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Circuitos

Código: EEC0010     Sigla: CIRC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fe.up.pt/si/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2006/2007-y-p_cad_codigo=EEC0010-y-p_periodo=2S
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 310 Plano de estudos oficial 1 - 7 70 189
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-01-31.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo principal da unidade curricular de Circuitos é dotar os alunos de conhecimentos e competências fundamentais em análise de circuitos elétricos lineares. Os alunos devem adquirir a capacidade de aplicar as leis básicas da teoria da eletricidade na análise de circuitos de corrente contínua (CC) e de corrente alternada (CA) em regime permanente sinusoidal.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem adquirir e demonstrar as competências necessárias para:

1.Descrever e explicar os conceitos, características e propriedades das grandezas elétricas fundamentais (carga, tensão, corrente), e dos dispositivos passivos e ativos em modelos de circuitos elétricos (resistência, capacidade, indutância, fontes de tensão e corrente, constantes e controladas).

2.Identificar e distinguir as leis básicas aplicáveis a circuitos elétricos, bem como os métodos de análise e de simplificação de circuitos que usam essas leis.

3.Escrever as equações que descrevem a operação de circuitos em CC.

4.Compreender os conceitos de fasor e de impedância/admitância complexa, e aplicá-los na análise de circuitos em regime permanente sinusoidal.

5.Identificar, caracterizar e operar com as noções de potência em geral, e de potência complexa (aparente, ativa e reativa).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Análise de circuitos de corrente contínua (DC): conceitos gerais. Grandezas e leis eléctricas fundamentais. Elementos constituintes: fontes, resistências, bobinas e condensadores. Métodos de análise de circuitos.

2. Análise de circuitos de corrente alternada (AC): Conceitos gerais. Sinais sinusoidais. O conceito de fasor e relações fasoriais para elementos R, L e C. Impedâncias e admitâncias. Resposta sinusoidal em regime permanente. Cálculo de potência em regime sinusoidal permanente.

Bibliografia Obrigatória

Nilsson, James W.; Electric circuits. ISBN: 0-13-127760-X

Bibliografia Complementar

Faria J. A. Brandão 1952-; Análise de circuitos. ISBN: 978-989-8481-20-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação da disciplina desenvolve-se em dois tipos distintos de aulas: teóricas (T) e práticas-laboratoriais (PL). As duas aulas teóricas semanais, com a duração de 1,5 horas cada, envolvem exposição formal da matéria, sempre que possível acompanhada da resolução de exemplos ilustrativos. Uma aula prática semanal, com a duração de 2 horas, é dedicadas à resolução de problemas selecionados. 

São obrigados a inscreverem-se em turmas e estão sujeitos ao regime de faltas:

- todos os estudantes inscritos na unidade curricular pela primeira vez;

- estudantes inscritos na unidade curricular em anos anteriores e que não tenham obtido frequência (conforme registado no percurso académico individual no SIGARRA).

Os restantes estudantes não devem inscrever-se numa turma, por não estarem sujeitos a regime de faltas.  Ainda assim são fortemente encorajados a participar de forma regular nas aulas teóricas (T) e nas aulas práticas (PL) de uma turma da sua escolha, depois de aceites pelo docente responsável.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Teste 30,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 119,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 189,00

Obtenção de frequência

Obtêm frequência à disciplina os alunos que não excedam o limite legal de faltas (25% do número previsto), isto é que não tenham mais de 3 faltas às aulas PL.

Fórmula de cálculo da classificação final

Para os estudantes que se inscrevem e frequentam a unidade curricular pela primeira vez, a classificação final (CF) obtém-se combinando a classificação do exame (AE) e da avaliação distribuída resultante das classificações obtidas em 2 minitestes (MT1 e MT2) e na atividade laboratorial (AL) segundo a fórmula:

CF = MT1*15% + MT2*15% + AL*10% + AE*60%

Para os estudantes com inscrição e frequência em ano letivo anterior não existe componente AL (atividade laboratorial).  O peso de AE (exame) é de 70% e as classificações de MT1 e MT2 a usar na fórmula, com o peso de 15% cada uma, são as conseguidas no ano letivo em que obtiveram frequência.  Estes estudantes podem, no entanto, prescindir dessas classificações, realizando os dois minitestes no corrente ano letivo e substituindo incondicionalmente as classificações anteriores pelas que vierem a obter.  A realização e entrega do 1º miniteste implica prescindir da possibilidade de manter as classificações anteriormente obtidas.

Regras para inscrição nas turmas:

Os estudantes que já estiveram inscritos na unidade curricular, mas não obtiveram frequência em ano letivo anterior, inscrevem-se obrigatoriamente nas turmas 3 ou 8.  Ficam sujeitos ao regime de faltas e realizam todos os pontos de avaliação distribuída (minitestes e trabalhos laboratoriais), como os restantes estudantes de primeira inscrição.

Os estudantes com inscrição e frequência em ano letivo anterior não se inscrevem em nenhuma turma. Podem ainda assim assistir às aulas e tomar contacto com os trabalhos laboratoriais nos horários das turmas 3 e 8, ou, sujeito a disponibilidade a confirmar com os docentes responsáveis, nos de qualquer das outras turmas.  Não precisam de estar inscritos numa turma para realizarem os minitestes para substituir classificações anteriormente obtidas.

 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes legalmente dispensados da obtenção de frequência, que escolham não realizar os minitestes, serão avaliados através da realização de um exame final sobre a totalidade da matéria.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final será realizada através de um exame incidindo sobre toda a matéria.  A componente distribuída da avaliação não será considerada para o cálculo da nova classificação.

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