Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EQ0082

Processos Separação I

Código: EQ0082     Sigla: PS I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas (Engenharia Química)

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 99 Plano de estudos oficial 3 - 6 63 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-09-07.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Provas e trabalhos especiais, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Um dos principais objetivos desta unidade curricular é ilustrar a importância das operações de separação / purificação na viabilidade técnica e económica dos processos industriais, fornecendo aos estudantes os conhecimentos necessários para a seleção, análise e projeto de alguns dos processos de separação mais comuns da indústria química e afins, nomeadamente: extração com solventes, destilação, evaporação e secagem.

Resultados de aprendizagem e competências

Nesta unidade curricular os estudantes devem obter as seguintes competências:
- Identificar os princípios básicos que regem as diferentes classes de processos de separação;
- Escolher o(s) processo(s) mais adequado(s) para realizar uma separação /purificação especificada;
- Fazer o projeto aproximado de unidades de extração, destilação, evaporação e secagem, reconhecendo a influência das principais variáveis de projeto e operação na separação final.
- Apresentar alternativas que permitam a conservação de energia em processos de destilação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de termodinâmica de soluções e de balanços de material e energia.

 

Programa


INTRODUÇÃO: Caracterização e classificação dos processos de separação. Identificação dos principais agentes de separação. Noção de recuperação e pureza.

EXTRAÇÃO COM SOLVENTES: Importância dos processos de separação por solventes. Processos de extração líquido-líquido e sólido-líquido. Breve revisão da descrição do equilíbrio líquido-líquido e sólido-líquido. Extração num andar de equilíbrio e em unidades de andares múltiplos a operar em fluxo cruzado e em contracorrente. Estudo da influência das diferentes variáveis operatórias na separação obtida recorrendo a métodos gráficos e algébricos. Breve referência aos processos de extração supercrítica e extração em duas fases aquosas. Referência ao uso de líquidos iónicos e soluções com pontos eutéticos acentuados como solventes de extração.

DESTILAÇÃO BINÁRIA: A importância da destilação na indústria química e afins. Breve revisão da descrição do equilíbrio líquido-vapor e do projeto de câmaras de vaporização. Projeto de colunas de destilação convencionais e complexas pelo método de McCabe-Thiele. Noção de eficiência global, de andar e pontual para a descrição de processos de separação. Aplicação das eficiências de Murphree e de vaporização ao cálculo de colunas de destilação.

DESTILAÇÃO MULTICOMPONENTE: Distinção entre métodos de projeto e de simulação. Métodos de projeto aproximados e rigorosos. Projeto de colunas de destilação multicomponente pelo método aproximado de Fenske - Underwood - Gilliland - Kirkbride. As equações MESH para o projeto e simulação de colunas de destilação. O simulador de acesso livre COCO. Breve referência aos processos de destilação extrativa, azeotrópica e reativa. Projeto aproximado de colunas de destilação para misturas binárias que formam azeótropos heterogéneos.

DESTILAÇÃO SEMICONTÍNUA: Vantagens e inconvenientes da destilação semicontínua relativamente à destilação contínua. Análise dos processos de destilação simples (Rayleigh), destilação a refluxo constante, a composição constante e a refluxo total.

CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM PROCESSOS DE DESTILAÇÃO: Análise de diferentes estratégias de conservação de energia em processos de destilação incluindo a otimização das condições operatórias, integração energética das colunas de destilação, utilização de ebulidores e condensadores intermédios e recompressão de vapor.

EVAPORAÇÃO: Tipos de evaporadores e suas aplicações. Economia a capacidade de um sistema de evaporadores. Cálculo da temperatura de ebulição de soluções líquidas, noção de elevação da temperatura de ebulição (ETE) e diagramas de Duhring. Análise de evaporadores de efeito simples. Projeto de evaporadores de efeitos múltiplos a operar em contracorrente e em cocorrente.


SECAGEM E HUMIDIFICAÇÃO: Tipos de secadores e suas aplicações. Noção de humidade absoluta, humidade relativa, temperatura de saturação adiabática e temperatura de bolbo húmido. Uso do diagrama psicrométrico. Leis de velocidade de secagem. Projeto de secadores. Breve referência ao processo de liofilização.


 


 


 



 


 

Bibliografia Obrigatória

Domingos Barbosa; Apontamentos de Processos de Separação - I
Edmundo Gomes de Azevedo e Ana Maria Alves; Engenharia de processos de separação. ISBN: 978-972-8469-80-1
J.D. Seader, Ernest J. Henley; Separation process principles. ISBN: 0-471-46480-5

Bibliografia Complementar

Stanley M. Walas; Chemical process equipment. ISBN: 0-7506-9385-1
Warren L. McCabe, Julian C. Smith, Peter Harriott; Unit operations of Chemical Engineering. ISBN: 0-07-112738-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição da matéria com recurso a diferentes meios audiovisuais e resolução de problemas exemplificativos da aplicação dos conceitos lecionados.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de processos
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia industrial
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia química

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 34,00
Teste 66,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 99,00
Frequência das aulas 63,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não exceder o número limite de faltas previsto nas Normas Gerais de Avaliação da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

1) Os estudantes poderão optar por realizar a componente de avaliação distribuída ou submeterem-se apenas a exame final.
2) Se o estudante optar por realizar a componente de avaliação distribuída a classificação final corresponderá à média aritmética das classificações obtidas nas 3 frequências que serão realizadas (a última das quais na época normal de exame).
3) Se o estudante faltar a uma das frequências, ou quiser melhorar a classificação obtida numa das frequências, poderá, na data da 3ª frequência, optar por fazer a 3ª+1ª frequências ou 3ª+2ª frequências, que terão um peso de 2/3 na classificação final.
4) A classificação de 20 valores só será atribuída a estudantes que tirem 20,0 valores em todas as componentes da avaliação.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação distribuída consiste na realização de três frequências de 90 minutos, uma das quais na época normal de exame.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Por exame final.

Melhoria de classificação

Por exame final.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 10:19:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias