Código: | EQ0091 | Sigla: | EQS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEQ | 59 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
Esta unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes competências em todos ao aspetos relacionados com a recuperação de energia; redução da poluição na fonte; tratamentos de fim de linha de efluentes e resíduos; metodologia de análise de ciclo de vida (ACV) e potenciais aplicações da mesma; e avaliação de sustentabilidade ambiental, económica e social e como esta pode ser quantificada com base no paradigma do ciclo de vida de produtos e/ou processos.
1.1 Conhecimentos nucleares de engenharia na área dos processos: recuperação de energia; redução da poluição na fonte.
1.2. Avaliação dos impactes ambientais potenciais associados ao ciclo de vida do produto; avaliação de sustentabilidade de produtos e/ou processos.
1.3 Conhecimentos avançados de engenharia: tecnologia do estrangulamento, tratamentos de fim de linha.
2.1 Aptidões profissionais e atitudes: saber estruturar estudos de ACV e Avaliação de sustentabilidade distinguindo-os de outros instrumentos de análise e/ou gestão ambiental; compreender a influência crescente das partes interessadas (“stakeholders”), da legislação e tratados internacionais vigentes ou mesmo futuros, e do ambiente no qual as empresas operam, para por exemplo, agregar mais valor aos produtos e/ou serviços, e obtenção de vantagens competitivas; compreender as implicações estratégicas para as empresas no curto e longo prazo, incluindo aspectos práticos, como o relatório de sustentabilidade, a necessidade de serem mais pró-activas neste domínio, e como a inovação e o desenvolvimento de novos produtos ou modelos de negócio pode ser promovida a partir das oportunidades geradas pela sustentabilidade.
3.1 Trabalho em grupo: Formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa.
3.2 Comunicação em línguas estrangeiras: inglês.
4.1 Contexto externo e social: Compreender a necessidade de se pensar numa perspectiva de ciclo de vida nas actividades produtivas e durante o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços; Ser capaz de quantificar a sustentabilidade de produtos, serviços, ou processos de uma empresa e/ou organização, tomando em conta os impactes nas várias dimensões da sustentabilidade (ambiental, económica e social).
4.2 Conceção e engenharia de sistemas: Conceitos de integração de processos; aproveitamento de resíduos.
4.3 Projeto: Projeto de instalações energeticamente integradas; procura de soluções de minimização de efluentes em instalações industriais.
2.1 Definição; importância; aplicações directas;
2.2 Evolução e harmonização da metodologia;
2.3 Normas ISO aplicáveis (NP EN ISO 14040:2008);
2.4 ACV do produto versus processo;
2.5 Exemplos de software de ACV.
2.6 Etapas da metodologia de ACV: definição do objectivo e âmbito; análise de inventário; avaliação dos impactes ambientais; e interpretação dos resultados.
2.7 Exemplos de aplicação, estudos de caso, análise e resolução de problemas práticos.
3.1 O que é sustentabilidade: enquadramento, definição e aspectos fundamentais.
3.2 Sustentabilidade como uma componente central das actividades produtivas actuais e futuras.
3.3 Necessidade de ter uma abordagem de ciclo de vida para uma adequada avaliação da sustentabilidade.
3.4 As dificuldades na quantificação da sustentabilidade de produtos ou processos: definição de indicadores e gestão de “stakeholders”.
3.5 Relação com a responsabilidade social corporativa e a ética nos negócios.
3.6 Estratégias práticas: “Life Cycle Thinking”, economia circular, eco-eficiência, eco-design, inovação contínua, entre outras.
3.7 Avaliação e reporte de sustentabilidade: definição de indicadores, dados e avaliação de impacto, pegadas ecológicas (p.ex pegada carbónica e hídrica), entre outros.
3.8 Exemplos de aplicação e estudos de caso.
Aulas teórico e teórico-práticas de exposição e discussão de casos de estudo.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 65,00 |
Teste | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência das aulas de acordo com as normas da FEUP.
Avaliação distribuída (CF1) e exame final (CF2).
A avaliação distribuída (CF1) incidirá sobre o primeiro módulo de EQS, que corresponde às componentes de eficiência energética e gestão da energia térmica e consiste na realização de um mini-teste na semana 6.
O exame final (CF2) incidirá exclusivamente sobre os restantes módulos de EQS, que correspondem à análise de ciclo de vida, avaliação da sustentabilidade e tratamentos de fim de linha.
A classificação final (CF) será obtida pela soma das duas componentes considerando os respectivos pesos (CF=0,35CF1+0,65CF2). Os tópicos abordados na avaliação distribuída não serão abordados no exame final.
Nota importante: Só existirá aprovação à disciplina se a CF for maior ou igual a 10 e as componentes CF1 e CF2, individualmente, forem maiores ou iguais a 7 em 20.
Não se aplica.
Exame com os conteúdos totais da disciplina.
Poderá incidir sobre a componente de “avaliação distribuída” e/ou componente “Exame Final”