Código: | EM0110 | Sigla: | EA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Automação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.fe.up.pt/1213/course/view.php?id=930#section-0 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEM | 6 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 6 | 45,5 | 162 |
A UC de Electrónica Automóvel pretende introduzir a actividade normativa do sector, descrever os requisitos operativos dos diversos sistemas que integram o automóvel e projectar e analisar os diversos subsistemas do veículo ao nível da iluminação, instrumentação de sistemas críticos, instrumentação e actuação de conforto, cadeia cinemática, controlo de movimento e transmissão de dados.
Competências a adquirir na Disciplina:
No final da Disciplina o Aluno deve ser capaz de:
Descrever, explicar, identificar, aplicar e analisar os sistemas electrónicos associados ao automóvel, nomeadamente no que respeita aos sistemas de injecção, ignição, abertura e fecho de válvulas, alternador, bateria e motor de arranque, iluminação, diagnóstico, controlo automático de velocidade, controlo anti bloqueio e anti escorregamento, controlo de tracção e suspensão electrónica.
Descrever, explicar, identificar aplicar e analisar os sistemas associados aos veículos eléctricos híbridos e puramente eléctricos.
Utilizar ferramentas de simulação para a análise e projecto destes sistemas.
Utilizar e aplicar os conceitos aprendidos em situações reais.
Competências já adquiridas em outras UCs e que devem ser revistas:
As obtidas nas UCs de sistemas digitais, circuitos, electrónica, teoria do sinal, teoria do controlo e medição sensores e instrumentação.
Apresentação do automóvel clássico do pós guerra e dos vários sistemas associados.
O controlo da potência do motor SI.
Sensores automóveis de posição.
Sensores automóveis de velocidade
Sensores automóveis de pressão, força, binário e fuído.
Controlo electrónico da injecção.
Princípio de funcionamento dos vários tipos de sistemas de injecção: TBI/SPI/MPI/MPFI/MFI/SFI/GDI.
Sistemas de injecção síncrona e assíncrona, simultânea, de grupo e sequencial.
Casos de estudo.
Os modos de funcionamento do sistema de controlo electrónico do motor.
O VVT (Variable Valve Timing).
A ignição. O SAM e o EECP.
A iluminação.
O sistema OBD.
O sistema de Cruise Control.
O sistema ABS.
Os sistemas de suspensão electrónica.
O Alternador e a Bateria.
O motor de arranque.
Os Sistemas Integrated Starter Alternator/Generator (ISA).
O princípio de funcionamento dos conversores electrónicos de potência usados no sistema ISA:
Conversores DC/AC/DC e DC/DC.
Os veículos eléctricos e eléctricos híbridos.
As opções tecnológicas existentes em EEs/ HEVs.
Características da hibridização no que concerne ao arranque/paragem, binário e travagem.
As máquinas eléctricas e electrónica de potência associadas a HEVs.
As arquitecturas do “power train” dos HEVs, e os tipos de alimentação e electrónica de controlo/potência associadas.
O conceito de V2G.
As aulas teóricas são expositivas, dos assuntos a tratar, culminando, normalmente, com um exemplo de aplicação e dimensionamento.
Nas aulas de prática laboratorial é efectuada ou a montagem, ou o estudo e a simulação de circuitos de aplicação, dos conceitos apresentados nas aulas teóricas, e é feita a avaliação das competências, ou de parte das competências, a adquirir na disciplina.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 18,00 |
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Só serão admitidos a exame final (EF) os alunos que frequentarem as aulas práticas e atingirem pelo menos a classificação de OITO (8) em VINTE (20) valores na avaliação laboratorial (AP).
A nota final da UC é calculada do modo seguinte:
0.5*EF+0.5*AP
Todas as avaliações são efectuadas numa escala de zero a vinte valores.
EF: Exame Final.
AP: Trabalho Laboratorial:
Trabalho Prático (75%), APRESENTAÇÃO (5%), RELATÓRIO (15%), POSTER (5%)
TPC: Trabalhos de casa.
QAP: Questões a responder nas APs no MOODLE.
A aprovação na UC está condicionada à obtenção da nota mínima de OITO (8) valores em ambas as componentes de avaliação EF e AP.
Não há.
Os TE, M, DA que não tenham frequência das aulas práticas têm de efectuar um exame prático com duração temporal equivalente à da UC.
De acordo com o ponto 10 das NGA.
Competências já adquiridas em outras UCs e que devem ser revistas: As obtidas nas UCs de sistemas digitais, circuitos, electrónica, teoria do sinal, teoria do controlo e medição sensores e instrumentação.