nota

Os trabalhos de grupo poderão ser:
a) trabalhos de campo, análises de casos de traçado, sinalização ou outros;
b) estudo de temas de Segurança Viária
c) estudo e análise de artigos científicos ou didáticos, livros ou capítulos de livros.

Exame: 50%

Trabalho de grupo 50% + exame 50%=Nota Final

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo os regulamentos da FEUP.

Melhoria de classificação

Exame de melhoria e/ou melhoria dos trabalhos de grupo.

Observações

Os docentes da unidade curricular podem convidar especialistas (engenheiros, médicos traumatologistas, psicólogo, jurista, etc.) para apresentar parte dos assuntos. As apresentações dos trabalhos de grupo e sua discussão também são considerados no quadro das matérias da unidade curricular e poderão ser objeto de questões no exame.

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