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Laboratórios de Química-Física

Código: EQ0132     Sigla: LQF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Química)

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 64 Plano de estudos oficial 2 - 6 70 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-02-07.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Avaliação especial, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Laboratórios de Química-Física está dividida em dois módulos distintos: Laboratórios de Química-Física (M1) e Noções de Desenho e Introdução à Construção (M2).

M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA. No módulo de Laboratórios de Química-Física (M1) serão abordados os aspetos práticos da Química-Física. A Química-Física é uma disciplina que trata os conceitos físicos subjacentes às propriedades dos compostos químicos. O objetivo do módulo M1 é colocar os conceitos teóricos num contexto experimental. Objetivos específicos: 1) pôr os estudantes em contacto com métodos experimentais rigorosos que ilustrem os conceitos da Química-Física; 2) desenvolver perícia experimental, observar experiências, registar as observações e analisar de forma crítica os resultados obtidos.

M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO. Objetivos específicos: Introdução do conceito de Normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de conhecimentos básicos sobre representação de objetos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Introdução ao conceito de Especificação Geométrica de Produtos (GPS). Transmissão de conceitos básicos sobre sistemas e componentes mecânicos normalizados de utilização geral. Introdução ao desenho esquemático. 

Resultados de aprendizagem e competências

M1 - MÓDULO DE LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA. Resultados esperados: no final do período letivo, os estudantes deverão ser capazes de: 1) Interpretar e compreender os fenómenos químicos e físicos da matéria baseados nas experiências realizadas no laboratório. 2) Realizar de uma forma rigorosa trabalhos experimentais. 3) Elaborar relatórios científicos e técnicos. 3) Apresentar oralmente e de forma sucinta os resultados do trabalho experimental.

M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO. Resultados esperados: No final do período letivo, os estudantes deverão ser capazes de: 1) Elaborar desenhos de objetos em representação ortográfica e com cotagem nominal. 2) Ler desenhos de objetos em representação ortográfica e fazer as correspondentes representações perspéticas em axonometria isométrica. 3) Interpretar o significado de diferentes toleranciamentos inscritos em desenhos técnicos. 4) Identificar diferentes componentes mecânicos normalizados existentes em alguns sistemas mecânicos de utilização corrente; selecionar as suas características; conhecer a sua representação em desenho e as funções mecânicas elementares desempenhadas. 5) Ler e elaborar representações simplificadas de tubagens.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA. 1. EQUILÍBRIO DE FASES: diagrama de fases de um sistema ternário. 2. EQUILÍBRIO QUÍMICO: equilibrio químico em solução. 3. CINÉTICA QUÍMICA: reações com controlo reacional. 4. TERMOQUÍMICA: calorimetria. 5. MACROMOLÉCULAS: viscosidade das soluções diluídas.

M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO. 1- NORMALIZAÇÃO em geral e nos desenhos técnicos. 2- DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DE PRODUTOS: escalas, suportes de desenho, escrita ISO e linhas. Tipos de sistemas de projeção. Breves referências ao método diédrico. 3- REPRESENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS: princípios gerais de representação de vistas, seleção de vistas, vistas parciais, vistas auxiliares, cortes e secções. Leitura de desenhos em representação ortográfica. 4- COTAGEM E INDICAÇÃO DE TOLERÂNCIAS: princípios gerais; cotagem de ângulos e de inclinações em prismas; cotagem de cones; cotagem de perfis; teoria da cotagem nominal e dimensões nominais preferenciais. 5- REPRESENTAÇÕES PERSPÉTICAS: representações axonométricas (desenhos isométricos). 6- ESPECIFICAÇÃO GEOMÉTRICA DE PRODUTOS (GPS): o conceito GPS; princípio fundamental de toleranciamento; toleranciamentos dimensional e geométrico; tolerâncias gerais; indicação dos estados de superfície. 7- SISTEMAS E COMPONENTES MECÂNICOS NORMALIZADOS DE UTILIZAÇÃO GERAL: tipos de componentes, suas representações em desenho e designações normalizadas; ligações desmontáveis por peças roscadas e ligações permanentes por soldadura. 8- Introdução aos desenhos esquemáticos: representação simplificada de TUBAGENS.

Bibliografia Obrigatória

Shoemaker, David P.; Experiments in physical chemistry. ISBN: 0-07-057074-4 (M1 - MÓDULO LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA)
David R. Lide, ed.; CRC Handbook of Chemistry and Physics, CRC Press, 2007 (Internet Version 2007, (87th Edition), M1 - MÓDULO LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA)
P. W. Atkins; Physical chemistry. ISBN: 0-19-850101-3
Levine, Ira N.; Physical chemistry. ISBN: 0-07-037474-0
Almacinha, J.; Simões Morais, J.; Texto de Apoio ao Módulo de Noções de Desenho e Introdução à Construção da Unidade Curricular de Práticas de Engenharia Química II (MIEQ), SDI, DEMec, FEUP, 2010

Bibliografia Complementar

José A. Martinho Simões... [et al.]; Guia do Laboratório de Química e Bioquímica. ISBN: 972-757-146-8
Morais, José Manuel de Simões; Desenho técnico básico. ISBN: 972-96525-2-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA. Cada grupo, constituído por 3 ou 4 elementos, realizará 5 experiências de acordo com o calendário estabelecido no início do semestre. A preparação das experiências, com base no manual de laboratório fornecido no início do semestre, é feita antes da sessão experimental. É obrigatório o uso de um diário de laboratório para registo da preparação e execução das experiências. Dois trabalhos incluem a preparação de um relatório completo pelos elementos do grupo. Não serão aceites relatórios fora de prazo. Na aula seguinte à execução do respetivo trabalho, o grupo discute o conteúdo e a estrutura do relatório com o(s) docente(s). O mesmo é entregue na semana seguinte. Para as restantes experiências, serão elaborados relatórios resumo entregues no final da aula. Nas semanas 5  e 13, cada grupo vai apresentar oralmente um dos trabalhos.

M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO. Nas aulas teórico-práticas, faz-se uma breve exposição do conteúdo programático deste módulo da unidade curricular, ilustrada pela apresentação de alguns exemplos de aplicação, intercalada com a realização, por parte dos estudantes, de exercícios considerados relevantes e que se encontram, maioritariamente, incluídos nos textos de apoio da unidade curricular.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas
Ciências Físicas > Química > Química física
Ciências Físicas > Química > Química física
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de projecto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 24,00
Participação presencial 76,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA. A obtenção de frequência a esta parte da unidade curricular implica: i) realização efetiva de todas as experiências; ii) desempenho laboratorial; iii) manutenção de um diário de laboratório atualizado; iv) entrega dos relatórios;  v) apresentações orais.

M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO. A obtenção de frequência a esta parte da unidade curricular implica que o número limite de faltas (25 % do número de aulas previstas) não deve ser excedido.

Fórmula de cálculo da classificação final

M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA (20 valores) - Desempenho laboratorial + relatórios resumo + relatórios completos: 65 % - Apresentações orais em grupo: 5+15 % - Diário de laboratório individual: 15 %.

M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO (20 valores). A classificação deste módulo será baseada nas classificações dos trabalhos propostos (peso 0,4) e dos exercícios de resolução individual (peso 0,6) realizados (minitestes) (devendo esta última ser igual ou superior a 6 valores). Está prevista a realização de uma prova de recurso de carácter facultativo.

CLASSIFICAÇÃO FINAL A classificação final (CF) na escala de vinte valores será obtida pela média ponderada das classificações de cada módulo (M1 e M2) através seguinte fórmula: CF = 0,6 M1 + 0,4 M2. Serão aprovados os estudantes com classificação igual ou superior a 10 valores, havendo uma obrigatoriedade de nota mínima de 10 valores para M1 e 6 valores para M2.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o ponto 4 do artigo 9º do Regulamento específico de avaliação de discentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o ponto 10.2, do artigo 10º, do Regulamento específico de avaliação dos discentes.

Melhoria de classificação

Só aplicável aos estudantes com frequência e aprovação na unidade curricular.

M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA. Realização de um projeto laboratorial a definir, devidamente anotado, respetivo relatório e avaliação oral global sobre a matéria da unidade curricular.

M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO. Prova de melhoria de classificação (com consulta de bibliografia), a realizar de acordo com o artigo 11º do Regulamento específico de avaliação dos discentes, englobando toda a matéria lecionada nas aulas.

Observações

A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do Programa detalhado e as Instruções Gerais eventualmente disponíveis para cada módulo. Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela unidade curricular, que se regerá pelas normas gerais de avaliação em vigor.

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