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Modelos e Processos de Negócios

Código: EEC0089     Sigla: MPNE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust.

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 55 Plano de estudos oficial 5 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-09-16.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular tem por objetivos introduzir os conceitos de modelo de negócio e de processo de negócio e apresentar um conjunto de ferramentas de análise, de modelação e de gestão que permitam aos estudantes, com base na análise de processos, desenvolver modelos de negócio e especificar os sistemas de gestão e de informação que suportam esses modelos.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Através do conhecimento veiculado, pretende-se que, no final da disciplina, o aluno seja capaz de: a - descrever e explicar o contexto que sustenta o desenvolvimento de novos modelos e processos de negócio suportados por tecnologias de informação e comunicação. b - Explicar as vantagens da gestão das organizações orientada aos processos e descrever os principais referenciais normativos e modelos de referência c - Identificar e desenhar os processos de uma organização, a partir do modelo de negócio dessa organização. d - Enumerar, explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte à modelação e análise dos processos numa organização. e – Especificar sistemas de informação de suporte à execução e gestão de processos de negócio a partir dos respectivos modelos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I - Conceitos e Fundamentos. Modelos e processos: enquadramento e importância estratégica; II - Descrição de Modelos de Negócio: quadro conceptual; Modelo de Negócio e os Processos de Negócio; III- Identificação e modelação de processos e serviços. Métodos de representação e de documentação dos processos. Exemplos de casos de aplicação. Modelo 'as-is' e 'to-be'. IV - Especificação de sistemas de informação de suporte à execução e à gestão dos processos e serviços. V - Gestão de processos: modelos, técnicas e ferramentas. Alinhamento, melhoria e gestão de performance.Modelos de Gestão.

Bibliografia Obrigatória

Sharp, Alec; Workflow modeling. ISBN: 1-58053-021-4

Bibliografia Complementar

Tenner, Arthur R.; Process redesign. ISBN: 0-201-63391-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas: exposição dos assuntos a tratar, acompanhados pela apresentação e discussão de aplicações práticas reais. - Extra-aula: Realização regular de trabalhos individuais de dimensão e complexidade limitadas relativos à matéria leccionada nas aulas téoricas. - Aulas teórico-práticas: Realização de um projecto relativo à análise e desenho dos processos de negócio de uma organização, e à especificação do respectivo sistema de informação de suporte. O projecto, realizado em equipa, será de complexidade média/elevada e de duração longa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 66,00
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas (normas gerais de avaliação) e realização do trabalho prático previsto

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das seguintes componentes:
- avaliação contínua (presença, participação nas aulas teóricas e práticas e trabalhos individuais): 10%
- prova escrita: 50 %
- trabalho prático em equipa: 40%

A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- avaliação contínua: mínimo de 50%
- prova escrita: mínimo de 40%
- trabalhos práticos individuais: mínimo de 40%
- trabalhos em equipa: mínimo de 40%

No caso de haver uma diferença superior a 4 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas nos trabalhos práticos e na prova escrita, então, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 4 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso dos Estudantes que usufruam de um estatuto especial que os dispense da presença nas aulas, a componente de avaliação "participação em aula", será substituída por uma prova oral. Essa prova será realizada durante o mês de janeiro e terá o mesmo peso (15%) e estará sujeita à mesma nota mínima (40%). Os Estudantes nestas condições, podem também optar pelo regime de avaliação dos Estudantes ordinários. Nesse caso, devem comunicar a sua opção aos Docentes, o mais tardar até ao final da 2ª semana de aulas (dia 28 de setembro).

Melhoria de classificação

Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada através de provas de melhoria.

Observações

Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de os trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.

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